.

.
.

sábado, 23 de agosto de 2014

Gui Oliveira (ex-AC Fafe) muda-se para a equipa Didaxis Andebol

Texto: João Carlos Lopes / Foto: DR 

É a melhor jogadora fafense da actualidade

A melhor jogadora de andebol fafense da actualidade Gui Oliveira vai abraçar um novo projecto na sua carreira de andebolista ao transferir-se, juntamente com mais duas colegas do AC Fafe, Elsa Teixeira e Elisabete Costa para a equipa escolar da Didaxis Andebol, sediada em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão.

Gui Oliveira já pratica andebol desde os nove anos e só interrompeu essa prática durante dois anos, sendo certo que já leva 18 temporadas de actividade. Fez a iniciação no AC Fafe, cumpriu as etapas do desporto escolar, passou pelas vizelenses do Callidas, onde com 16 anos já jogava pela equipa sénior e regressou ao AC Fafe onde era uma das principais timoneiras do projecto iniciado na época 2007/2008 para o andebol feminino no Concelho. Apesar de chegarem a ter 40 atletas a treinar poucas eram as que tinham noção do que era o andebol e não estavam preparadas para os campeonatos da 2.ª Divisão. Com algumas limitações em termos de mão-de-obra a solução foi participar em Torneios da Associação de Andebol do Porto.

Na época passada a equipa participou na Taça Miranda de Carvalho destinada a juniores/seniores onde Gui Oliveira liderava destacada a lista das melhores marcadoras à oitava jornada, altura em que se lesionou. Decorria o mês de Maio quando surgiu a lesão que a levou a ser operada ao ligamento cruzado anterior. O AC Fafe liderou a prova durante cinco semanas e a jogadora fafense já levava 66 golos marcados, o que lhe dava a bonita média de 8,3 golos por jogo. Mesmo sem jogar toda a segunda volta ainda terminou no pódio das melhores marcadoras, em 3.º lugar.

Este novo projecto da Didaxis vai ser composto pela equipa de juniores mais as três atletas fafenses. Porém como cinco das jogadoras da Didaxis jogavam no AC Fafe na época passada a integração está praticamente feita. 

Gui Oliveira esteve sempre ligada ao desporto. É licenciada em Educação Física, professora de Zumba e treinadora na formação do AC Fafe, com incidência nos últimos sete anos na equipa masculina de Infantis que terminou o campeonato da época passada em 7.º lugar entre 32 equipas de todo o continente e ilhas. 

Todas estas actividades foram afectadas pela lesão no joelho e mesmo a participação na equipa da Didaxis está condicionada à total recuperação da atleta que só deverá regressar à competição em Janeiro de 2015, situação que é do conhecimento do treinador. Até lá vai continuar a recuperação com sessões de fisioterapia bi-diárias até que tenha o aval do seu fisioterapeuta para voltar a jogar.
.

Sem comentários: