.

.
.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Análise do Jornal Record ao CN Seniores

Texto: Jornal Record / Foto: JCL

"...Fafe, a melhor defesa da 1.ª fase só com
 uma derrota vai disputar a permanência"

Finda a 1.ª fase do CNSeniores, 16 equipas garantiram o lugar na ronda seguinte que vai apurar os clubes que discutirão o título de campeão e subirão à 2.ª Liga. No entanto, todos os olhares recaem sobre o Mafra. A formação de Elói Zeferino foi a única que terminou sem derrotas a 1.ª fase – cedendo somente 6 empates –, conquistando, assim, a pole-position dos candidatos. Um percurso meritório, assente numa das melhores defesas da prova (14 golos sofridos) e reforçado por um dos ataques mais eficazes (37 marcados) que lhe permitiram ganhar o estatuto de única equipa imbatível em todos os campeonatos nacionais. Argumentos que apontam o Mafra como um osso duro de roer para os restantes 15 clubes que lançaram as suas candidaturas à subida de divisão.

Porém, olhando para os números, um excelente ataque ou defesa não garante automaticamente sucesso. Atente-se ao caso do Fafe, a melhor defesa da 1.ª fase – e só com uma derrota averbada –, que vai disputar a fase de permanência. Aliás, dos seis sectores recuados mais seguros, três deles (Alcanenense, Casa Pia e Fafe) não conseguiram atingir a fase de promoção. Uma prova cabal que inviabiliza o adágio de que “os ataques ganham jogos, as defesas campeonatos”.
Só que não se pode reduzir o CNSeniores aos golos. Ao nível de pontos, a liderança coube ao Boavista que somou 45 nas 18 jornadas disputadas, logo seguido de Mafra (42) e BC Branco (40).

Até à última

O equilíbrio na 1.ª fase foi uma constante, e a emoção do apuramento durou até à última jornada, com seis vagas em aberto. Na Série G, por exemplo, havia cinco equipas em condições de garantir a qualificação, a 90’ da 2.ª fase. Um bom prenúncio para o que falta disputar nesta época... Dessa aflição, porém, livraram-se Boavista, BCBranco e Mafra, os primeiros a garantirem um bilhete para a próxima “estação”, a três rondas do fim. Os boavisteiros – que têm lugar reservado na 1.ª Liga em 2014/15 – e o BCBranco estão na linha secundária dos candidatos, assim como o Vit. Guimarães B que aposta forte na subida à divisão em que militou na época passada.

Mas do sucesso de uns vale-se a desilusão de outros. No plano desportivo, os candidatos Famalicão e Ribeirão não corresponderam em campo e ficaram pelo caminho. A mesma sorte esteve reservada para o Casa Pia que perdeu o comboio na 18.ª jornada, após a derrota com o Operário, e para oFafe, cujo empate na última ronda foi fatal.

Treinadores analisam

Ricardo Chéu, ex-treinador do Mirandela, agora no Ac.Viseu:

“Houve um enorme equilíbrio. O formato da prova diminuiu, e muito, a margem de erro e a forma como os jogos eram encarados. As equipas reforçaram-se melhor, embora os ‘nomes’ neste ano de nada valeram. Ganhou a competitividade da prova. OCN Seniores foi quase uma ‘incubadora’ de novos talentos e, nesse sentido, estamos no bom caminho. Para a 2.ª fase, acredito que V.Guimarães B e Mafra estejam mais fortes.”

Tuck, treinador do Sintrense:

“Não posso deixar de salientar que foi um campeonato com muitas condicionantes económicas, embora a proximidade das equipas tenha sido um aspeto positivo. Porém, assistimos a uma prova muito equilibrada e bastante disputada, e prevejo que a 2.ª fase siga a mesma tónica. Gostava de destacar o GSLoures e o Oriental pela prova que fizeram, mas nesta fase de decisão não consigo apontar um favorito à subida de divisão.”
.

Sem comentários: