.

.
.

domingo, 3 de maio de 2009

Juvenis – 1.ª Div. AF Braga: AD Fafe, 1 – Gil Vicente B, 0


Texto e fotos: João Carlos Lopes

João Miguel calou o galo


O vigésimo terceiro golo de João Miguel na presente temporada deu aos juvenis da AD Fafe a vitória tangencial sobre o Gil Vicente, na pénultima jornada do campeonato.
Os gilistas vieiram a Fafe com segundas intenções pois se afastassem já o Fafe pela discussão do título de campeão de série tirariam proveito para a sua equipa A, que lidera a outra série deste campeoanto Distrital da 1.ª Divisão o que, face às circunstância de o Vitória de Guimarães já ter uma equipa nos Nacionais, lhe garantia automaticamente a subida.
A disposição táctica da formação de Barcelos prendia-se em defender bem, fechando a sua rectaguarda para, depois, tentar surpreender os fafense num contragolpe.
Durante todo o jogo, o Gil vicente dispôs apenas de duas situações em que poderia ter marcado. A primeira aos 13 minutos, na sequência de um canto, em que Miguel Alves, de cabeça, tirou sobre a linha de golo e, depois, sem que chegasse a rematar, nos instantes finais da partida em que vários jogadores apareceram na área fafense soltos de marcação.
Excepção feita a essas duas jogadas, a equipa gilista limitou-se a ver o Fafe a jogar e a desperdiçar ocasiõesn de golo, talvez por acusar um pouco a pressão de ter necessariamente de vencer a partida para manter intactos os objectivos.
João Mioguel, Mota, Diogo Costa, Pedro Mendes, Castro e João Victor, foram quem mais tentou rematar à baliza gilista, durante o primeiro tempo. Em algumas das situações o golo estive eminente mas por uma ou outra razão acabou por não acontecer.
No segundo tempo a agressividade que caracteriza a equipa do Fafe voltou a notar-se desde o primeiro minuto. Na segunda oportunidade que teve em três minutos, João Miguel aproveitou uma bola perdida na área para fazer o primeiro e único golo da partida. O faro de golo deste felino jogador tem dado muitas vitórias aos fafenes e a sua conta pessoal já regista 23 tentos; quinze no campeonato e oito na Taça.
Três minutos depois do golo fafense, aos 48, Diogo Costa encostou o pé a uma bola tensa vinda esquerda e esta subiu e bateu com estrondo na barra da equipa gilista.
Aos 56 minutos, o defesa Rui Rampa foi obrigado a abandonar as quatro linhas, devido a lesão.
O Gil Vicente continuava a ter dificuldades para rematar á baliza fafense. Porém a equipa de Miguel Paredes, face à escassez do resultado, mostrava, por vezes, alguma intraquilidades, embora tivesse o jogo controlado.
Aos 74 minutos o jogo poderia ter sido sentenciado mas Pedro Mendes não aproveitou o passe precioso de Domingos.
Inexplicavelmente o árbitro deu cerca de quatro minutos de compensação, sem que para isso tivesse levantado a placa, o que deixou os jogadores do Fafe nervosos e permitiu um ultimo fôlego aos gilistas que aparaceram, pela primeira e única vez no segundo tempo, com algum perigo na área fafense.

Em jogo realizado no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, sob a orientação de José Araújo, auxiliado por Bruno Ferreira e Marco Teixeira, as equipas apresentaram:

AD FAFE: Luís; Miguel Alves, Joni, Rui Rampa (Joel, 56’), Toka, João Vítor, Pedro Mendes, Mota, Diogo Costa (Zé Brochado, 70’), João Miguel e Pedro Castro (Domingos, 66’). Treinador, Miguel Paredes.

GIL VICENTE: Diogo; Filipe, Coutinho, Amaral, Hélder Oliveira (Nélson, 51’), Catufa (Xóias, 62’), Boucinha, Teko, João Pedro, Ricardo Araújo, e Cristiano (Rui, 45’). Treinador, Paulo Oliveira.

ACÇÃO DISCIPLINAR: Cristiano, 27’; Toka, 58’; Joni, 77’ e João Pedro, 77’.

MARCADOR: João Miguel, 43’.