.

.
.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Cicloturismo: Aro 27 esteve na "romaria" da Senhora da Graça

Texto: João Carlos Lopes 

Bilhete de ida e volta ao alto do Monte Farinha

O dia da etapa da Volta a Portugal na Senhora da Graça além de um grande dia de festa é também dia de romaria para muitos cicloturistas que, antes dos ciclistas querem experimentar as dificuldades de fazer a aquela enorme subida em caracol e chegarem ao topo sentindo-se realizados. 
Na última etapa da volta no dia 3 de Agosto voltou a ser assim com muita gente oriunda de vários quadrantes do país a fazerem o percurso dos ciclistas, nomeadamente nos quilómetros mais duros, ou seja, a subida propriamente dita. 

O Aro 27 não fugiu à regra e lá levou um grupo organizado com partida de Fafe, mais propriamente da Cisterna, em direcção ao alto da Senhora da Graça com bilhete de ida e volta, o que não foi fácil visto que os 92 km do trajecto tinham muita dificuldade pelo caminho além do Monte Farinha. 

Desde logo a subida para a Serra da Lameira não convidava a gastar muita energia logo no início. Seguiu-se uma descida vertiginosa para a Gandarela e depois outra menos acentuada mas cheia de curvas até à ponte sobre o Rio Tâmega, já em Mondim de Basto. Depois desse viaduto foi sempre a subir mas, a maior dificuldade surge desde a casa do guarda até ao alto onde se encontra a igreja da Senhora da Graça.

Na volta, houve paragem em Mondim para deliciar a doçaria regional e tomar um café para logo de seguida fazer todo o trajecto em sentido inverso. Sempre a subir desde Mondim até à serra da Lameira, com a subida da Gandarela a impor muito respeito mas a não conseguir demover ninguém do seu trajecto inicial. 

A chegada a Fafe foi feita a rolar, aproveitando a descida até à rotunda em que está implantado o Monumento ao Empresário, em Cavadas. 

O Aro 27 não pára a sua actividade e este fim de semana vai desde Fafe até S. João da Pesqueira, em mais um passeio convívio.
.     

Sem comentários: