.

.
.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Atletismo: Entrevista a Damião Duarte, presidente da AD Travassós Trail Running

ENTREVISTA FEITA POR: JOÃO CARLOS LOPES / FOTOS: DR

"Os meus companheiros são as melhores pessoas do mundo"

A paixão do jovem Damião Duarte, de 35 anos, pelo atletismo que nasceu no Fafe a Correr e as circunstâncias da vida que o levaram a mudar de freguesia trocando Regadas por Travassós, terra da sua esposa, estiveram na génese da Associação Desportiva Travassós Trail Running, que faz neste dia 13 de Março três anos de existência. Uma Colectividade que começou com uma mão cheia de amigos mas que já se multiplicou por dez e vai em mais de meia centena de elementos. Onde vão deixam marca, não só a nível desportivo pelos pódios conquistados mas também pela afabilidade com que lidam com todas as pessoas que inerentemente encontram pela frente. É uma associação jovem mas cheia de vitalidade que sonha ter uma sede própria mas já está grata por tudo o que tem, essencialmente um grande património humano, e pelo apoio que tem recebido de vários quadrantes oficiais e individuais.       


Como nasceu a ADTTR Travassós Running?

O Travassós Running Fafe começou quando em Janeiro de 2016 eu me mudei de Regadas para Travassós. Nessa altura estava a dar os primeiros passos na modalidade através do Fafe a Correr e participei na 1.ª São Silvestre de Fafe. Foi aí onde tudo começou. Através de um dos meus cunhados conheci quatro amigos de Travassós e a partir daí começamos as conversas para nos juntarmos. A 13 de Março de 2016 participamos na 1.ª edição do Fafe Trail Run todos juntos e então decidimos colocar este dia como a data da "fundação".
A partir desse momento formamos o grupo mas só em Outubro de 2018 é que demos o passo para a legalização e nos denominamos de Associação Desportiva Travassós Trail Running. 

Que tipo de adesão teve inicialmente?

Inicialmente a ideia que tínhamos era ser um grupo restrito para manter a excelente relação que construímos mas com o passar do tempo fomos praticamente obrigados a alargar os horizontes devido aos muitos pedidos. Muitos deles de amigos chegados que tínhamos, que juntavam para correr connosco e fazer parte do grupo. Felizmente todos aqueles que hoje fazem parte desta família são todos excelentes pessoas e enquadraram-se perfeitamente no nosso espírito.

Como foi a Associação acolhida na Freguesia de Travassós?

A freguesia acolheu-nos da melhor forma possível, mas também não não podia ser de outra maneira porque quando a freguesia precisa e nos "chama" nós estamos sempre presentes. Temos uma excelente relação com todas as associações da freguesia e queremos manter e se possível reforçar esses laços, só assim todos rumaremos no mesmo sentido e o povo travassolense merece que assim seja.

Que evolução teve desde o seu nascimento?

Toda a nossa evolução até aqui foi planeada e pensada. Se no início éramos cinco hoje já ultrapassamos a meia centena de atletas que nos acompanham onde quer que vamos. Não queremos parar por aqui mas também não queremos dar um passo maior do que a perna. Temos planeado um crescimento sustentado e com os pés bem assentes na terra e assim continuará a ser.

Com que sensação ficam das pessoas de Fafe e das outras terras onde vão correr e caminhar?

Felizmente todos nós temos um espírito que nos caracteriza que é marcar a diferença pela positiva e dar prioridade à amizade. Não escondemos que também procuramos resultados e gostamos de subir aos pódios mas a acima disso colocamos sempre os valores que referi. Para sermos bem recebidos temos que saber receber e nisso nós e os fafenses sabemos fazê-lo melhor do que ninguém.


Já têm estatutos e eventos próprios, qual o próximo passo?

Ainda não temos sede, e aqui quero agradecer à Junta de Freguesia de Travassós por nos ceder o espaço para quando precisamos de reunir. Quanto ao próximo passo eu chamo-lhe de "sonho" que é ter uma sede própria. Sei que é difícil até porque na freguesia não há edifícios disponíveis mas o sonho comanda a vida e vamos mantê-lo vivo. Não sei se será no meu mandato mas acredito que no futuro esse sonho seja uma realidade.

Que balanço faz de três anos de actividade?

Embora não haja ninguém nem dada que seja perfeito e não descurando ninguém tive a felicidade de encontrar nos meus companheiros as melhores pessoas do mundo e só por isso o balanço é extremamente positivo.

Apesar de ser algo que gostam de fazer, esta actividade ocupa sempre algum tempo que podiam dedicar à família?

Sem dúvida e por isso mesmo, queria só aproveitar para agradecer à minha esposa e à minha família, aos meus colegas de direcção, a todos os atletas, aos patrocinadores e a todos aqueles que das mais variadas formas colaboram connosco e aqui queria destacar o Gil Soares por estar sempre disponível e por ser também uma peça importante.

Já fizeram duas caminhadas que foram um sucesso. Que esperar da terceira?

Antes de mais aproveito para convidar todos os fafenses a participarem na III CAMINHADA TRAVASSÓS EM MOVIMENTO que se realiza a 9 de Junho. Podem esperar convívio, camaradagem, paisagens bucólicas e fantásticas e momentos inesquecíveis que certamente guardarão para a vida. 

Sem comentários: