.

.
.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Associação de Árbitros de Futebol de Braga solidária com Marco Teixeira

REDAÇÃO

"COMUNICADO

A Associação de Árbitros de Futebol de Braga (AAFB) demonstra, publicamente, a sua SOLIDARIEDADE E APOIO ao seu associado, Marco Teixeira, na sequência das noticias e acontecimentos que forma publicados na página oficial do Clube Pevidém SC e outros meios de comunicação social após o jogo do passado sábado, 29 de setembro, entre o Berço SC e o Pevidém SC, a contar para o Campeonato Distrital de PróNacional.

As notícias, supostamente atribuídas ao Presidente e ao Treinador do Clube Pevidém SC, ultrapassam o limite do aceitável. Nós, como todos os árbitros, aceitamos a crítica e análise dos nossos desempenhos e recebemos de forma natural aquilo que são referências à maior ou menor competência dos trabalhos desenvolvidos, jogo após jogo.

Não aceitamos, nem permitiremos que sob falsos pretextos sejamos usados como desculpas para esconder e desculpar falhas próprias, de quem quer que seja.

As notícias vinculadas são extremamente graves, porque são atentatórias contra o bom-nome do árbitro do jogo, como de todos os árbitros. São afirmações bárbaras, injuriosas, ofensivas e atentatórias da dignidade, pela que não as deixaremos sem a resposta adequada e nos locais próprios.

A AAFB considera que estes atos injuriosos em jogos de futebol, no pré e/ou pós-jogo, com críticas injuriosas, difamatórias e agressivas nos jornais locais e/ou regionais e redes sociais, carregam um sentimento de má-fé para com o árbitro e com a arbitragem em geral, que a todos devem deixar perplexos, pois é inaceitável que as críticas ultrapassem as competências profissionais para a vida pessoal e privada do Árbitro. Neste caso, concreto do filiado e cidadão Marco Teixeira.

Não se pode permitir que situações destas manchem a imagem da modalidade e que inibam qualquer interveniente de praticar futebol, ou de decidir seguir um percurso enquanto árbitro.

São, naturalmente, de repudiar todas estas ações, considerando-as altamente reprováveis, e que em nada beneficiam o espírito e a essência do futebol, nem os valores que a modalidade representa.

Espera-se que, o Conselho de Arbitragem e o Conselho de Disciplina, autoridades competentes tomem as devidas diligências, de forma a punirem este tipo de ocorrências, e assim devolver a postura de respeito e fair-play que deve imperar no contexto desportivo.

Neste sentido, a AAF Braga tudo fará para salvaguardar a integridade física e moral de todos os seus associados, apelando, não só, à atuação das instâncias competentes, mas também à responsabilidade e envolvimento da comunidade em geral, de forma a elevar os valores coletivos e desportivos do país.

Terminados apelando que todos, árbitros, atletas, técnicos e dirigentes, contribuam para melhorar a imagem do futebol, dentro e pelas suas funções específicas, assumindo plenamente os próprios erros e nãos se escudando em desempenhos alheios.

Criar um futebol atrativo, leal e justo não é apenas um dever dos árbitros. É uma obrigação de todos.

Braga, 3 de outubro de 2018

A Associação de Árbitros de Futebol de Braga

A Direção,"

Sem comentários: