.

.
.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

2.ª Div. B: AD Fafe, 1 - Vilaverdense FC, 1


.


Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes
.
Não deu para mais e melhor
.
O Vilaverdense FC veio a Fafe roubar dois pontos ao levar apenas um para a sua magra contabilidade, numa partida em que a equipa do Vale do Homem se encontrou a vencer aos dois minutos de jogo, numa autêntica jogada de ténis, com duas raquetas para longe e a última delas a isolar o jogador do “Vila” que não se fez rogado para abrir o activo.
Apesar do relvado do Estádio Municipal apresentar bom aspecto, sem charcos nem lama, a bola prendia, o que obrigava a esforço suplementar, o que influenciou sobremaneira o rendimento, sobretudo dos fafenses, que se viram impossibilitados de jogar o seu habitual futebol apoiado e junto à relva. Depois, o golo madrugador ainda veio complicar mais a tarefa já de si árdua dos fafenses, frente a uma formação que não se limitou a defender e que também levou perigo junto da área de Pedro Freitas. Desde que mudou de treinador que tem melhorado muito este Vilaverdense. 
O primeiro golo surgiu aos dois minutos. Depois de um canto a favor do Vilaverdense, a defensiva do Fafe atirou a bola para longe com Tiago André a persegui-la na altura em que Miguel saiu da sua baliza e resolveu a situação com os pés de uma forma tão singular que acabou por isolar o seu companheiro Bruno que, acossado pelos defesas fafenses, ainda conseguiu contornar Pedro Freitas e fazer golo. Este golo foi como chover no molhado para o Fafe.
Dois minutos depois, numa jogada de envolvimento do Fafe, a bola chegou a Filipe na entrada da área, com este a rematar forte para grande defesa de Miguel.
Aos nove minutos novo canto para o Vilaverdense com a bola a ficar presa na área do Fafe, valendo o alívio de um defensor.
Aos 13 minutos nova situação de apuro para o Fafe com Zé Manel a ter que de desdobrar em esforços para resolver a situação.
Mais um minuto e Tiago André tem um domínio de bola espantoso, em progressão, pouco depois do meio campo, ganha espaço em velocidade e tenta servir Ricardo Valente que já estava isolado mas a bola acabou interceptada.
O golo haveria de surgir um minuto depois com Joaão Nogueira a cruzar da direita para a área, onde estava Filipe perto do segundo poste mas enquadrado com a baliza, tendo cabeceado sem qualquer oposição. Foi talvez o único erro defensivo do Vilaverdense neste jogo. De resto a equipa orientada por Rogério Amorim esteve bem em todos os aspectos.
Filipe rematou outra vez aos 17 minutos mas por cima da trave. Aos 18 Ricardo Valente rematou forte e cruzado do lado esquerdo, Miguel defendeu a custo e Mike, junto ao segundo poste não contava com tanta velocidade na bola e acabou a atirar por cima, numa bela situação para passar para a frente do marcador.
Seguiu-se um período de jogo mais repartido sem grandes situações de perigo junto das balizas.
Na parte complementar foi curiosamente o Vilaverdense a entrar melhor no jogo e a ter mais posse de bola. Com acções consertadas lá ia chegando á área fafense e conquistando alguns cantos.
Quando o Fafe tentava pegar no jogo o “Vila” respondia com contra-ataques perigosos, como sucedeu aos 66 minutos em que surgiu em superioridade de três para dois, com Bruno a conduzir o contra-ataque e a tentar servir Dino, valendo João Carneiro em grande esforço a desviar a bola para canto.
Respondeu na mesma moeda o Fafe, através de Filipe e este a endossar para Tiago André, que deixou a bola passar à sua frente e quando a recuperou já a defesa de Vila Verde estava composta, perdendo-se a melhor situação do Fafe na segunda parte.
Nova réplica do Vilaverdense com Sérgio a cruzar e Pedro Freitas a largar a bola mas a recuperá-la depois.
No minuto setenta o Vilaverdense Paulo Ricardo quase fazia um auto-golo após cruzamento de Ferrinho. Foi por muito pouco que a bola não entrou. Aos 74 Badará rematou por cima e aos 80 Ferrinho impediu que o cruzamento de Ribeirinho chegasse a Dino.
Aos 82 o árbitro que esteve demasiado permissivo na primeira parte mostrou amarelo a Pedro Freitas e esqueceu-se de fazer o mesmo a Emerson que ameaçou o guardião do Fafe nas suas barbas. De resto, só começou a mostrar cartões aos 77 minutos, mas ainda foi a tempo de mostrar sete. Além disso deu quatro minutos de descontos depois de várias paragens para assistência a jogadores e cinco substituições.
Até final as equipas anularam-se apesar de tentativas dos dois lados em chegar ao golo.
 
Jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe.
Árbitro, Sílvio Gouveia (CA Bragança), auxiliado por Pedro Gonçalves e Paulo Gonçalves.
AD FAFE: Pedro Freitas; Mike, Zé Manel, Miguel Mendes e Ferrinho; Bruno Monteiro, João Nogueira (Pedro Castro, 70) e João Carneiro, Ricardo Valente (Badará, 61) Filipe e Tiago André, (João Traquina, 76). Treinador, Agostinho Bento.
VILAVERDENSE FC: Miguel; Sérgio, Lomba, Paulo Ricardo, Ribeirinho /Rui Faria, 86), Maia (João Oliveira, 71, Bruno, Dino, Madior (Pinto, 90+2), Tiago e Emerson. Treinador, Rogério Amorim.
DISCIPLINA: Amarelos: Carneiro, 77; Filipe, 80; Pedro Freitas, 82; Madior, 83; Ferrinho, 90; Rui Faria, 90+5 e João Oliveira, 90+5.
MARCADORES: Bruno, 2 e Filipe, 15.
.

Sem comentários: