.

.
.

sábado, 20 de maio de 2023

𝙈𝙖𝙧𝙘𝙤u mas não valeu!

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Como é possível anular o golo de uma vida? 

O Desportivo Ases de S. Jorge recebeu o GD Pardelhas, num jogo de sentido único em que o resultado de 3-0 peca por escasso para os ases que, apesar de terem muitos jogadores lesionados ou a cumprir castigo, fizeram uma partida bem orquestrada sob a batuta de José Miguel Dantas, que assinou um jogo soberbo, mas a partida ganhou outra dimensão já em tempo de compensação.

O treinador do Desportivo Ases de S. Jorge meteu o guarda redes suplente Marco como ponta de lança, em substituição de Micoli. O jovem demorou algum tempo a adaptar-se à nova realidade de ter que correr em pelo menos meio campo para jogar, o que é totalmente diferente de estar entre os postes. É certo que as primeiras tentativas de contacto com a bola provocaram algumas gargalhadas no público e nos colegas que estavam de fora, o que, no entanto, não os impediam de incentivar o companheiro de equipa. 

Aos poucos, Marco foi tomando noção da nova realidade e vai daí arranca um livre. Depois foi sonhando dentro do próprio jogo. Até que, o árbitro parece ter-se esquecido do tempo e isso acabou por ser benéfico para o espetáculo. Aos 97 minutos, após novo livre lateral a bola foi metida ao segundo poste onde o central Henrique Barros, que bisou na partida com dois golos de cabeça, meteu a bola no coração da área onde apareceu Marco a empurrar para a baliza, colocando todo o mundo em delírio, porque no fundo era o que toda a gente desejava. Mas, não há bela sem senão, e o senhor árbitro - um senhor com cerca de setenta anos, que aos 78 minutos parou o jogo para os atletas beberem quando estava a correr uma aragem fria -, por indicação do auxiliar anulou este golo épico ao Marco. Como é possível anular o golo de uma vida ao jovem Cavaleiro de S. Jorge? 

É verdade que o golo de Marco, por ter sido invalidado, não constará na ficha de jogo, mas jamais será apagado da memória dos presentes, não só pela alegria contagiante que provocou nos jogadores e nos colegas, mas porque o puro futebol é vivido de momentos como este.

Sem comentários: