.

.
.

domingo, 3 de maio de 2009

3.ª Div.Nac. – Fase de Subida: AD Limianos, 2 - AD Fafe, 2

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Armando bem na frente
desarmando mal atrás



O Fafe voltou a ceder nos últimos instantes da partida quando tinha a vitória nas mãos. Até parece bruxedo mas foi um jogo quase idêntico ao que tinha acontecido em Joane. A equipa fafense esteve a perder, deu a volta mas depois deixou fugir o passáro que até já cantava e tudo. Exactamente como em Joane. De resto foi o filme do costume, perdas imperdoáveis no ataque e algum consentimento na defesa, permitindo ao adversário marcar e tomar conta do jogo. Quem não merecia a derrota era Armando que marcou dois golos e mais uma vez esteve muito bem no ataque mas viu a defesa do Fafe a comprometer mais uma vitória.
Aos seis minutos de jogo já o Fafe havia desperdiçado três ocasiões soberanas de golo. Primeiro, logo aos vinte segundos, Ferrinho isolado, a permitir defesa de Baía. Na recarga Ricardo Jorge desperdiçou. Depois, aos seis minutos, cerdeira ajeitou a bola para o pé direito e permitiu nova defesa de Baía. Ainda no mesmo minuto, Fernandes, isolado, tentou embelezar o lance e atirou ao lado. Três situações a juntar a outras desperdiçadas nestes últimos três empates que podem custar caro aos fafenses.
Aos dez minutos novo lance de ataque do Fafe. Fernandes serviu Ricardo Jorge mas este a não dominar o esférico.
O Limianos chegou à baliza do Fafe aos 17 minutos num canto apontado por Marcos, com Rui Alves a atirar de cabeça ao lado.
O jogo entrou numa fase monótona e muito mastigado entre as duas áreas. Só aos 28 minutos houve novo remate e para o Fafe, com Armando a obrigar Baía a ceder canto.
Aos 33 o Limianos teve a hipótese de passar para a frente do marcador quando João Correia apareceu isolado mas permitiu que Paulo Freitas defendesse com os pés.
Aos 38 minutos Fernandes cruzou para Ricardo Jorge, ao primeiro poste, atirar ao lado. Aos 40, jogada perfeita entre Armando e Cerdeira, este serviu Fernandes que falhou de baliza escancarada.
Logo aos dois minutos do segundo tempo Primo teve que sair lesionado. Carlos Condeço meteu Vítor Borges mas o atleta tem andado a jogar lesionado e o mais certo é ter que ser operado no final da época, pelo que cedo se sentiu que não estava no seu melhor.
Continuava a ser o Fafe a fazer as despesas do jogo e esteve, novamente, perto de marcar, por Xavi e Mike, ambos de cabeça a errar o alvo.
Aos 61 minutos o técnico fafense arriscou tudo e tirou Fernandes e Ferrinho para a entrada de Móbil e Zezé. Este último esteve perto do golo aos 66 minutos mas o remate saiu enrolado.
O Limianos chegou à vantagem aos 70 minutos na sequência de um canto em que a bola não foi bem aliviada pelos fafenses e acabou no fundo da baliza após cabeçada de Bóris.
O Fafe não reagiu de imediato. Aos 73 e 80 minutos, Zezé e Armando não deram o desvio certo à bola.
Aos 88 minutos Móbil Marcou um canto a que Armando deu a melhor finalização. O Fafe acreditou que podia fazer mais e foi em busca do segundo que viria a surgir pelo mesmo jogador aos 91 minutos, também de cabeça e após cruzamento de Ricardo Jorge. Porém, o Limianos começou a bombear bolas para a área e num desses lances, no último minuto dos três dado para compensação Tanela apareceu a cabecear ao primeiro poste e marcou o golo da igualdade.
O Fafe voltou a baquear na hora de guardar o ouro que mal saboreou e deixou fugir o passáro que mais uma vez teve na mão.

Em jogo realizado no Campo do Cruzeiro, em Ponte de Lma, sob a orientação do árbitro: Pedro Mesquita, auxiliado por Francisco Pinto e António Coelho(CA da AF de Vila Real), as equipas apresentaram:

AD FAFE: Paulo Freitas, Primo (Vítor Borges, 47’), Xavi, João Pedro e Mike; Fernandes (Mobil, 61’), Cerdeira e André; Ricardo Jorge, Armando e Ferrinho (Zézé, 61’). Treinador: Carlos Condeço.

AD LIMIANOS: Baía, César, Bóris, André Pinto, Miguel (Ribeiro, 65’), Rui Alves, João Correia (Tanela, 74’), Dionísio (Graça, 83’), Hugo Costa, Bruno e Marcos. Treinador, José Carlos Fernandes.

ACÇÃO DISCIPLINAR – Amarelos: João Pedro, 34’; André Pinto, 44’; Bruno, 44’; Ribeiro, 87’; e Armando, 91’.

MARCADORES: Bóris, 90’; Armando, 88’ e 91’; Tanela, 93’. .