.

.
.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 25 - Passos Manuel, 24

Texto: João Carlos Lopes / Fotos: Tiago João Lopes 

A vitória que tanto faltava 

- Saber sofrer e acabar a vencer 

O AC Fafe recebeu o Passos Manuel (PM) em jogo a contar para a 18.ª jornada da 1.ª Fase do campeonato da 1.ª Divisão, tendo vencido tangencialmente por 25-24, numa partida carregada de emoção com várias alternâncias na frente do marcador, com este a ficar em suspenso até aos últimos segundos da partida. 

A acrescentar que o Passos Manuel se reforçou nesta paragem de campeonato, a exemplo de outras equipas que lutam, tal como o AC Fafe pela permanência. Embora com algumas quebras em que já vimos noutros jogos e com  alguma ponta de sorte que também já fugiu aos fafenses noutras partidas, a vitória acaba por ser digna porque mesmo nos piores momentos a equipa acreditou sempre e conseguiu dar a volta.  

Começaram bem os comandados de Nuno Santos ao chegar ao 2-0 no marcador com golos de Nuno pimenta e Marco Sousa, tendo chegado aos cinco minutos a vencer por 5-3 e com os golos fafenses a serem distribuídos, marcaram Armando Pinto, João Castilho e Cláudio. Parecia que o jogo não sendo fácil podia pender para o lado do ACF. 

Aos dez minutos a diferença já era apenas de um golo 6-5 para o ACF. Aos 15 passou para dois, 9-7, mas aos 20 o Passos Manuel passava para a frente 9-10, aproveitando o facto da equipa fafense estar cinco minutos sem marcar golos. O ACF voltou a recuperar e marcou quatro golos sem resposta passando o marcador para 13-10, aos 35 minutos. Porém, ainda antes do intervalo voltou a permitir que o PM se aproximasse no marcador tendo as equipas saído para o descanso com um parcial de 14-13 favorável aos fafenses. 

O início da segunda parte foi muito maus para o ACF que o PM soube aproveitar para ganhar uma vantagem confortável, passou de um desfavorável 14-13 para um confortável 14-18, marcando cinco golos sem os fafenses terem marcado nenhum. Aliás, nos primeiros dez minutos da segunda parte o ACF não conseguiu fazer golos. 

Quem quebrou o enguiço foi o jovem Mário Pereira que rompeu pelo bloco contrário para fazer o 15-18, depois Pedro Peneda reduziu a desvantagem em mais um golo. O PM voltou a marcar mas o ACF, com garra e atitude conseguiu recuperar para os 19-19, com dois golos de Pedro Peneda e um de Armando Pinto, tendo o mesmo jogador marcado o golo que voltou a dar a vantagem aos fafenses 20-19.

O jogo estava vivo e muito equilibrado e ainda antes dos cinco minutos finais o PM voltaria de novo para a frente do marcador, 21-22. Pensou-se que tudo estaria perdido mas dois golos de Nuno Pimenta voltaram a colocar o ACF na frente, 23-22. 

Longe do sofrimento estar acabado para os fafenses a minuto e meio do final o PM faz nova reviravolta, 23-24, o melhor ainda estava para vir, Mário Pereira igualou a partida, o PM falhou o ataque e Cláudio marcou o 25-24. Ainda faltava um minuto para jogar e tudo podia acontecer mas, ao contrário doutros jogos os fafenses foram suficientemente espertos para segurar a vantagem e acabaram por merecer esta preciosa vitória.    

Os guarda-redes Miguel Marinho e Hugo Fernandes estiveram impecáveis na baliza, transmitindo confiança aos seus colegas, nomeadamente com defesas decisivas nos piores momentos do jogo, tendo contribuído sobremaneira para esta vitória arrancada a ferros.     


Jogo realizado no Pavilhão Municipal de Desportos em Fafe

Árbitros, Nuno Francisco e Fábio Gonçalves

AC FAFE: Miguel Marinho, Hugo Fernandes e João Santos; Armando Pinto (3), Cláudio Mota(2), Paulo Castro (1), César Gonçalves, Nuno Pimenta (3), João Castilho (2), Luís Gonçalves, Vladimiro Pires, Mário Pereira(3), Luís Pereira, Pedro Peneda (5) e Marco Sousa (6). Treinador, Nuno Santos.

PASSOS MANUEL: Alexandre Moura e Ângelo Monteiro; Vladimiro Bonaparte, 
Sérgio Fonseca (1), Diogo Lopes, Pedro Sequeira (7), Benedito Donge, Belone Moreira (6), Hugo Fernandes (1), Bruno Cunha (1), David Piedade (4), David Pinto (2) e Fernando Ramos (2). Treinador, João Henriques.
.
   

Sem comentários: