.

.
.

domingo, 20 de setembro de 2015

Futsal Masc. - Taça AF Braga: Nun' Álvares, 4 - Espinho Ativo, 5

Texto e fotos: Ricardo Castro

Um espinho para arrancar na 2.ª mão

O Nun’Álvares perdeu em casa com o Espinho Ativo por cinco bolas a quatro, em jogo da 1.ª eliminatória da Taça AF Braga, o que obriga os fafenses a vencer por mais de um golo de diferença ou pela mesma margem mas com mais golos no jogo da 2.ª mão.

Foi um jogo em tudo um pouco atípico para os fafenses. Pelos mínimos instantes que deitaram por terra um resultado melhor. Pelas oportunidades falhadas. E pela gestão emocional ao longo dos 40 minutos. Diante de uma equipa praticamente composta por jogadores dos atuais campeões distritais – o agora extinto Caldelas – o Nun’Álvares entrou forte e a apontar à baliza de Calheiros. O guardião precisou de atenção para as tentativas de Tiago Nogueira e Laureta.

O Caldelas também tentou o golo desde início, com Rafa a estar atento a três remates iniciais e a evitar o 0-1 com uma saída em grande estilo aos pés de Malheiro, num contra-ataque. Pelo meio, Diogo Rafael obrigou Calheiros a duas defesas difíceis.

Aos 12 minutos, Shake desperdiçou uma grande penalidade e, no mesmo minuto, Rui Pedro viu Calheiros negar-lhe o golo por duas vezes. À terceira, não negou. Após o timeout pedido pelos visitantes, Rui Pedro entrou em velocidade no meio campo contrário, tabelou com Laureta e concluiu de primeira o lance, fazendo o 1-0. Estreia oficial eficaz do jovem jogador.

O jogo continuou dividido, o golo à espreita em ambas as balizas – Laureta enviou uma bola ao ferro - e as cinco faltas a chegarem a dois minutos do intervalo para cada lado. A 33 segundos do descanso, a dupla de arbitragem assinalou a sexta falta aos fafenses, num lance discutível entre Tiago Nogueira e Malheiro. Da marca dos 10 metros, Kinder fez o empate.

E se o fim da primeira parte foi a sofrer para os condestáveis, o início da segunda foi igual. Ao minuto e meio, o Espinho deu a volta ao marcador, com novo golo de Kinder. No entanto, a resposta foi eficaz. Malheiro foi expulso com segundo amarelo e, em cinco para quatro, o Nun’Álvares fez o 2-2 por Tiago Nogueira.

O minuto 25 foi penoso para os fafenses. Primeiro, Mateus perdeu a bola em contra-ataque, Marcelo seguiu para a baliza e bateu Rafa pela terceira vez. Messi ampliou para 2-4, concluindo de calcanhar na área.

Hugo Oliveira pediu desconto de tempo e a equipa cresceu. Lemos, Laureta e Diogo não conseguiram bater Calheiros, até à reta final em que o Nun’Álvares chegou ao empate. Diogo Rafael recebeu a bola, driblou o guardião e fez o 3-4 aos 36’. No minuto seguinte, Ribeiro teve mais raça no meio campo ofensivo e assistiu Laureta para o empate.

A 48 segundos do fim, Laureta viu o segundo amarelo e foi expulso por tentar simular uma falta, no entender da dupla de árbitros. O Espinho aproveitou a vantagem numérica e Pedro fez o golo da vitória a 16 segundos do fim, deixando os bracarenses em vantagem para a 2.ª mão.

Jogo realizado no Pavilhão do Grupo Nun’Álvares, em Fafe.

Árbitros: Luís Magalhães e Jorge Araújo | Cronometrista: José Almeida.

NUN’ÁLVARES: Rafa, Ribeiro, Laureta, Diogo Rafael, Tiago Nogueira. Suplentes: Luisinho (gr), Tiago Lopes, Mateus (cap.), Rui Pedro, Hugo Lemos, Shake, Zé Nando. Treinador: Hugo Oliveira.

ESPINHO ATIVO: Calheiros, Messi, Malheiro, Kinder, Marcelo. Suplentes: Fábio (gr), Gavina, Pedro, Aguiar (cap.). Treinador: Gilberto.

Marcador: Rui Pedro, 15’, Tiago Nogueira, 24’, Diogo Rafael, 36’, Laureta, 37’; Kinder, 20’, 22’, Marcelo, 25’, Messi, 25’, Pedro, 40’.

Sem comentários: