.

.
.

sábado, 9 de maio de 2009

Juniores – Nac. 2.ª Divisão - Manutenção: AD Fafe, 3 – Vianense, 0

Texto e fotos: João Carlos Lopes

- Fábio Lago defendeu grande penalidade

Manutenção garantida e
um mar de golos falhados

Os Juniores da AD Fafe bateram o Vianense por 3-0 e garantiram a manutenção na 2.ª Divisão Nacional da categoria a uma jornada do final da temporada. Os pupilos de Tenev vão agora defrontar, na derradeira jornada o Valdevez tendo a possibilidade de acabar a época no primeiro deste grupo de oito equipas que lutaram para não decser.
Frente ao Vianense, o Fafe entreou ao ataque mas desde muito cedo que começou a desperdiçar oportunidades de golo. Os mais perdulários no primeiro quarto de hora foram Leites e Samu que acabarm por não conluir jogadas com o selo de golo.
Após um período de quase total domínio fafense o Vianense tentou equilibrar o jogo mas seria o Fafe a desperiçar novamente com o central Ricardo (um senhor na defesa) a acorrer ao ataque e atirar, de cabeça ao poste.
Aos 28 minutos novamente Leites e Samu com o golo nos pés mas acabaram por perder mais uma excelente oportunidade.
À passagem da meia hora um livre directo do Vianense fez tremer os fafenses, com a bola a sair um pouco ao lado. Nesse mesmo minuto Leites fez tudo bem feito, ao rasgar pela defesa de Viana do Castelo, mas, na cara de Sobral desperdiça nova ocasião. O mesmo jogador dominou bem a bola na área, aos 39 minutos, mas o remateu saiu-lhe mal.
Pelas ocasiões desperdiçadas o intervalo poderia ser um bom conselheiro e acabou por sê-lo.
Aos 58 minutos, Ivo, do meio da rua, em diagonal, disparou uma bomba que fez a bola sair ao ângulo mais distante da baliza vianense.
O festival de golos falhados prosseguiu por parte dos fafense. Samu voltava a desperiçar aos 65 minutos. Aos 66, o Vianense ficou reduzido a dez por expulsão de Leonel e dois minutos depois Tiago Nogueira atirava à barra da baliza à guarda de Sobral.
O domínio do Fafe era avassalador mas o resultado não traduzia essa superioridade. O srgundo golo surgiu por Tiago Nogueira, com este a fazer uma boa recepção na área, a esperar por Sobral e fazer-lhe uma chapelada.
Aos 81 minutos o rei dos marcadores dos juvenis da AD Fafe, João Miguel, entrou em campo sob forte ovação da assistência. As características do jogador são sobejamente conhecidas e agradam aos adeptos. Tem faro de golo, joga com alegria, é rápido, não vira a cara à luta e ainda joga para a equipa. Dois minutos depois de ter entrado, João Miguel, cruzou para Tiago Nogueira desviar para Samu mas este, em tarde de desacerto no remate, permitiu a defesa da tarde a Sobral.
Aos 86 minutos, Mauro, rematou contra a mão de Ivo, originado grande penalidade. O mesmo Mauro marcou de forma perfeita mas, Fábio Lago esteve ainda melhor ao efectuar uma grande defesa. Recorde-se que no célebre jogo dos 6-1, o mesmo Mauro havia concretizado às três grandes penalidades do jogo.
Aos 89 minutos João Miguel ganhou uma bola na raça, desenvencilhou-se de um defesa e cruzou tenso para Samu encostar o pé na bola para o 3-0. O resultado estava mais ajustado á realidade mas ainda sabia a pouco. Tanto mais que Samu e Tiago Nogueira falharam novamente de baliza aberta.
Os juniores fafenses despedem-se do seu público com uma vitória e com a certeza de que para a próxima épova vão continuar a jogar nos Nacionais, onde as exigências são maiores e os jogadores adiquirem outra maturidade que não encontram nos distritais. Estão de parabéns os jogadores, os treinadores e a AD Fafe que, apesar de ver os bons jogadores fugirem para outras equipas com mais poderio económico, consegue capitalizar os que são fieís ao clube e sentem orgulho do seu embelma ao peito. Como diz o ditado: “só faz falta os que cá estão”, por isso esses são mesmo os melhores.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, sob a orientação do árbitro Hélder Lamas da AF do Porto, auxiliado por Sérgio Sousa e Félix dos Santos, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Fábio Lago; Neca, Ricardo, Fonseca, Leites (Tiago Nogueira, 53’), Tiago Ribeiro, Nuno Carneiro, Ruben (João Migiel, 81’) Ivo, Samu e Paulo Jorge (Mike, 45’). Treinador, Tenev.

SC VIANENSE: Sobral; Leonel, Abadeno, Franco, Cardoso, Viana, Ribeiro (Ivo, 76’), Nuno (Tiago Martins, 63’), Mauro, Ruca e Costa (Kitos, 58’). Treinador, Paulo Fernandes.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Cartões Amarelos: Mauro, 74’; Tiago Nogueira, 85 e Ivo, 86’. Cartão vermelho: Leonel, 66’.

MARCADORES: Ivo, 58’; Tiago Nogueira, 72’ e samu, 89’.