.

.
.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Fafe Talho Team foi a Fátima de bicicleta e levou a família

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR 

Não há cansaço mais forte que a nossa fé

A equipa de cicloturismo do Fafe Talho Team, realizou mais uma peregrinação anual a Fátima, no dia 24 de Julho, levando onze bravos ciclistas a percorrer uma distância de mais de 270 km num só dia.

A partida simbólica foi dada em frente ao Fafe Talho, propriedade do organizador da peregrinação, Paulo Soares, um homem de muitas e boas ideias, amigo do amigo e que merece a proteção divina nos seus negócios. 

À hora da saída, 5 da manhã, ainda era escuro e foi necessário recorrer às luzes de presença, frontais e traseiras, para viajar em melhor segurança. A primeira paragem ocorreu na cidade do Porto, na Ribeira, do lado de Gaia, foi breve mas ainda deu para fazer alguns registos fotográficos.

O tempo esteve ameno e isso ajudou os ciclistas a progredir sem grandes dificuldades, permitindo-lhes parar novamente em Espinho para tomar o pequeno almoço e depois em Ílhavo, desta vez mais para abastecimento líquido e conviver um pouco com a população local, que foi simpática e acolhedora. 

A paragem para almoço foi na Tocha onde já estavam os familiares que vinham no autocarro que haveria levar os ciclistas de volta a Fafe, depois de terem feito algumas visitas a alguns locais emblemáticos do país entre o Porto e Fátima. 

O repasto teve de tudo um pouco, havia comida diversa para alimentar um pelotão inteiro da volta a Portugal e panados que nunca mais acabavam. O momento serviu para conviver e trocar algumas palavras antes de os ciclistas se fazerem novamente à estrada porque o destino ainda estava a cerca de uma centena de quilómetros.

O tempo começou a aquecer e o resultado disso foi que no final todos tinham, pelo menos, o nariz vermelho. Houve ainda mais duas paragens pelo caminho para abastecimento, uma delas em Leiria onde foram feitos mais alguns registos fotográficos. 

O destino aproximava-se mas ainda haviam cerca de duas de dezenas de quilómetros para percorrer num terreno mais inclinado, mas que se foram fazendo ao ritmo de cada um para no final chegarem todos juntos ao Santuário de Fátima onde, tal como no almoço, receberam as palmas dos familiares que entretanto já tinham chegado. 

Nos onze magníficos que transportaram a vaquinha sorridente até Fátima também ia o Baby Shark que assim, aos 15 aninhos, juntou mais um excelente registo para a sua já longa contabilidade velocipédica pessoal. 

No Santuário as emoções ficaram à flor da pele e as lágrimas rolaram naturalmente em alguns rostos, porque fizeram este trajeto com fé e devoção e chegaram ao destino sem percalços para agradecer outras dádivas divinas, juntando a deste dia. 

Cada um professou a sua fé no Santuário com as suas orações e algumas velinhas a arder, antes de tomarem um retemperador banho e degustarem outra parte do merendeiro onde havia bolo muito saboroso de pepitas e chocolate, banana e das duas coisas e outras iguarias que saciaram a fome antes do regresso em segurança a Fafe. 

Um agradecimento a todos os companheiros de jornada pela amizade e simpatia, um especial ao organizador - não faltou nada - e outro ao Rui Machado, um ser humano incansável na ajuda ao próximo, um excelente mecânico de viagem e que merece tudo de bom na vida. Que as preces de todos os ciclistas e familiares sejam atendidas pela Nossa Senhora de Fátima para que, para o ano, se possa repetir esta jornada.  

Sem comentários: