.

.
.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Andebol Clube de Fafe apresentou-se para a época 2013/14



Texto e fotos: João Carlos Lopes

Confiança numa boa época 

O AC Fafe iniciou a pré-temporada 2013/14 na última quarta-feira onde foram apresentados os quatro reforços, uma vez que os juniores que subiram de escalão já faziam parte do plantel e jogaram até muitos minutos na época passada. Com as saídas e as entradas esta será certamente uma equipa diferente da época passada mas que via procurar a mesma senda e se possível melhorá-la. É essa a convicção do treinador Nuno Santos e do capitão Armando Pinto. De resto o presidente Artur Magalhães afirma que o orçamento consegue ser mais baixo que o da época anterior e perspectiva que um jogador nado e criado na formação do ACF poderá explodir este ano para a modalidade. Para já a equipa está empenhada em treinar com afinco. O primeiro jogo oficial da época está marcado para o dia 7 de Novembro na viagem ao reduto do Benfica, para uma semana mais tarde acontecer o 1.º jogo em casa frente ao Águas Santas. 
O presidente Artur Magalhães disse que “esta é a terceira época na 1.ª Divisão, estamos cada vez mais consistentes. É evidente que a nossa luta será na segunda metade da tabela. Perdemos uma referência do Clube, Luís Nunes, que era uma mais valia, no entanto conseguimos colmatar as quatro saídas. Tanto o Marco Sousa como o Nuno Pimenta são atletas que têm muita experiência que nos ajudam de várias formas. Vamos manter os jogadores que tínhamos da formação. Este ano penso que poderá ser o ano de explosão do Pedro Peneda, pois é o atleta que tem mais ilusão de vencer e tem tudo para dar certo e terá certamente um papel preponderante nesta equipa. Este ano temos três atletas juvenis que vão fazer a pré-época, João Fernandes, Ivo Silva e Miguel Fernandes, os quais julgamos que a curto prazo podem saltar para os seniores ainda que seja difícil no imediato pois ainda são de um escalão inferiores aos juniores. Mesmo tendo ido buscar dois atletas ao Águas Santas, com tudo o que isso implica, conseguimos baixar os custos no orçamento geral” 

Para o treinador Nuno Santos “os objectivos a que nos vamos propor será seguramente a manutenção. Temos a perspectiva de melhorar a qualidade do nosso jogo, considerando que temos uma base forte que vem da época passada. Vamos tentar ficar dentro da linha classificativa que tivemos a época passada mas de uma forma mais tranquila. Esta será seguramente uma equipa diferente com outras característica da época passada mas só o tempo dirá se de facto se consegue colmatar as saídas, sabendo de antemão que o plantel continua a ser curto, principalmente na primeira linha, onde há carência de jogadores e nós não conseguimos contratar um lateral direito que nos faz muita falta. Relativamente aos jogadores da formação pensamos que poderão esta época ajudar a equipa de uma forma mais consistente, uma vez que na época passada lhe demos muitos minutos. Não podemos esquecer que metemos sete juniores a jogar na equipa sénior. Pensamos dar continuidade a esse trabalho e se possível meter mais um ou dois miúdos que vão fazer a pré-temporada. As outras equipas reforçaram-se mais que nós como primeiras escolhas, de qualquer maneira acredito na nossa formação e na ajuda dos nossos jovens. Contamos com o apoio do público ao qual apelo para a sua comparência. No entanto, às vezes não basta o número de adeptos. Em Fafe falta um pouco da cultura do apoio. As pessoas vêm, batem palmas mas gostaríamos de ver o público com mais força a apoiar a nossa equipa”.

O capitão da equipa fafense, Armando Pinto, salienta que “depois de uma época bem conseguida, em que o ACF conseguiu a melhor época de sempre, as perspectivas são as melhores e passam por melhorar essa posição. Certamente que os jogadores que saíram vão fazer falta porque são bons jogadores mas esperamos que os que vieram possam colmatar essas saídas. Penso que teremos um plantel equilibrado e em que o treinador certamente vai conjugar a experiência dos jogadores mais velhos com alguma irreverência dos mais novos e vamos consolidar o tipo de jogo que tivemos na época passada. Este ano o treinador já nos conhece melhor e nós a eles e certamente que vamos assimilar melhor os seus métodos para cumprir os objectivos. A eventualidade de chegarmos aos seis primeiros pode passar por vencer os jogos em casa às equipas do nosso campeonato e mais uma ou duas surpresas e ainda ir buscar alguns resultados positivos fora. Não será descabido aspirar a um sexto lugar mas para isso teremos de contar com o público de Fafe que tem demonstrado ao longo dos últimos anos empenho e atitude positiva para com a equipa e vamos tentar retribuir mais uma vez com vitórias”. 


PLANTEL DO AC FAFE PARA A ÉPOCA 2013/2014

Miguel Marinho -Guarda-redes

João Santos - Guarda-redes - (ex-Júnior ACF)

Hugo Fernandes (ex-Xico Andebol) - Guarda-redes

Eduardo Sampaio – Ponta Esquerda

João Castilho – Ponta Esquerda

Luís Pereira – (ex-Júnior ACF) Central/Lateral Esquerdo

Mário Pereira - (ex-Júnior ACF) Central /Lateral Esquerdo

Luís Gonçalves - Lateral Esquerdo /Ponta Esquerda

Cláudio Mota – Central 

Marco Sousa – (ex-Águas Santas) Lateral Esquerdo/Lateral Direito

Armando Pinto – Lateral Direito/Ponta Direita

Vladimiro Pires – Lateral Direito/Ponta Direita

César Gonçalves – Ponta Direita

Vítor Ribeiro (ex-Júnior ACF) – Ponta Direita

Nuno Pimenta (ex- Águas Santas) – Pivot 

Paulo Castro (ex-SL Benfica) – Pivot

Pedro Peneda – Lateral Esquerdo/Central/Lateral Direito


Treinador: Nuno Santos

Treinador Adjunto: António Martins 

Dirigente: Luís Oliveira

Presidente: Artur Magalhães 

Fisioterapeuta: Augusto Gonçalves
.

Sem comentários: