.

.
.

domingo, 10 de março de 2013

1.ª Div. AF Braga: Agrupamento Stª Cristina, 0 - GD Silvares, 2

Texto e fotos: Ricardo Castro 

Pagar com a mesma moeda

- Marçal foi enorme na baliza 

O Silvares levou a melhor sobre o Agrupamento de Santa Cristina no derby fafense, ao vencer por duas bolas a zero no Campo de Jogos de Arões Santa Cristina. Um jogo bem disputado, com muita luta de parte a parte, mas no qual a equipa de Marcelo Fernandes acabou por vender cara a derrota, ao falhar um penalti no início da segunda parte, que daria o empate e a sofrer o segundo golo contra a corrente do jogo, já nos últimos dez minutos. Destaque para a exibição do guarda-redes do Silvares, Marçal, que foi talvez o maior responsável pela vitória da equipa, com uma mão cheia de defesas de alto nível. 

O Agrupamento entrou ligeiramente melhor, com uma atitude ofensiva e com alguns cantos conquistados nos primeiros minutos, mas sem que dessem em golo. 

Aos 10 minutos, livre frontal de Preto que obrigou Marçal a defesa muito apertada. Na recarga, Paulão introduziu a bola no fundo da baliza, mas o golo foi anulado por posição irregular. 

O Silvares só conseguiu chegar com perigo à área contrária aos 18 minutos, quando Gomes assistiu Rui, que rematou um pouco por cima. 

Volvidos dois minutos, novo livre de Preto, à entrada da área, que rematou colocado mas Marçal voltou a estar em bom plano ao evitar o golo. 

Aos 28 minutos, André surgiu solto na área mas a tentativa de chapéu não passou disso mesmo, porque Marçal esticou-se todo e apanhou a bola no ar, impedindo mais uma vez o golo do Agrupamento. 

Aos 33 minutos, Gustavo desviou ao segundo poste um canto de Salgado e na recarga, Braima também tocou de cabeça mas a bola saiu ao lado. Ficava o aviso para o golo, que surgiu aos 37 minutos. Livre descaído para a esquerda de Teles e Gustavo a surgir em boa posição na área, cabeceando o esférico para o primeiro golo da partida. Zé Luís esticou-se ao máximo, mas a bola entrou colocada junto ao segundo poste. Ao intervalo, o Silvares vencia pela margem mínima. 
Na segunda parte, o Agrupamento entrou disposto a mudar o rumo dos acontecimentos e à semelhança do início da primeira parte, entrou melhor do que o Silvares, mas as tentativas de golo encontravam sempre um ‘stop’ chamado Marçal. 

Aos 48 minutos o Agrupamento dispôs de uma grande penalidade, por mão de João Pedro dentro da área. Preto encarregou-se da marcação do castigo máximo, mas enviou a bola à trave. 

Na resposta, o Silvares esteve perto do golo, num livre de Pinto para a área, Zé Luís complicou e Daniel tirou em cima da linha, evitando assim o 0-2. 

Apesar do penalti falhado, o Agrupamento não desistia e aos 56 minutos, bom trabalho de Formiga pela esquerda, cruzamento para a área com André a cabecear, mas Marçal voou para mais uma defesa estonteante. Grande exibição do guardião fafense, que mantinha o Silvares em vantagem. 

O Silvares não criava grande perigo junto da baliza de Zé Luís mas conseguiu colocar um ritmo mais pausado na partida, cortando as sucessivas tentativas de ataque do Agrupamento. 

Aos 75 minutos, jogada de insistência na área do Silvares com Flávio a cabecear mas Marçal a voar para mais uma excelente intervenção, num lance idêntico ao de André. 

Um pouco contra a corrente do jogo, o Silvares deu a estocada final no desafio, num contra-ataque rápido de dois dos suplentes utilizados, com Miguel a assistir Sousa que surgiu na área a encostar para o 0-2. 

Os pupilos de Marcelo Fernandes ainda tentaram o golo, nomeadamente por investidas de Formiga e Flávio pelas alas, mas o Silvares defendeu-se bem e acabou por somar os três pontos, muito graças à eficácia demonstrada e pela grande exibição de Marçal na baliza, jogador que foi talvez o melhor em campo. 

O Silvares tinha perdido em casa com o Agrupamento por 2-0 e agora foi ao terreno do adversário pagar com a mesma moeda.

Jogo realizado no Campo de Jogos de Arões Santa Cristina. 

Árbitro: José Caldeira, auxiliado por Leonel Ferreira e Pedro Costa. 

AGRUPAMENTO STA CRISTINA: Zé Luís, Ricardo (cap.) (Stiven, 84’), Batata, Daniel, Ricardo Freitas, Deco (Eurico, 54’), Formiga, Paulão, André, Preto e Petit (Flávio, 72’). Treinador: Marcelo Fernandes. 

GD SILVARES: Marçal, João Pedro, Gomes (cap), Rui, Teles (Sousa, 74’), Gustavo, Pinto, Salgado, Braima, Hugo (Luciano, 85’) e Coelho (Miguel, 61’). Treinador: Vítor Pacheco. 

Disciplina – cartões amarelos: Gomes, 19’, Gustavo, 25’, João Pedro, 48’, Salgado, 53’ e Ricardo, 81’. 

Marcador: Gustavo, 37’ e Sousa, 82’. 
.

Sem comentários: