.

.
.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Petanca | C.R.C. Briteiros realiza o seu III Open Internacional a 30 de Julho

TEXTO: JOSÉ VIEIRA MACHADO | FOTOS: DR

Petanca e Citânia: As "Joias da Coroa" de Briteiros

O Centro Recreativo e Cultural de Briteiros conta com mais de cinquenta anos de história, perfilando a maior parte da sua trajetória na formação de atletas futebolistas, atraindo jovens das ruas para o desporto.

Na última década, com as dificuldades que se instalaram a nível da captação de recursos para a sustentabilidade das atividades futebolísticas, nomeadamente das equipas seniores, o clube tem-se dedicado em exclusivo à prática de Petanca, por meio da Secção da modalidade, criada por Avelino Marques, Alfredo Clemente e Joaquim Leite, a quem se externa os sinceros e merecidos agradecimentos.

A Secção tem vindo a crescer de ano para ano, principalmente nos últimos três - passando de setenta para cento e quarenta associados - muito por culpa do interesse de jovens e adultos para o exercício desse desporto, que também é um meio de reabilitação, integração e interação de gerações.

Hoje contamos com vinte e quatro atletas federados, inscritos na APZN (Associação de Petanca da Zona Norte) e na FPP (Federação Portuguesa de Petanca), competindo no campeonato, taça do Porto, taça de Portugal, torneios internacionais, etc..

Mas afinal o que é a Petanca? Para quem não conhece esta modalidade, ainda pouco conhecida em Portugal, tudo começa por atirar uma pequena bola de madeira entre os seis e os dez metros de distância, o “bichon”. Depois, os jogadores de cada equipa, doublete, triplete ou mão a mão, tentam aproximar as bolas deste marcador ou sacar as bolas do adversário que estão mais próximas do mesmo, para que as suas passem a ser as mais perto e assim contar pontos.

Esta atividade, como todas as demais, tem regras. Mas, com a sua prática, rapidamente se absorve o conhecimento da sua essência.

Em 100 países que competem neste jogo, Portugal está em 9º lugar no ranking.

No dia 30 de Julho, a Secção de Petanca – C.R.C.Briteiros realiza o seu III Open Internacional, que deverá ter a participação de mais de 200 atletas de norte a sul e internacionais.

Convívio e boa disposição são motivos para passar um dia diferente e conhecer as duas "joias da coroa" de Briteiros: a petanca e a Citânia, o mais emblemático conjunto arqueológico da cultura castreja do Norte Peninsular e o mais extensamente escavado em Portugal.

A Direção agradece a todos os seus associados e simpatizantes, à União das Freguesias de Briteiros S. Salvador e Briteiros Sta. Leocádia, à Câmara Municipal de Guimarães e a todos os patrocinadores que têm ajudado ao longo da sua caminhada.

Sem comentários: