.

.
.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Festa do Desporto: Consagrados centenas de fafenses

Texto e fotos: CMF

Honra e mérito para quem o merece 

Largas centenas de pessoas voltaram a emoldurar o Pavilhão Multiusos para assistirem e participarem em mais uma edição da Festa do Desporto, evento que há muito entrou no calendário desportivo e social da cidade.

Fafe deve ser dos poucos municípios do país (se não o único) que, periódica e regularmente, desde há mais de duas décadas, promove a consagração dos seus melhores atletas das várias modalidades e as suas equipas mais disciplinadas.

Promovida pela autarquia para premiar os atletas e clubes locais que mais se distinguiram, neste caso, na temporada desportiva 2012/2013, em função do seu rendimento desportivo e bem assim as equipas mais disciplinadas do concelho, ao nível do futebol federado e do futebol popular, a Festa do Desporto voltou a constituir o momento de apoteose dos melhores desportistas fafenses.

O presidente da autarquia, José Ribeiro, usou da palavra pela última vez, enquanto autarca, para fazer um balanço dos seus mandatos, certificando, designadamente, o seu orgulho de ter contribuído para o reconhecimento público sistemático dos atletas e equipas de excelência que existem no concelho, em diferentes áreas e “que contribuem sem dúvida para a elevação e divulgação do nome de Fafe, no distrito, no país e no estrangeiro”.

Sentimento extensivo a todo o apoio financeiro que, nestes anos, foi proporcionado ao associativismo local de âmbito desportivo, e ao investimento no apoio à criação de infraestruturas para a prática desportiva organizada, desde campos de futebol, balneários, bancadas, polidesportivos de ar livre e, mais recentemente, o programa de arrelvamento em piso sintético de sete campos de futebol.

No final de quatro mandatos consecutivos, José Ribeiro manifestou também o orgulho de ter colocado Fafe no mapa dos acontecimentos desportivos de relevo a nível nacional, concretizando com alguns exemplos.

“Por isso, não tendo feito tudo o que gostaria, saio de consciência tranquila por ter dado o melhor que podia e sabia em prol de Fafe e das suas gentes” - sublinhou.

Convidado para a cerimónia, usou também da palavra o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Manuel Barros, para sublinhar o pioneirismo e a relevância da iniciativa em que participou e, sobretudo, focando a sua atenção nos prémios que visam combater a violência e incentivar a disciplina, o desportivismo e o “fair play” nos recintos desportivos, considerando que este exemplo de boas práticas deveria ser replicado a nível nacional.

Na entrega dos prémios, marcaram também presença os vereadores Pompeu Martins, Helena Lemos e Vitor Moreira, Aníbal Cabral Pires, presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, Iazalde Martins, presidente da Associação de Futebol Popular de Fafe, David Peixoto, presidente da Associação de Futsal de Fafe e Luís Roque, em representação da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental.

O Troféu Disciplina “Não à Violência-Viva o Desporto” premiou, como habitualmente, as três equipas seniores mais disciplinadas dos campeonatos da Associação de Futebol de Braga (Agrupamento DCR Santa Cristina, Grupo Cultural e Desportivo de Regadas e Operário FC Antime), bem como dezasseis equipas ao nível dos escalões de formação. Igualmente foram distinguidas três equipas seniores (GCRD Amigos de Quinchães, GDCR Fareja e GDC Serafão) e duas de formação no âmbito da Associação do Futebol Popular de Fafe. 

Da mesma forma, foram galardoadas três equipas seniores no seio da Associação de Futsal de Fafe (AD Revelhe, Rumo ao Futuro – Travassós e JF Moreira do Rei).

Por seu turno, com o Prémio Desportivo “Câmara Municipal de Fafe” foram distinguidos os atletas e clubes que se salientaram ao nível dos resultados, sendo campeões nacionais ou distritais ou subindo de divisão ou de escalão. O prémio foi atribuído a atletas e equipas nas áreas da arbitragem (Núcleo de Árbitros de Fafe), automobilismo (Hugo Magalhães), atletismo, BTT-Down Hill (Restauradores da Granja), canoagem (Clube Náutico de Fafe e Marta Noval), desporto adaptado (Clube Desportivo Cercifaf, com vários atletas campeões do mundo, da Europa e de Portugal), natação (Associação Desportiva de Fafe e atletas e treinadores do Vitória de Guimarães e do FC Porto), desporto escolar (Escola EB2,3 Prof. Carlos Teixeira), andebol (Andebol Clube de Fafe), karaté (Associação de Karaté de Fafe e Centro Budo de Fafe, com campeões nacionais e regionais), taekwondo (Nuno Costa, atleta do ABC), patinagem artística (Grupo Nun’Álvares) e futebol (clubes que foram campeões e/ou subiram de divisão a nível distrital, como o Arões S. Clube, GCD Regadas, infantis e juvenis da AD Fafe e iniciados dos Ases de S. Jorge, ou que venceram as competições da Associação de Futebol Popular de Fafe, como o GCRD Amigos de Quinchães, GCD Armil, GCD Paços e Associação Socio-Cultural Sol Poente). 


A animação esteve a cargo do Grupo Recreativo de Ardegão (danças juvenis). 
.

Sem comentários: