.

.
.

sábado, 14 de novembro de 2015

Pró-Nacional AF Braga: OFC Antime, 1 - Forjães, SC, 0 (jogar como equipa)

Texto e fotos: João Carlos Lopes 


Raul materializou o bom trabalho colectivo 

O Antime somou mais três pontos ao vencer o Forjães por uma bola a zero, com um golo do capitão da equipa Raul Babo, apontado aos nove minutos. Num jogo que não foi muito bem ajuizado pelo trio de arbitragem, Jonas acabou expulso aos quatro minutos de compensação, depois de ter feito uma grande partida, atacando muito bem na primeira parte e defendendo com unhas e dentes na segunda a exemplo de toda a equipa.

A equipa de Esposende entrou muito forte e nos primeiros três minutos conquistou um canto e esteve perto do golo na sequência de um livre em que Carlos cabeceou para grande defesa de Rui. 

Passado o susto e ao contrário do que tem sido habitual, o Antime assumiu o jogo com Castanha na direita e Jonas na esquerda muito activos, bem municiados por Pedro Ismael e com Hélder Carvalho a ter o importante papel de chamar a si os centrais. Na rectaguarda Beijinhos, Joel, Gustavo e Rui Ferruge estiveram impecáveis, um pouco mais à frente Raul e Lopes era ajudas preciosas. Na baliza esteve um esteio chamado Rui, tem tanta qualidade na baliza como de humildade e ainda se magoou num lance para negar o golo do empate. 

O golo do Antime chegou aos nove minutos numa jogada em que Castanha foi à linha, cruzou atrasado, a bola sofreu um desvio para Raul que encheu bem o pé e fez um golo de belo efeito.

O Antime podia ter chegado ao 2-0 aos 12’. Jonas imitou Castanha do lado esquerdo, cruzou atrasado para Hélder Carvalho mas o remate deste saiu enrolado. 

O Forjães só aos 37’ voltou a ter uma situação de algum perigo com Reko a entrar na área e a rematar por cima. Aos 39, Gustavo fez um corte providencial e aos 42’, Rui defendeu um livre a dois tempos.

A equipa orientada por Luís Gomes teve a hipótese de ir para o descanso na frente quando aos 43’, numa jogada de insistência, Ismael serviu Lopes de bandeja e este atirou por cima numa perdida incrível. 

Na segunda parte o Antime fechou linhas, dando a iniciativa ao Forjães para tentar sair em contra-ataque. Aos 57’, Higuita que tinha entrado instantes antes, apareceu na cara de Rui ao primeiro poste mas o guarda-redes negou-lhe o golo ainda que se tenha lesionado no lance. 

Volvidos três minutos, os mesmos protagonistas, com Rui a negar o golo com o pé e depois Magalhães, com a baliza aberta a atirar ao lado. 

O Antime também podia ter marcado aos 62’, numa jogada em que Hélder Carvalho serviu Raul na esquerda que tinha Ismael a pedir a bola ao segundo poste mas optou pelo remate, à malha lateral. 

Raul Babo 
Respondeu o Forjães num lançamento em que a bola chegou a Magalhães que acabou a rematar à figura de Rui. 

O Antime podia ter marcado aos 73’, quando Ismael se isolou e lhe foi assinalado um fora de jogo que não existiu. Aos 80’, em jogada de contra-ataque conduzido por Castanha este serviu Ismael que tentou devolver mas a bola foi interceptada com a mão por um contrário, ainda fora da área. Do livre marcado por Raul resultou canto. 

O Forjães fez um pressing final e aos 86’, viu uma sucessão de remates serem mal aliviados pela defesa antimense. Aos 88’, numa bola metida das costas da defesa, Higuita não foi muito lesto e Rui roubou-lhe o golo. Dois minutos depois o mesmo Rui veio fora da área fazer um corte de cabeça. 

No último minuto de quatro de compensação Jonas foi expulso, depois de ter visto um cartão amarelo e dirigir palavras ao jogador adversário.

Jogo no parque de Jogos de Antime, Fafe.

Árbitro, José Pereira, Cristiano Araújo e Carlos Bezerra.

OFC ANTIME: Rui; Vítor Beijinhos, Rui Ferruge, Gustavo (Malhado, 67’), Joel, Raul, Lopes (Patocas, 72’), Ismael, Jonas, Hélder Carvalho e Castanha (Samu, 84’). Treinador, Luís Gomes.

FORJÃES SC: Salgueiro; Magalhães, Pedro José, Carlos, Luís Salgueiro, Tiago Lopes (Postiga, 38’), Luís Barbosa (Higuita, 57’), Rui Rodrigues, Óscar, João André e Reko (Paulinho, 74’). Treinador, Aníbal Ferreira.

DISCIPLINA – Amarelos: Reko, 11’; Ferruge, 45’; Luís Barbosa, 45’; Postiga, 68’; Óscar, 70’; Jonas, 94’ e Paulo José 94’. Vermelho: Jonas, 94’.

GOLO: Raul Babo, 9’.

Sem comentários: