.

.
.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Crónica | Onde vais? Vou a Cepães e já venho!

POR: JOÃO CARLOS LOPES

Cepães é a capital fafense do lazer 

Cepães é por esta altura um destino de excelência para os fafenses, principalmente os que habitam na malha urbana da cidade, que encontram naquela localidade, uma referência obrigatória para um passeio pedestre, uma volta de bicicleta ou uma corrida de atletismo que, uma vez lá chegados, avistam uma área cada vez mais aprazível. Cepães é ponto de partida e de chegada para muita gente, como se o comboio ainda existisse.  

É verdade que a pista de cicloturismo é a espinha dorsal para os que caminham, correm ou  andam de bicicleta e que inevitavelmente passam por Cepães, mas essa é, tão só e somente, uma ténue linha daquilo que pode ser visto ao seu redor. 

Há uma panóplia de caminhos alternativos que, além de ajudarem a evitar, o aglomerado de ciclistas de fim de semana, oferecem um panorama visual de grande qualidade, onde é possível apreciar a verdejante vegetação e ouvir o cantar das várias espécies de pássaros que por ali coabitam. 

Desviar por Bouças, passar pela ponte, seguir em frente, meter depois do Ropiro (à esquerda) pelo caminho que nos leva à antiga Valindo e continuar em frente para o Parque de Cepães de onde se parte para 1,5 km de rara beleza junto ao Rio Vizela, com passagem pelo Moinho de Água e pela ponte do Prego até ao início do campo de golfe. 

Desviar em Bouças e virar logo à esquerda, paralelo à pista e mais à frente imiscuir-se pelos caminhos que nos levam aos campos de cultivo e desaguar na Ponte do Romeu, para depois  apanhar parte do trajeto anterior até ao Parque de Merendas é outra alternativa.

Há ainda a possibilidade de seguir na pista até ao campo de ~futebol de Cepães, aí desviar à esquerda, subir até cerca de meio caminho até à estrada principal e virar à direita para passar por um caminho rural que vem desaguar muito perto da estação é outra, entre outras, hipóteses.

Tudo isto para quem se desloca de Fafe, porque depois da estação de Cepães há várias outras oportunidades para sair da pista e ver a beleza natural que por ali habita. E estas são apenas três das alternativas, que até podem ser conjugadas se se pretender dar uma volta maior. 

Cepães é uma terra milenar que soube adaptar-se aos tempos modernos e que criou condições para atrair pessoas. O Bar da estação de Cepães é ponto obrigatório de paragem, para tomar um café, para beber algo refrescante, ou até para os ciclistas e atletas e pedestrianistas reporem energias. Naquele edifício respira-se história e sente-se o pulsar de uma Coletividade, Sociedade de Recreio Cepanense, cuja sede fica por cima do Bar e que se desdobra em várias atividades desportivas e culturais, deixando o perfume quase centenário (97 anos de vida) no ar.

Cepães é, por esta altura, a capital fafense do ciclismo, do atletismo e do pedestrianismo, Ponto obrigatória de passagem e de paragem. Por isso é que, ao fim de semana quando me levanto e visto uma roupa desportiva e me perguntam onde vou, eu digo: Vou a Cepães e já venho!. 

Quando regresso a casa trago dez prazerosos quilómetros na pernas, a mente mais liberta, porque respirei ar puro, e a alma cheia porque encontrei amigos com quem conversei e convivi e me deixaram um sorriso no rosto e uma âncora no pensamento; Cepães será sempre um ponto de regresso e de retorno, um balão de oxigénio, onde o comboio sempre apitará na nossa mente, para nos lembrar que somos humanos e que a vida passa a correr. 

Sem comentários: