.

.
.

domingo, 4 de setembro de 2016

Ledman LigaPro: AD Fafe, 0 - CD Santa Clara, 2 [Líder não perdoou']

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Santa Clara trouxe Santos e não foi Clemente 

O Fafe recebeu o Santa Clara em jogo de acerto de calendário relativo à 4.ª jornada e perdeu contra o líder por 2-0, que conta por vitórias todos os jogos realizados. O Fafe foi surpreendido no primeiro golo, sofrendo de bola parada e depois, face à estratégia de Daniel Ramos, teve muita dificuldade em encontrar os caminhos para a baliza. Na segunda parte tudo se agudizou com o segundo golo dos açoreanos a aparecer aos 53’ e a tornar a missão dos fafenses quase impossível. Foi a primeira derrota dos Fafe num jogo que só teve um cartão marelo, aos 88’ e para um jogador insular. 

Na primeira parte a equipa insular entrou mais forte que os fafenses, a tentar surpreender mas foi de bola parada que veio o maior perigo. 

Aos 9' - Massaia dominou a bola com a mão à entrada da área após cruzamento de João Pedro, árbitro considerou que foi casual mas podia ter sido um livre perigoso para o Fafe. Dois minutos depois, livre do meio da rua de Silvestre com Serginho a ter dificuldade em agarrar e a ceder canto, que o próprio Silvestre bateu mas os açoreanos aliviaram. 

O Santa Clara esteve perto de marcar aos 14’ com Diogo Santos, com a baliza aberta a enviar a bola ao poste direito de Marçal. Acabou por marcar aos 15' depois de Igor bater um livre na direita, ao segundo poste onde desta vez Diogo Santos, apareceu a cabecear, sem oposição para o 0-1. 

A partir do golo o Santa Clara recuou deixando o Fafe tomar conta do jogo e apssou a jogar no erro. Enquanto jogou pelo ar o Fafe teve muita dificuldade em criar perigo. Aos 38', João Pedro lesionou-se e foi substituído por Leandro Borges. 

O Santa Clara foi tentando baixar o ritmo do jogo de várias formas. Foi já em compensação que, Landinho abriu bem para Leandro Borges, que podia ter rematado, optou pela finta, entregou a Allan, que rematou já dentro da área mas a defesa insular esteve bem na dobra. 

Na segunda parte o Fafe deu mostras de querer chegar cedo ao empate mas uma perda de bola originou um cruzamento para a área de João Dias e Clemente cabeceou solto no meio dos centrais para o 2-0, aos 53’. Tudo se complicou para os fafenses, pois antes já não estava fácil. A aposta no erro dos insulares acabou por dar frutos.

Agostinho Bento tentou arriscar tudo aos 70’, quando tirou o central Dmytro e fez entrar João Nogueira para apoiar o ataque mas a equipa mostrava já algum desgaste e o Santa Clara não cometia erros e controlou o jogo fafense em que o desgaste dos seus jogadores começou a evidenciar-se.


_____

- Começou o jogo e o apoio da claque desde logo se fez sentir. Fafe joga de camisola amarela com calções pretos e meias amarelas e o Santa Clara de Camisola vermelha com calções brancos e meias vermelhas.

4' - Cruzamento da esquerda, ao segundo poste, com Batatinha a tentar cabecear mas a surgir o desvio providencial de um fafense.

8' - Jogo interrompido alguns segundos para recuperação de Ferrinho.


9' - Massaia dominou a bola com a mão à entrad da área após cruzamento de João Pedro, árbitro considerou que foi casual.  

10' - Santa Clara mais faltoso que o Fafe nestes primeiros dez minutos.

11' - Livre do meio da rua de Silvestre com Serginho a ter dificuldade em agarrar e a ceder canto, que o próprio Silvestre bateu mas os açoreanos aliviaram. 

12 ' - Canto para o Santa Clara. Bateu J. Dias. Dificuldade em aliviar para o Fafe. 

14' - Novo canto para o Santa Clara do mesmo lado, esquerdo, com o Fafe a ter muita sorte,pois Diogo Santos, com a baliza aberta enviou a bola ao poste direito de Marçal. 

15' - [ 0-1 DIOGO SANTOS ] - Igor bateu um livre na direita, ao segundo poste onde desta vez apareceu Diogo Santos a cabecear, sem oposição. 

17' - Livre na direita, bateu Silvestre, tenso, aliviaram os insulares. 


19' - Livre lado esquerdo, perto da linha da área, Landinho marcou, a bola foi devolvida e voltou a insistir para alivio dos forasteiros. 

21' - Fafe a ter uma boa reacção ao golo mas os açoreanos a serem imperiais na defesa. 

26' - Novo canto para o Fafe com Evandro Brandão a cabecear mas a sair fácil para Serginho.

27' - Intensifica-se a pressão fafense.

32' - Últimos cinco minutos com algumas paragens devido a faltas as quais mereceram os protestos dos fafenses. Santa Clara recuou e está à espera do erro fafense para tentar chegar ao segundo golo. 

36' - Canto para o Fafe, Silvestre bateu directo às mãos de Serginho. 

38' - João Pedro lesionou-se e foi substituído por Leandro Borges. 

42' - Santa Clara tem tentado baixar o ritmo do jogo de várias formas. 

44' - Livre para Igor, cabeceamento de Accioly, saiu directo às mãos de Marçal. 

45' - Dados mais dois minutos de compensação. 

45+1' - Landinho abriu bem para Leandro Borges, podia ter rematado, optou pela finta, entregou a Allan, rematou já dentro da área mas a defesa insular esteve bem na dobra. 

45+2' - Livre de Silvestre, tenso para área, corte dos açoreanos e apito para o intervalo. 

2.ª PARTE

46' - Equipas regressaram sem qualquer alteração.

50' - A perder, o Fafe continua a ter a iniciativa do jogo mas para já não tem criado perigo junto da baliza insular.

53' [0-2 CLEMENTE] - Cruzamento de João Dias para cabeceamento solto de Clemente a bater Marçal, que não teve qualquer culpa em nenhum dos golos.     

60' - O segundo golo trouxe mais confiança ao Santa Clara e retirou animosidade aos fafenses. 

63' -Canto para o Fafe. Bateu Silvestre, nada resultou.

67' - Batatinha apareceu solto na esquerda, tentou o chapéu a Marçal mas este saiu largo e a bola passou por cima da trave. 

69' - Saiu Dmytro e entrou João Nogueira no Fafe que esgotou as substituições. 

70' - Fafe joga agora com três centrais e arrisca tudo na tentativa de reduzir no marcador. 

73' - Canto para o Fafe, marcou Silvestre, aliviou Diogo Santos nas alturas.

74' - Remate de Pedro Pereira de fora da área saiu muito perto da trave.

75' - Primeira substituição no Santa Clara. Saiu Batatinha para a entrada de Ribeiro.  

76' - Cruzamento de Pedro Pereira para remate de primeira de Allan na área por cima da trave. 

76' - Segunda substituição nos insulares com a entrada de Ribeiro para o lugar de um dos marcadores, Clemente.

81' - Fafe bem tenta mas Santa Clara tem o jogo controlado. 


83' - Santa Clara esgota as substituições, com a saída de Saldanha e a entrada de Castanheira.

88' - Primeiro cartão marelo do jogo para Castanheira, do Santa Clara. 

90' - 4 minutos de compensação. 

O Fafe perdeu pela primeira vez no campeonato muito por culpa da estratégia açoreana. 

LANÇAMENTO DO JOGO
Nunca faltou apoio aos fafenses


O Fafe recebe o Santa Clara em jogo de acerto de calendário relativo à quarta jornada da Ledman Liga Pro. Os fafenses ainda não perderam para o campeonato, com duas vitórias e dois empates mas os Açoreanos também não e conta por vitórias todos os jogos realizados. Será que que alguma das equipas perde neste jogo, ou será que o empate vai prevalecer?  

Jogo no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras.

Árbitro, Carlos Cabral, auxiliado por Diogo Gomes e Pedro Sancho, com Nuno Eiras como 4.º árbitro. (AF Algarve).

AD FAFE: Marçal; Vasco Cruz, Dmytro (João Nogueira, 69'), Daniel Materazzi, João Pedro (Leandro Borges, 38'), André, Silvestre Pinheiro, Landinho (Pedro Pereira, 55'), Ferrinho, Evandro Brandão, Alan Júnior. Treinador, Agostinho Bento.

CD SANTA CLARA: Serginho; J. Dias, Accioly, Diogo Santos, Berny Burke, Pacheco, Clemente (João Reis, 75'), Igor, Batatinha (Ribeiro, 76'), Saldanha (Castanheira, 83') e Massaia. Treinador, Daniel Ramos.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Cartão amarelo - Castanheira, 88'.

GOLOS: Diogo Santos, 15' e Clemente, 53'.

Sem comentários: