.

.
.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CNS - SC Vianense - AD Fafe: É preciso vencer a tradição

Texto e foto: João Carlos Lopes 

Um drama em três actos  

Depois da derrota caseira com o Bragança, a AD Fafe vai a Viana do Castelo com a obrigação de vencer mas a estatística dos jogos disputados na capital do Alto Minho não é favorável aos fafenses. Aliás em 19 confrontos na condição de visitante o Fafe apenas conseguiu vencer três partidas, tendo perdido oito e empatado outras tantas. 

A tradição não é favorável aos fafenses mas a equipa orientada por Agostinho Bento tem a seu favor o facto de ter estabilizado mais neste escalão que o opositor que passou um longo período na 3.ª Divisão. Contudo, nem isso garante nada ao Fafe nem a tradição ao Vianense. O último confronto registado em Viana entre os dois clubes redundou num empate sem golos e reporta-se à época de 2002/2003. Aliás nos últimos cinco encontros registaram-se quatro empates sem golos e uma derrota para a AD Fafe. 

No presente campeonato o Vianense venceu quatro jogos em casa, empatou dois e sofreu apenas uma derrota na jornada 14 contra o Valenciano por 1-0, tendo também perdido o jogo que se seguiu em Santa Maria pela mesma marca.

Jogos efectuados pela ADF
em Viana do Castelo
Já como visitante, o Fafe venceu três jogos e empatou quatro, não tendo perdido nenhum. Aliás a única derrota que tem no campeonato foi no último jogo em casa contra o Bragança. 

No que diz respeito a golos, como visitado, o Vianense marcou sete golos e sofreu três em sete jogos. Já o Fafe, como visitante, nos mesmos sete jogos marcou sete golos e sofreu dois. 

Resta concluir que este é um jogo de capital importância para as duas equipas. Se o Fafe ganhar e se verificar um empate entre o Bragança e o Limianos passa novamente para a frente. Já o Vianense tem que ganhar para continuar a sonhar, uma vez que só tem 24 pontos, menos quatro que o Fafe e Bragança e menos cinco que o líder Limianos. São quatro candidatos que que jogam entre si e que matematicamente podem aspirar a um dos dois primeiros lugares, o mesmo sucedendo ao Mirandela que também tem 24 pontos e recebe o Ninense.

Este Domingo os olhos vão estar num campo e os ouvidos em mais dois. As contas vão facilitar a vida a uns e complicar a de outros. A primeira fase aproxima-se rapidamente do fim e ainda nada está decidido. Que role a bola para que se possa fazer contas. 

A favor do Fafe para este jogo deve estar a ausência do guarda-redes Rui Santos o herói do jogo em Fafe que defendeu tudo o que havia para defender nessa partida. Aliás não foi ele que defendeu nas últimas duas derrotas do Vianense e na última partida nem esteve no banco. Ao que tudo indica se não saiu estará mesmo de saída do Clube. 

Se o Fafe vencer em Viana pode dar um passo decisivo rumo ao objectivo traçado no início da época. Já o podia ter alcançado. Não o fez, mas ainda vai a tempo. Só necessário que saía vitorioso deste drama em três actos (jogos). 
.


Sem comentários: