Rigor e disciplina orçamental dá saldo positivo
Jorge Marinheiro foi reeleito presidente do Operário Futebol Clube de Antime (OFCA) para o biénio 2014/2016, em Assembleia-Geral Ordinária (AG) realizada no dia três de Julho que contou com a presença de muitos associados, salientando-se, sobretudo, alguns jovens. Em termos gerais, o OFCA terminou este mandato com um saldo de exercício positivo de 4.332,54€, o que lhe permite iniciar a nova época sem sobressaltos, nomeadamente no que concerne aos gastos com a inscrição das suas equipas federadas e com a aquisição de equipamentos desportivos e demais material para treinos.
Após a leitura e aprovação por unanimidade da acta da AG anterior foi lido pelo presidente Jorge Marinheiro, o relatório de actividades do biénio 2012/2014, em que foi salientado que o ponto mais alto deste mandato foi a celebração do 70º aniversário do Clube. “Só foi possível manter esta longevidade, que é saudável, porque ao longo da sua história o Operário de Antime foi sempre gerido por muitos e bons dirigentes que se souberam renovar nas sucessivas gerações, mas mantendo-se fieis aos nossos princípios, que assenta fundamentalmente na reciprocidade positiva que sempre existiu no seio das respectivas direcções, na nossa amizade e solidariedade”, consta naquele documento.
Já a nível estrutural tem sido preocupação dos dirigentes do OFCA fazer a manutenção devida do seu parque de jogos que consideram ser “do melhor que existe no nosso concelho e, porque não dizê-lo, também a nível distrital”. Também a sede social do clube mereceu alguma atenção. “Procedemos à impermeabilização das paredes com a colocação de “capoto” para pararmos com a infiltração de humidade que já se verificava naquele imóvel”.
Armando Teixeira |
A nível desportivo, em tempos de crise e mantendo os princípios que sempre nortearam a Colectividade, “só com muito rigor orçamental é que tem sido possível gerir o OFCA, sem qualquer sobressalto de maior no aspecto económico. É pois, assente neste pressuposto que, época após época, temos construído as nossas equipas de futebol”. Contudo, este rigor não nos retira de forma alguma a nossa ambição desportiva, e a prova disso mesmo foram estas duas últimas épocas desportivas, 2012/2013 e 2013/2014, em que, curiosamente, alcançamos o mesmo lugar na tabela classificativa, ou seja, o quinto lugar no Campeonato Distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga. Foram duas épocas verdadeiramente positivas e que decorreram dentro daquilo que eram os propósitos da Direcção. Ou seja, realizarmos um campeonato sem qualquer sobressalto e sem o espectro de podermos descer de divisão, como tinha acontecido na época anterior”, frisam os responsáveis.
Relativamente ao futebol Juvenil, foi dito que “após dois anos de protocolo com as Escolas de Futebol da Geração Benfica, esse protocolo cessou em Junho de 2013. Foram dois anos proveitosos para ambas as partes em que o nosso Clube se sentiu honrado pela possibilidade que esta ligação lhe deu em termos de expansão do seu nome. Porém, ambas as partes, acharam por bem terminar esta ligação. Uma vez terminada essa ligação, o nosso clube sentiu que tinha chegado a hora do Operário de Antime lançar a sua própria escola de futebol a qual se passou a chamar “Escola de Futebol Os Operários”. Contudo, só partimos para este projecto sozinhos, porque sentimos que tínhamos todas as condições humanas e estruturais para que o mesmo viesse a ter sucesso, como efectivamente veio a acontecer, pois neste primeiro ano, frequentaram a nossa escola cerca de setenta jovens distribuídos pelos escalões de Infantis, Benjamins, Traquinas e Petizes, o que se revelou um número muito significativo de atletas.”
Foi ainda ressalvada a importância do torneio de Futebol de Sete que o clube organiza e que vai na quarta edição e que se reveste como uma oportunidade para a angariação de fundos.
Após a leitura do relatório de actividades do mandato anterior foi feita a leitura da prestação de contas efectuada pelo tesoureiro da direcção. Após vários esclarecimentos solicitados pelos associados, a mesma foi colocada à votação, tendo sido aprovado por unanimidade e aclamação.
Após tudo isso e relativamente ao ponto três da convocatória da AG, o Presidente da Mesa da Assembleia, António Augusto Costa, solicitou aos presentes se haveria alguma lista ou listas a apresentar, tendo o associado António Jorge Martins Ribeiro (Marinheiro), apresentado uma lista que se designou por Lista ”A”. A mesma foi posta à apreciação e votação, tendo sido aprovada por unanimidade. Procedeu-se imediatamente ao acto de tomada de posse dos novos órgãos sociais do clube.
Adelindo Gonçalves |
No último ponto da ordem do dia, no período destinado a assuntos do clube, foi apresentada uma proposta pela Mesa da Assembleia tendo em conta o facto de o associado Armando Teixeira deixar de fazer parte dos órgãos sociais do clube, por vontade própria, na qual se fazia alusão à sua ligação ao clube de mais de quatro décadas onde o mesmo exerceu variadíssimos cargos nas respectivas direcções, sempre com um papel preponderante na vida do clube, designadamente ter sido o responsável pelo sector das obras aquando do alargamento do campo de jogos e a construção da sede social. Foi também o responsável pelas comemorações da celebração do 50.º e 70.º aniversário do Clube, que se aprovasse um voto de louvor e reconhecimento pelos serviços prestados. Igualmente Adelindo Gonçalves deixa de exercer funções no clube depois de décadas de colaboração ininterrupta, entre outras coisas e nomeadamente a zelar pela instalações do OFCA. Nesse sentido também o Presidente da Direcção apresentou uma proposta em nome de todos os órgãos sociais do clube cessantes. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade e aclamação.
De seguida, foram entregues a estes dois antigos dirigentes, Adelindo Gonçalves e Armando Teixeira, pelo Presidente da Assembleia e da Direcção, umas lembranças (troféus) de agradecimento pelos serviços prestados ao OFCA ao longo dos anos.
Neste período foi ainda apresentada pela Direcção do Clube uma proposta solicitando a ratificação pela Assembleia da alteração do hino do clube qua havido sido aprovado em reunião de direcção em Abril de 2013, a qual foi aprovada por unanimidade.
Depois usaram da palavra vários associados, todos felicitando a Direcção pelo trabalho efectuado e sobretudo pelo rigor orçamental como o clube tem sido gerido mandato após mandato.
O associado Armando Teixeira, de forma emocionada, agradeceu os elogios recebidos e a lembrança que lhe foi entregue, mostrando-se sempre disponível para continuar a ajudar o OFCA em tudo o que seja necessário, mesmo não sendo já director.
Por fim usou da palavra o presidente da direcção agora eleita, agradecendo a todos os directores que cessaram funções toda a colaboração prestada ao longo do mandato. Agradeceu de seguida aos novos elementos que irão compor a nova direcção, terem aceite o convite, pedindo-lhes dedicação, disponibilidade, inovação e entusiasmo para as funções que cada um irá desempenhar, na senda daquilo que têm sido todas as direcções do OFCA, prometendo-lhes, como sempre o fez, transparência e lealdade em todos os assuntos relacionados com da vida do clube”.
Assembleia-Geral
Presidente - António Augusto Leite Costa
Secretário - Avelino Novais Freitas
2.º Secretário - Avelino Soares
Conselho Fiscal
Presidente - Mário Eugénio Sousa Oliveira
Secretário - Rui Manuel Silva Pereira
Relator - José Luís da Costa Machado
Direcção
Presidente - António Jorge Martins Ribeiro
Vice-Presidente - Osvaldo Carlos de Sousa Neves
Vice-Presidente - José Adelino Teixeira Gonçalves
1º Secretário - Armando Jorge Gonçalves Afonso
2º Secretário - Abraão Lucas Gonçalves Costa
1º Tesoureiro - Orlando José Martins Ribeiro
2º Tesoureiro - David José Teixeira Costa
Vogal - Armando Carlos Durães Silva
Vogal - Adelino Sampaio Magalhães
Vogal - Daniel Mário Gonçalves
Vogal - David Fernandes
Vogal - Fernando Silva
Vogal - Joaquim Machado Correia
Vogal - Jaime Manuel Pereira Santos
Vogal - João Diogo Correia Freitas Silva
Vogal - João Lino Gonçalves Costa
Vogal - José Augusto Nogueira Silva
Vogal - José Francisco Dobrões
Vogal - Mário Hercílio Lobo Martins
Vogal - Martinho Alberto Alves Oliveira
Vogal - Paulo Alexandre Alcobia Lameiras Salgado
Vogal - Paulo César Alves Teixeira
Vogal - Ricardo Jorge Gonçalves
Vogal - Rodrigo Ribeiro Gonçalves
Vogal - Rogério Fernandes
OFC Antime abre hoje (sexta-feira 11 Julho) a "oficina"
O Operário Futebol Clube de Antime, vai apresentar hoje, pelas 19.00 horas, no seu Parque Desportivo o seu plantel com vista a participar no Campeonato Distrital da Divisão de Honra da A.F. de Braga.
A equipa transita praticamente toda da época passada à qual acresce mais alguns elementos para sectores considerados mais carenciados pelo treinador Carlos Salgado que também transita, juntamente coma sua equipa técnica da época anterior.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário