.

.
.

domingo, 17 de março de 2013

Basquetebol - Taça Portugal: Vitória Guimarães venceu final em Fafe (81-100)


Texto e fotos: João Carlos Lopes / Tiago João Lopes  

Vitória manietou a Águia  

- Multiusos completamente cheio 
.
- Espectáculo bonito e empolgante
.
- Jogadas e afundanços dignos da NBA 
.
O Pavilhão Multiusos de Fafe encheu-se por completo para acolher a final mais aguardada da Taça de Portugal entre o o Vitória de Guimarães que conquistou com grande categoria a Taça de Portugal em Basquetebol, ao vencer por 100-81. No final, a festa foi vitoriana com os jogadores em perfeita simbiose com o público a proporcionaram momentos de verdadeira euforia, que culminaram com o hino da cidade de Guimarães a ser entoado por todos.  

O Vitória de Guimarães esteve sempre na frente do marcador de princípio a fim do jogo, sem permitir que os encarnados que também contavam com uma forte falange de apoio se chegassem verdadeiramente a empolgar. Aliás, o descrédito começou um pouco antes do final da partida com uma boa parte dos benfiquistas a abandonar as bancadas do Pavilhão Multiusos fafense o que permitiu que a festa vitoriana extravasasse à vontade e sem qualquer problemas. 

A águia não chegou a levantar voo nesta partida, face a um Vitória  quase a jogar em casa, apesar do forte apoio benfiquista, mas muito mais motivado que o opositor. Foi o a segunda vez que os vitorianos ergueram a Taça de Portugal no seu historial.  De resto assistiu-se a um espectáculo maravilhoso em que o vitória chegou aos 100 pontos, onde se viram jogadas verdadeiramente saborosas e alguns afundanços dignos da NBA que levaram a assistência a extasiar com o jogo.  

Apesar de em termos de ressaltos o Benfica ter estado em alguns períodos por cima, o Vitória foi sempre mais eficaz na partida e nos lançamentos de 3 pontos, tendo marcado 14. Nesse capítulo José Silva concretizou cinco em oito tentativas. Os vitorianos também estiveram em grande nos contra-ataques em que foram cem por cento concretizadores. 

O Vitória entrou de mão quente no jogo e logo nos minutos iniciais fez alguns lançamentos triplos que lhe valeram uma vantagem confortável. Ao fim do 1.º período de jogo já vencia por 30-18. Os vitorianos foram 100% eficazes nos ressaltos defensivos e também e levaram a melhor nos ressaltos ofensivos. 

O segundo período de jogo foi muito equilibrado tendo o Benfica recuperado ligeiramente alguns pontos pelo que terminou com um parcial de 40-47 favorável ao vitória. Tantos nos ressaltos ofensivos como defensivos a equipas estiveram muito iguais.

As equipas foram para descanso com os vitorianos em vantagem, sem nunca terem permitido ao Benfica grande aproximação no marcador. 

No terceiro período os benfiquistas tiveram algum ascendente mas a vantagem no marcador manteve-se  nos sete golos de diferença 70-63 para o Vitória de Guimarães. No entanto a diferença chegou a estar apenas em dois pontos nesta fase do jogo. 

Na última parte o Benfica esteve melhor nos ressaltos mas o vitória foi muito mais eficaz nos lançamentos ao cesto e no contra-ataque cavando progressivamente a vantagem no marcador e levando os seus adeptos ao rubro, num ambiente de verdadeira euforia. 
Ivan Almeida foi o MVP

José Silva do Vitória, com 25 pontos foi o melhor marcador do jogo mas Ivan Almeida foi considerado o jogador mais valioso da partida, tendo recebido o respectivo troféu. No vitória destacaram-se ainda Paulo Cunha com 20 pontos e Ivan Almeida e Dain Swetalla com 17 pontos cada um. No Benfica o melhor marcador foi João Gomes com 21 pontos alcançados.

Está de parabéns a Federação Portuguesa de Futebol e a Naturfafe, bem como a Câmara Municipal de Fafe por terem trazido, mais uma vez, um evento desta envergadura ao Concelho de Fafe. Foi mesmo um espectáculo digno de ser assistido e que merece ser repetido no futuro. Até parecia que o público via basquetebol desde pequenino, pois vibrava com cada jogada e com cada pormenor do jogo. Lindo! 
.

Sem comentários: