.

.
.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

AD Fafe: Declarações de Ivo Castro na apresentação do plantel Júnior

Texto e foto: João Carlos Lopes 

“A competição é que vai trazer a maturidade”

Ivo Castro é o treinador da equipa dos Juniores e o coordenador de toda a formação da AD Fafe. Sobre o jogo que a sua equipa empatou na apresentação aos associados adiantou à nossa reportagem: “tivemos algum domínio e posse de bola em superioridade ao Famalicão mas falhámos bastante na parte da finalização, se calhar fruto da imaturidade de alguns dos elementos. Neste início da temporada já estamos com alguns dos princípios inseridos, mas a competição em si é que vai trazer essa maturidade.” 

Sobre a matéria-prima que tem à sua disposição esta temporada referiu “os atletas têm muita vontade. Acreditam na formação que fizerem e que têm capacidade para corresponder às expectativas que são criadas à volta do Clube em si e da imagem que já tem neste Campeonato. Vamos ver o que vai suceder, estamos a trabalhar bem e vamos pensar em conquistar os três pontos de cada vez.” 

Questionado se já tem um onze estipulado afirmou que “nesta altura já formamos um onze no nosso pensamento. Se não o tivéssemos feito seria complicado. Temos tido dores de cabeça, o que é positivo, pois em alguns sectores os jogadores têm-se batido muito bem a nível de treinos e tem correspondido às exigências que lhe são pedidas, mas só a competição dará certezas.” 

Confrontado se escondeu o jogo dos possíveis adversários nesta apresentação retorquiu: “nesta partida de apresentação e sempre procuro preservar o que é a nossa táctica e dentro das nossas limitações vamos tentar fazer o melhor paras o clube. O Famalicão desceu na temporada passada mas já vi equipas adversárias a observar, situação que nós também já fazemos em relação aos nossos adversários directos, não sendo o caso do Famalicão que desceu aos distritais na temporada passada. Cada um vai jogando com as armas que tem.” 

Sobre os juvenis que têm treinado nos juniores afirmou: “temos vindo a treinar com quatro jogadores dos juvenis, os quais participaram no jogo de apresentação. Vamos ver se se mantêm agora no início ou se regressam mais tarde. Havendo capacidade para se manterem nos juniores vão fazê-lo, não havendo vão ajudar a equipa de juvenis que também tem os seus objectivos.” 

Confrontado com as eventuais dificuldades que se lhe deparam foi pragmático: “Clube como o Fafe em que não existe orçamento para contratação de jogadores em juniores, muito pelo contrário, noutros clubes alguns jogadores já recebem ao transferirem-se, temos que nos limitar ao que temos e vamos lutar jogo a jogo. Nunca é fácil mas é aliciante.” 

Sobre os adversários da AD Fafe salientou, “conheço os nossos adversários, as suas capacidades e dificuldades e vamos também conhecendo as nossas dificuldades e lutar por aquilo que conseguirmos fazer.” 

O técnico dos juniores faz um apelo importante. “Mais do que nunca precisamos do apoio do público fafense. Estes são atletas jovens que têm as suas capacidades, com ainda algumas dificuldades e maturidade de jogo. Se o público ajudar vai ser tudo muito mais fácil. Temos apenas seis jogadores de segundo ano na equipa e ainda corremos o risco de perder um ou outro elemento devido ao factor universidade. Estão a aguardar ainda para saberem as universidades em que serão colocados.”

Em resumo e sobre o defeso salientou: “os jogos de pré-época dizem que a equipa precisa de maturidade. A inconstância vista em resultados revelou que tanto fazem grandes jogos como de repente se vão abaixo. Isso é fruto da idade, da imaturidade e talvez da falta de campeonatos mais competitivos na formação abaixo deste escalão. Apesar de terem estado no topo a nível distrital, os campeonatos nacionais são os que fazem desenvolver mais os atletas. A imagem das nossas equipas e do próprio clube é ter equipas combativas e isso é algo que não se negoceia com os atletas, exigisse-lhes.”
.

Sem comentários: