.

.
.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Natação: AD Fafe surpreende no Torneio de Ano Novo

Texto e foto: ADF 

21 mínimos para o Zonal de Infantis
e 4 para os Nacionais de Infantis 
Juvenis em fase de preparação geral

Nos dias 26 e 27 de Janeiro, os Infantis e Juvenis da Associação Desportiva de Fafe (ADF), deslocaram-se ao Porto, para disputar o Torneio de Ano Novo, da Associação de Natação do Norte de Portugal, que contou com a presença de 426 nadadores em representação de 20 clubes nortenhos. 

Inserido numa fase de preparação geral dos nadadores, este torneio tinha como objetivos principais a evolução técnica dos nadadores, o desenvolvimento do espírito competitivo e a melhoria das marcas pessoais, com aproximação ao objetivo principal: a realização de tempos que permitissem o apuramento para o Torneio Zonal de Infantis e para os Campeonatos Nacionais. Embora esta não fosse a última oportunidade para realizar os mínimos, os “golfinhos” de Filipe Carvalho e Rui Ribeiro surpreenderam, com 35 novos recordes pessoais, num total de 41 participações, o que representou uma melhoria significativa de 7% em relação às suas anteriores melhores marcas. Consequentemente, foram obtidos 21 mínimos para o Torneio Zonal de Infantis e 4 mínimos para os Campeonatos Nacionais. 

Nos Juvenis que representaram a ADF neste torneio o destaque vai para Natália Cunha, que melhorou todos os seus tempos e ainda conseguiu apurar-se para o Campeonato Nacional de Juvenis, que se realizará em Abril, em Coimbra, na sua prova de 200m Costas, onde mostrou que só faltam corrigir alguns pormenores técnicos para se tornar potencialmente uma referência da natação fafense. Luís Fonseca conseguiu aproximar-se das suas melhores marcas, apesar de ter participado bastante condicionado devido a uma lesão. 

Quanto aos Infantis, foi confirmado o potencial desta nova geração de campeões, com recordes atrás de recordes e uma “chuva de mínimos” para os Campeonatos Nacionais e para o Torneio Zonal. Em destaque, João Freitas, ao conquistar o apuramento para o Zonal e para os Nacionais nos 100m e 200m Costas, Margarida Leite, com mínimo para os Nacionais nos 400m Livres e 7 mínimos para o Zonal, Beatriz Oliveira, já apurada para os Nacionais, que obteve neste torneio 6 mínimos para o Zonal, num total de 10 até agora, Romeu Fernandes, com tempos excelentes nos 400m Livres e à passagem dos 200m na mesma prova, obtendo 3 mínimos para o Zonal, Rui Martins, que obteve os seus 2 primeiros mínimos para o Zonal na primeira vez que nadou os 200m Costas, e Maria Carvalho, que juntou mais um mínimo para o Zonal, nos 100m Mariposa, aos 2 que já tinha obtido. 

David Bessa e João Peixoto, condicionados nas últimas semanas de treino, e Francisco Steinmaier, melhoraram todos os seus tempos, enquanto Rui Pinto melhorou em 2 das 3 provas que nadou. Estes nadadores contam ainda com pelo menos duas oportunidades para realizar mínimos para o Zonal, antes de terminar o prazo definido pela Federação Portuguesa de Natação. Focados nesta meta estão o capitão dos infantis, Simão Ferreira, e Beatriz Alves que, com 2 recordes pessoais cada um, estão ainda mais próximos do Zonal, visivelmente ao seu alcance. Deve ainda ser referido que a estafeta infantil B masculina da ADF obteve, com as melhorias registadas no torneio, o mínimo de participação no Zonal para os 4x100m Estilos, estando pré-selecionado o nadador João Peixoto para a vaga existente. 

O Torneio de Ano Novo foi um passo importante para o desenvolvimento dos nadadores da ADF e estes encararam-no com uma determinação que produziu excelentes resultados. Os Juvenis e Juniores da ADF preparam-se agora para o Open Vale do Sousa, nos dias 8 e 9 de Fevereiro, em Felgueiras, enquanto os Infantis se preparam para um dos torneios mais importantes da época, o Torneio Nadador Completo, novamente no Porto, no fim de semana seguinte.
.

Sem comentários: