.

.
.

sábado, 2 de maio de 2009

Juniores – Nac. 2.ª Div. - Manutenção:: AD Fafe, 2 – Cerveira, 1

Texto e fotos: João Carlos Lopes


Obra-prima de Ruben
fez exultar Samu


A duas jornadas do final da temporada, uma vez que os jogos nesta fase de manutenção só se realizam a uma volta, os juniores fafenses deram um passo muito importante no sentido de continuarem neste escalão na próxima época, ao vencer em casa o Cerveira por 2-1.
A equipa do Alto Minho veio a Fafe discutir o resultado, com uma estratégia bem montada, ao estender-se bem no terreno de jogo, não permitindo grandes linhas de passe aos fafenses. Apesar da derrota, os jogadores do Cerveira fizeram uma grande partida e se a vitória pendesse para o seu lado não seria escândalo nenhum, uma vez que mostraram um futebol de pé para pé, sem grandes erros no passe e muito rápido nas saídas para o ataque. Tudo isto, para dizer que o Fafe teve que suar as estopinhas para levar de vencida esta aguerrida e bem esclarecida equipa.
Na formação fafense o destaque vai inteiro para Ruben, jogador que entrou aos 73 minutos na equipa fafense e que, quando o Cerveira pressionava na área do Fafe com muito perigo, ganhou uma bola ainda na defesa da sua equipa, correu cerca de cinquenta metros com ela, aguentado várias cargas, para fazer um passer magistral que deixou Samu isolado e concretizar o golo da vitória. Ruben, que também é dono de um pontapé canhão e um bom jogador, foi a chave para o sucesso fafense nesta partida que parecia condenada ao empate.
O autor do golo da vitória do Fafe poderia ter inaugurado o marcador logo no primeiro minuto pois teve uma boa ocasião para facturar.
O Cerveira não se intimidou por estar a jogar fora e, aos seis minutos, David Russo ganhou na raça à defesa fafense e entregou de bandeja a Filipe Góios, com este a falhar já dentro da grande área o que parecia um golo certo.
Um minuto depois a equipa do Alto Minho voltou a levar o perigo á área fafense quando David Russo não aproveitou da melhor forma o cruzamento de Hugo Costa.
O Fafe voltou a criar perigo aos 11 minutos com Paulo Jorge a servir Fábio Teixeira que rematou, de cabeça, por cima da trave.
Aos 18 minutos Fábio Teixeira correu mais de vinte metros com a bola pela lateral esquerda foi à linha, ganhou posição e entregou a Ivo que deixou a bola bater no pé e fugir para as mãos de Luís Pereira.
O Cerveira chegou à vantagem aos 21 minutos num remate de Fábio Vaz à entrada da área. Fábio Lago foi traído pela trajectória da bola que desviou em Nuno Carneiro.
O Fafe chegou ao empate aos 31 minutos, através do central Ricardo, que acorreu a um canto e encostou para o fundo das malhas com o pé.
A dois minutos do intervalo, Fábio Teixeira tentou fazer golo com a mão e como já tinha cartão amarelo, bisou na cor da cartolina e foi expulso.
Bastaram dois minutos no segundo tempo para que o árbitro que tinha autoridade mas faltava-lhe categoria, expulsar Diogo Carvalho, do Cerveira. Em quatro cartões amarelos o juiz do Porto, que se fartou de interromper o jogo com faltas e faltinhas, expulsava dois jogadores.
O Cerveira continuava rápido nas suas saídas para o ataque e aos 55 minutos Filipe Fernandes rematou seco á figura de Fábio Lago. Aos 58 foi o Fafe a criar perigo mas o remate cruzado de Paulo Jorge saiu rente ao segundo poste. Um minuto depois foi Leites, de cabeça, a atirar por cima da trave, um cruzamento de Ivo.
Aos 62 minutos, Leites, isolado, rematou com muita força contra o peito do guarda-redes do Cerveira, com este a ter que ser assistido. O mesmo Leites teve na cabeça o golo da vantagem mas desperdiçou um cruzamento soberbo de Paulo Jorge.
Aos 79 minutos o Cerveira teve um livre que Filipe Góias cobrou por cima da trave fafense.
Um minuto depois Ruben cruzou ao segundo poste onde Paulo Jorge rematou de primeira mas ao lado. O mesmo Rubem protagonizou excelente jogada pelo corredor esquerdo tendo cruzado para a área do Cerveira onde a bola percorreu paralelamente a linha de golo sem que nenhum fafense acorresse à jogada.
Aos 85 minutos o Cerveira esteve perto de se colocar novamente em vantagem. David Russo enviou uma bomba á baliza do Fafe onde Fábio Lago brilhou com uma grande defesa.
Nos minutos finais do tempo regulamentar o Cerveira instalou-se na área fafense e criando muita pressão. Seria, no entanto, num contra-ataque fafense que a equipa cerveirense foi surpreendida. Depois de algum perigo junto da área do Fafe a bola sobrou para Ruben que arrancou com o esférico praticamente desde a sua área, tendo aguentado a pressão e várias cargas dos jogadores do Cerveira, ultrapassou o meio campo e entregou em perfeitas condições a Samu que apareceu isolado na cara de Luís Pereira. Se a jogada de Ruben foi mais de meio golo, o toque subtil de Samu foi genial, deixando os fafenses incrédulos até a bola entrar na baliza. Foi uma espécie de trivela devagarinho a contornar o guarda-redes e a entrar junto ao poste.
O Cerveira não baixou os braços e esteve muito perto de igualar. Filipe Góios cobrou livre próximo da linha de meio campo e João Pentedeira apareceu melhor que a defesa fafense a atirar ligeiramente por cima da trave.
Samu ainda a possibilidade de fazer o 3-1 com remate de primeira, porém Luís Pereira fez uma grande defesa.
Foi uma partida de bom futebol, em que a pior equipa foi a de arbitragem, com os fafenses a serem mais felizes que os seus opositores que foram uns dignos vencidos.


Em jogo realizado no Campo n.º 2 do parque Municipal de Desportos, sob a orientação do árbitro Hugo Pacheco (AF do Porto), auxiliado por Nuno Moura e António Soares, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Fábio Lago; Neca, Ricardo, Fonseca (Jorge Carneiro, 68’), Nuno Carneiro (Leites, 45’), Mike (Ruben, 73’), Tiago, Ivo, Samu, Fábio Teixeira e Paulo Jorge. Treinador, Tenev.

CERVEIRA: Luís Pereira; Diogo carvalho, Cláudio rocha, João Pentedeira, David Alves, Filipe Fernandes, David Russo, Delmar, Fábio Vaz, Filipe Góios e Hugo Costa. Treinador, Severino Góios.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Amarelos: Fábio Teixeira, 9’ e 43’; Diogo Carvalho, 30 e 47’; Luís Pereira, 53’; Leites, 66’; Ruben, 89’; Samu, 89’ e João Alves, 90’. Vermelhos: Fábio Teixeira, 43’ (AA) e Diogo Carvalho, 47’ (AA).

MARCADORES: Fábio Vaz, 21’; Ricardo, 31’ e Samu, 89’.