.

.
.

sábado, 9 de março de 2019

Taça AF Braga:. Arões SC, 2 - Ribeirão 1968 FC, 1 (a. p.) [Gil secou o Ribeirão]




TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 


Aronenses enormes na vontade e no crer 

O Arões SC garantiu a presença nos quartos de final da Taça AF Braga depois de vencer o Ribeirão 1968 SC por 2-1, no prolongamento, após empate a uma bola no tempo regulamentar que terminou com uma expulsão para cada lado pois Zé Pedro foi excluído aos 51', por duplo amarelo e o guarda-redes João Cruz no segundo minuto de compensação com cartão vermelho directo. O homem do jogo foi Gil pois assinou os dois golos que deram a vitória aos Arões sendo o avançado a imagem e semelhança de todo o colectivo que nunca baixou os braços em momento algum.  


Após uma primeira parte em que as equipas não produziram grande futebol as oportunidades de golos foram escassas ainda assim, o Ribeirão podia ter marcado aos 4', na sequência de um livre com Herculano a cabecear ao lado; Gil esteve perto de marcar aos 14', após cruzamento de Marcos; Herculano falhou novamente de cabeça para o Ribeirão aos 27'; Fred rematou rente aos poste aos 35' e Vitó cabeceou ao lado aos 44' para os famalicenses. 


No início da segunda parte após canto de Fausto o cabeceamento de Barbosa saiu ao lado. Aos 51', Rui Novais teve uma enorme contrariedade com a expulsão de Zé Pedro por acumulação de cartões, com a equipa a retrair-se um pouco, ainda assim o técnico tirou Diogo e Fausto e fez entrar Korta e Gutti dando mais profundidade e velocidade ao jogo da sua equipa. 

A equipa aronense manteve-se porém acantonada no seu meio campo e acabou por sofrer na sequência de um canto aos 74', apontado por Hilário para conclusão de João Pedro.

Apesar de jogar com menos um o golo foi o clique que faltava ao arões para assumir o jogo e remeter o adversário à sua defesa até que, aos 80', um passe longo de Rampa da esquerda para a direita encontrou Sebá na quina da área este amorteceu de peito e serviu Gil para um remate de primeira fulminante que terminou num grande golo. 

O Arões queria mais antes de chegar o prolongamento mas foi já no segundo minuto deste que Korta se ia isolar quando foi travado já fora da área pelo guarda-redes João Cruz que viu o cartão vermelho directo. Do livre, apontado por Nuno Almeida nada resultou com a bola a sair por cima, chegando o inevitável prolongamento. 

Foi logo no primeiro minuto de prolongamento que o Arões chegou ao 2-1. Marcos fez um passe em profundidade para Korta com este a flectir para armar o remate, o qual obrigou o guarda-redes a a defender para a frente com Gil a agradecer e a fuzilar. 

O golo tranquilizou o Arões que esteve por cima do jogo nesta primeira parte do prolongamento. Na segunda parte aos 106', um contra-ataque combinado entre Gil e Korta quase resultava no terceiro. Aos 109', Hilário de livre obrigou Marçal a defender para canto e aos 113 a melhor oportunidade do prolongamento para o Ribeirão com Alex a ganhar espaço e na área a atirar por cima da baliza. Ainda houve tempo para um remate cruzado de Korta, um contra-ataque do Ribeirão e novo remate de Gil por cima e já na compensação do prolongamento foi Gutti a falhar o alvo.    

Um jogo com muitos cartões amarelos e dois vermelhos mas ainda assim bem apitado por João Costa e seus pares que ajuizaram bem no lance em que o Arões pediu grande penalidade e deu a expulsão do guarda-redes forasteiros. Duas grandes equipas em campo, com muita entrega e capacidade de luta, com jogadores viris e duros quanto baste em defesa da sua "dama". 

Jogo no Centro para a Formação da Juventude de Arões

Árbitro, João Costa, auxiliado por Anthony Oliveira e Ricardo Cunha. 

ARÕES SC: Zé Marçal, Marcos Barbosa, Rampa, Zé Pedro, Fred, Agostinho (Sebá, 76'), Diogo (Korta, 57'), Nuno Almeida, Fausto (Gutti, 57') e Gil. Treinador, Rui Novais.  

RIBEIRÃO 1968 FC: João Cruz, Pereira, João Paulo, Borges, Herculano, Inocêncio, Rui Pereira (Hilário, 68'), Diogo Júnior, Dani, (Alex, 94'), Rui Jorge (César, 84') e Vitó. Treinador, Emanuel Costa. 

GOLOS: João Pedro, 74'; Gil 88' e 91'.

Sem comentários: