.

.
.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Jogo de apresentação: GD Silvares, 0 - GCD Regadas, 0


Texto e fotos: João Carlos Lopes/Tiago João Lopes  

Uma equipa regada a humildade
.
- "Clube está isolado na freguesia" 

O GD Silvares fez a apresentação aos seus associados numa partida apadrinhada pelo GCD Regadas, um dos seus adversários no próximo Campeonato da Divisão de Honra da AF Braga. A anteceder a partida foi feita a apresentação individual dos jogadores que vão representar o Clube, sendo visível ver muita juventude com vontade de vencer no futebol e de mostrar serviço. Não é uma equipa tão forte como a das épocas anteriores, porque é diferente, mas mostrou ter capacidade para discutir o resultado em todos os jogos. É uma equipa praticamente de ilustres desconhecidos mas que parece ter a humildade suficiente para tentar atingir o objectivo a que se propõe. O público compareceu em número razoável sendo que alguns espectadores procuraram a sombra do “terceiro anel”, por detrás de uma baliza. 

O Regadas apareceu em Silvares sem oito jogadores, ausentes por vários motivos mas proporcionou uma boa partida de futebol entregando-se ao jogo com vontade. Ambas as equipas criaram várias ocasiões de golo mas ou por falta de sorte, de pontaria ou mesmo da eficácia dos guarda-redes o resultado manteve-se da mesma forma com que se iniciou.

Na segunda parte ambos os técnicos fizeram várias mexidas nos respectivos onzes mas as oportunidades de golo e a vontade de fazer muito e bem manteve-se. 

O Silvares tem uma direcção nova liderada por José Carlos Teixeira, homem que segue o Clube há muitos anos e tem saudade dos velhos tempos que a colectividade viveu, quando a seguir à AD Fafe era o Clube mais representativo e tinha grandes equipas de Futebol que enchiam o campo de adeptos do futebol. “Decidimos tomar conta do GD Silvares porque não apareceu ninguém que o quisesse fazer e este estava numa situação muito difícil mas não podia acabar porque tem um longo historial atrás de si e já foi campeão distrital três vezes, em 76/77 da 3.ª, em 81/82 da 2.ª e em 2008/2009 da 1.ª” 


Confrontado o que vai fazer este Silvares na temporada 2013/14 não se escudou nas palavras. Vamos tentar ter um GD Silvares competitivo e que acima de tudo que jogue de forma a poder dignificar o historial do Clube e honrar a freguesia em que se insere embora o Silvares se encontre isolado no seio da mesma em que há muita política e poucas pessoas disponíveis para ajudar a Colectividade. Para se ter uma ideia foram contactados dez jogadores da freguesia para representar o Clube e só dois deles aceitaram o desafio”. 

O Silvares 2013/2014 é uma equipa que não tem a ambição das épocas anteriores mas tem uma equipa capaz de fazer um bom campeonato pelo que o nosso objectivo é fazer o melhor possível e manter o Clube no mesmo escalão. 

O treinador Sérgio Pereira que já conhece o Clube pois foi adjunto de Vítor Pacheco nas duas épocas anteriores aceitou o desafio por considerar que o mesmo é aliciante e como vai ser a primeira época como treinador principal reconheço que aprendi muito na época passada com um grande amigo (Pacheco) o qual é o responsável por eu ter aceite este desafio e agora estamos cá para trabalhar e tenho a certeza que vamos conseguir os objectivos a que nos propusemos para esta temporada que é atingir a manutenção o mais rápido possível.
Questionado sobre a forma como conseguiu reunir os atletas para formar plantel uma vez que o Silvares começou a fazer isso muito mais tarde que os outros clubes, afirmou: tenho muito conhecimento do Futebol Popular onde existem há bastantes bons jogadores de futebol como considero que no distrital há muitos jogadores com capacidade para jogar em campeonatos nacionais. Dei primazia a esses porque os conheço e tenho plena confiança em realizar um bom trabalho no GD Silvares, clube que já representei também como atleta. 

Confrontado com praticamente a renovação total do plantel conferiu “a equipa é quase toda nova, tendo transitado três jogadores da época passada mas temos algum tempo para trabalhar e de certeza absoluta que na primeira jornada as pessoas desta freguesia vão ficar orgulhosas deste Clube. 

Jogo realizado no Campo Professor Manuel José Dias, em Silvares S. Martinho. 

GD SILVARES: Preto; Ratão, Luciano, Xavier, Vítor, Nuno Freitas, Miguel, Zé Paulo, Minhoca, Lucas e Finza. Jogaram ainda: Carlos, João Pedro, Bruno, Hélder, João, Zidane, Rui, Jó Jó, Paulo, Sérgio, Filipe, Tiago e Talagaia. Treinador, Sérgio Pereira. 

GCD REGADAS: Rafa; Russo, Marco André, Sobrança, Pauleta, Alex, Silva, Nando, Leandro, Buga e Nelson. Jogaram ainda: Pereira, Milo, Di Maria, Nuno, Rui e Mike. Treinador, António Águia.
.

Sem comentários: