.

.
.

domingo, 13 de julho de 2014

Cicloturismo: 14.º Passeio da UDAR Quinchães foi muito animado

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Tiago João Lopes e A. Freitas 

Roda Livre com concorrência feroz  

O 14.º Passeio da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, integrado no programa das Festas da Cidade em Honra de Nossa Senhora de Antime, foi para a estrada no último Sábado com cerca de sete dezenas de ciclistas para percorrer uma distância de aproximadamente 40 km, terminando com mais 13 para aqueles que se inscreveram para a "Roda Livre" no Parque da Cidade de Fafe. Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Fafe e da Associação de Ciclismo do Minho. 

Desta vez os Amigos da Roda escolheram um carrossel que levou os cicloturistas a percorrer várias freguesias do Concelho. Com saída da antiga escola do Socorro, actual sede da UDAR Quinchães, a caravana passou por S. Gens, Quinchães, Zona Industrial, Fafe, Fornelos, Golães, Arões, Cepães, Armil, novamente Fafe e, S. Gens e Praia Fluvial de Quinchães onde houve abastecimento. Depois voltou a passar pela zona Industrial do Socorro, em direcção a Fafe e ao Parque da Cidade.

O maior obstáculo dos cicloturistas foi o elevado calor que se fez sentir. Em algumas localidades por onde passou a caravana os termómetros chegaram a registar 36 graus o aquecia em pouco tempo qualquer abastecimento líquido que os ciclistas levassem nos seus bidões.

A prova de cicloturismo terminou sem qualquer acidente e ainda que se tenham registado alguns furos acabou por terminar dentro da normalidade.        
A Roda Livre disputou-se em duas provas, com dois escalões cada uma, tendo sido muito animada com os ciclistas a rodarem a velocidades elevadas para o calor que se fazia sentir. 

No escalão A, destacou-se Rafael Martins, fafense que corre pela equipa transmontana da Associação Team Giant, tendo o pódio ficado completo com Pedro Santos, do Núcleo Associativo de Santo Tirso e Hélder Costa (Bicimarante)   

No Escalão B,  o fafense Salvador Pereira  que corre com as cores do Vitória Sport Club, levou a melhor sobre outro fafense, Gil Fernandes, da Sociedade de Recreio Cepanence, tendo o pódio ficado completo com Nuno Vieira DA Sociedade Recreativa Camilianos. 

No Escalão C, o fafense Manuel Rebelo da U.D.A.R. Quinchães venceu por centímetros ao vimaranense radicado em Fafe há mais de 20 anos Tierri Mendes que representa o Vitória Sport Club. Quase que era necessário o "photo finish" para apurar o vencedor desta prova muito disputada e vencida ao sprint. O pódio completou-se com outro fafense, Orlando Castro  do Centro de Ciclismo José Martins.


No Escalão D, o vimaranense José Machado em representação da Associação Cultural e Recreativa Silvares com Vida foi o digno vencedor, seguido de António Freitas  da U.D.A.R. Quinchães e de Arlindo Silva da A.D.R.A.P Penafiel.

De referir que nesta roda livre, nomeadamente no escalão D, participou o antigo ciclista fafense Manuel Martins, irmão da antiga glória do Ciclismo nacional José Martins e pai de Rafael Martins e César Martins. A raça que o caracterizou nos seus tempos de ciclista estava lá, chegou mesmo a andar três voltas isolado mas depois o corpo não respondeu aos ataques daqueles que treinam com mais intensidade, tendo ficado uma boa prestação deste fafense que nos seus tempos áureos era conhecido por ser destemido a descer.
    

ESCALÃO A 

1.º - Rafael Martins (Associação Team Giant) 
2.º - Pedro Santos (Núcleo Associativo de Santo Tirso) 
3.º - Helder Costa (Bicimarante) 
4.º - António Leão (Núcleo Associativo de Santo Tirso) 
5.º - César Martins (C.C. José Martins) 
6.º - Joaquim Fernandes (Individual) 
7.º - Luís Mendes (C.C. José Martins) 
8.º - Tiago Ribeiro (Bicimarante) 
9.º - André Ribeiro (Núcleo Associativo de Santo Tirso) 
10.º - Joaquim Aires (Bicimarante) 

ESCALÃO B
1.º - Salvador Pereira (Vitória Sport Club) 
2.º - Gil Fernandes (S.R. Cepanence) 
3.º - Nuno Vieira (S.R. Camilianos) 
4.º - Carlos Fontes (S.R. Cepanence) 
5.º - Marco Moniz (S.R. Cepanence) 
6.º - Paulo Costa (C.C. José Martins) 
7.º - Paulo Almeida (Individual) 
8.º - Óscar Castro (C.C. José Martins) 
9.º - Silvino Lopes (C.C. José Martins) 
10.º - Daniel Andrade (Núcleo Associativo de Santo Tirso) 

ESCALÃO C 

1.º - Manuel Rebelo (U.D.A.R.Quinchães 
2.º - Tierri Mendes (Vitória Sport Club) 
3.º - Orlando Castro (C.C. José Martins) 
4.º - Miguel Andrade (Individual) 
5.º - Sérgio Moniz (U.D.A.R.Quinchães) 
6.º - Carlos Oliveira (U.D.A.R.Quinchães) 
7.º - Mário Alves (A.D.R.A.P) 
8.º - Joaquim Leitão (U.D.A.R.Quinchães) 
9.º - Albino Silva (C.C. José Martins) 

ESCALÃO D 

1.º - José Machado (Silvares com Vida- Ass. Cul. Rec.) 
2.º - António Freitas (U.D.A.R.Quinchães) 
3.º - Arlindo Silva (A.D.R.A.P) 
4.º - José Silva (A.D.R.A.P)
5.º - Fernando Castro (U.D.A.R.Quinchães) 
6.º - Manuel Martins (C.C.José Martins) 
.

2 comentários:

Anónimo disse...

A classificação do Escalão A é uma vergonha!!!!!

Foi muito mal tirada, nao percebo como acabo a frente de vários ciclistas e na classificação final esses mesmos ciclistas estão á frente...

é tristes....

Basto Team Offroad disse...

Naturalmente que este site publica o que lhe forneceram.
Há dois atletas da Associação Desportiva Roladores de Basto que participaram nas provas e não aparecem aqui mencionados.