.

.
.

domingo, 17 de maio de 2009

3.ª Div.Nac. – Fase de Subida: AD Fafe, 1 - Vieira SC, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes e Tiago João Lopes

Um Adeus inesperado
- Faltaram mais golos numa

segunda parte de pressão total


Ao empatar a uma bola em casa com o Vieira Sport Clube, a Associação Desportiva de Fafe, abdicou, praticamente, de lutar pela subida de divisão que agora se confina a apenas três emblemas, Vieira, Merelinense e Bragança, ainda que, feitas muitas contas o Fafe tenha uma ínfima hipótese de subir. Porém, são muito poucos os que acreditam que ainda seja possível.
Neste jogo o Fafe entrou em campo muito condicionado tendo, até necessidade de convocar quatro jogadores dos juniores para completar as opções do banco. Marçal Lago, Samu, Mike e Fábio Teixeira, foram os juniores que fizeram parte da convocatória para o jogo, tendo Mike entrado aos 63 minutos em troca por Fernandes.
Na primeira parte da partida viu-se um Fafe com alguma dificuldade em arranjar linhas de passe, recorrendo ao abre-latas do costume, Cerdeira, mas este a nem sempre ser compreendido pelos companheiros. Por sua vez, o Vieira mostrou-se um pouco mais esclarecido mas, nem uma nem outra equipa criavam oportunidades de golo, até porque tentavam praticar um futebol mais directo, muito combativo a meio campo.
A primeira grande ocasião de golo pertenceu aos fafenses aos 28 minutos. Cerdeira cobrou um pontapé de canto, a que Xavi deu o melhor seguimento ao cabecear como mandam as regras, de cima para baixo, mas a ver Giane a negar-lhe o golo sobre a linha final.
Como a partida se revelava muito faltosa o árbitro ia marcando as que eram e as que não eram. Num desses lances que deixou dúvidas, Pablo cobrou um livre na esquerda para o central Belmiro, de cabeça, bater carneiro sem apelo, pois o jogador vieirense penteou bem a bola para o lado mais distante.
O Fafe reagiu muito bem ao golo mas o máximo que conseguiria era obter alguns pontapés de canto. Como é habitual em qualquer equipa, o Vieira queimava tempo em todas as oportunidades que tinha.
No segundo tempo, Condeço deixou Micael no banco e fez entrar João Nogueira. Este buliçoso jogador, com a sua raça e uma atitude louvável, transformou por completo a maneira de jogar do Fafe que encostou o Vieira às cordas desde o reínicio da partida.
Logo aos 47 minutos João Nogueira cruzou ao segundo poste, onde Tozé se antecipou a Ferrinho e cedeu canto. Na sequência do canto, Xavi, em boa posição não acertou no alvo.
Dois minutos volvidos o mesmo João Nogueira serviu novamente Ferrinho para este atirar ao lado. Ainda o irrequieto jogador, aos 52 minutos, a servir desta vez Fernandes que encheu o pé mas atirou ao lado.
Os cantos a favor do Fafe sucediam-se e o vieira defendia como podia mas com muito custo. Aos 57 minutos mais uma boa jogada dos fafenses com a bola a acabar a tabelar nos jogadores do Vieira e a perder-se mais uma boa ocasião. Aos 64, foi André a rematar à figura de Miguel. Aos 68, o júnior Mike, também muito mexido, serviu Cerdeira e este rematou ao lado. Aos 69, Cerdeira rematou de cabeça, à figura de Miguel.
O Vieira só aos 69 minutos chegou à baliza fafense, através do antigo Júnior do Fafe Rambóia, que, desamparado, optou pela jogada individual que acabou anulada. Logo de seguida o vieirense Armando rematou frontalmente para defesa apertada de Carneiro. Foram estes os dois únicos lances de ataque criados pelo Vieira no segundo tempo.
Aos 73 minutos João Nogueira tabelou com Zezé que lhe viu a bola ser roubada da hora “h”, mas ganhou um canto. Na sequência deste, apontado por Móbil, João Pedro, melhor que os defesas do Vieira fez o empate ao rematar de cabeça. Aos 78, o mesmo João Pedro esteve perto de bisar mas Miguel defendeu para canto. Aos 83, em livre directo, Móbil obriga Miguel a mais uma boa defesa.
O Vieira fez a segunda parte todo na retranca e o Fafe ainda esteve perto de marcar novamente já em período de compensação quando Móbil cruzou para Armando, ao primeiro poste, atirar ao lado. Realce ainda para o jogador fafense do Vieira, Óscar, que fez um bom jogo, principalmente nos lances áereos em que vai sempre a todas.

Em jogo realizado no Parque Municipal de Desportos, em Fafe, sob a arbitragem de José Pedro Laranjeiro (AF de Coimbra), auxiliado por Mário Gonçalves e Miguel Aguilar, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Carneiro; Micael (João Nogueira, 46’), João Pedro, Xavi e Armando Pinto; André, Cerdeira e Fernandes (Mike, 63’); Zezé, Armando e Ferrinho (Móbil, 62’). Treinador, Carlos Condeço.

VIERA SC: Miguel; Tozé, Giane, Belmiro, Óscar, Hugo Veiga, Catana (Rambóia, 66’), Pablo (Paulinho, 80’), Pedro Mendes (Armando, 41’) e Miguel Veiga. Treinador, Pedro Rui.

ACÇÃO DISCIPLINAR - Amarelos: Micael, 13’; Pedro Mendes, 21’; João Nogueira, 7i’; Rambóia, 89’ e Miguel Veiga, 93’.

MARCADORES: Belmiro, 30’, e João Pedro, 73’.