Um projecto voluntário em torno do desporto fafense
Montelongo Desportivo chega aos seis anos de existência. Seis anos de informação sobre o desporto fafense. Até agora, mais de 8800 peças publicadas. Peças de um puzzle que quer continuar a crescer mais e mais, a cada hora e a cada dia.
Entre todo um trabalho voluntário de querer bem informar, milhares de imagens exclusivas sobre conquistas, títulos que marcaram gerações, notícias que deram a conhecer muito do que até então Fafe não via. E ainda entrevistas que mostraram não só o lado profissional, mas também o lado humano de muitos dos atuais e antigos atletas do concelho.
Embora amador, o Montelongo Desportivo tem recursos humanos e materiais para noticiar. E noticiar, no sentido real da palavra, é fazer jornalismo. Este, seja de cariz desportivo ou de outra área, impresso ou online, obedece a um padrão de regras na construção dos vários géneros. Montelongo Desportivo tenta fazê-lo a cada dia, sem engrandecer feitos. O importante é fazer notícia dos mesmos. Com rigor, equilíbrio e, no caso, com a maior abrangência desportiva possível.
Claro está que, a cada dia, há entidades desportivas que procuram divulgação. Embora o âmbito geográfico em questão, nem tudo chega facilmente à caixa de mensagens do blogue. É por isso que o Montelongo Desportivo sai, literalmente, para o campo. Às vezes, chega a ser para fora do país. Não para competir, mas sim em busca dos protagonistas a noticiar. Herbert Gans dizia que “as fontes procuram ter acesso aos jornalistas e os jornalistas procuram ter acesso às fontes”. Tal acontece, mas o resultado final é sempre fruto do tratamento e seleção isenta de informação a publicar, para não deturpar a realidade.
Desde 19 de agosto de 2008 e sem querer ser mais do que um correto órgão informativo concelhio, Montelongo Desportivo cresceu. Mais notícias refletem-se no número de visitas – este ano civil, já são mais de 407 mil. Números possíveis graças à confiança de leitores que recebem, de forma diária e livre, toda a informação daqui proveniente.
Seis anos passados, Montelongo Desportivo quer continuar este trabalho em torno do desporto, mas sempre com um compromisso. O de não descurar quaisquer modalidades, emblemas e atletas fafenses espalhados pelo concelho, pelo país e pelo mundo.
(*Redactor e estudante de Ciências da
Comunicação na Universidade do Minho)
.
1 comentário:
Ainda parece que foi ontem.
Muita força e votos de continuação do óptimo trabalho que foi feito desde o inicio.
Luís Peixoto
Enviar um comentário