.

.
.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Entrevista | Formação no GCD Regadas já é uma realidade contagiante

ENTREVISTA POR: JOÃO CARLOS LOPES | FOTOS: DR

"Sabemos que temos um longo caminho pela frente"

O GCD Regadas foi sempre um Clube bairrista, que orgulha as suas gentes, não só pelas atividades da instituição como pela união que promove entre todos. Gente humilde e de trabalho que foi transformando aos poucos o Campo das Cerdeirinhas, num local aprazível e atrativo, em que o piso sintético é o seu maior orgulho até ao momento. Criadas as condições, surgiram novas ideias e os escalões de formação foram a prioridade nesse pacote de intenções. Agora, é ver a alegria contagiante das crianças vestidas de negro e amarelo a pintar o relvado verde de sorrisos e satisfação. A criação dos escalões de formação em Regadas surgiu ainda em tempo de pandemia mas cresceu e já congrega cerca de meia centena de atletas de ambos os sexos das freguesias da zona mais a sul do Concelho de Fafe. É um trabalho feito de base em que os responsáveis partiram do zero e estão ainda a aprender com os próprios erros, mas com a mesma humildade de sempre e um sorriso sincero de quem sabe que está a contribuir para um futuro melhor destas crianças, proporcionando-lhe a prática desportiva, o convívio inclusivo e as emoções que devem ser vividas nestas idades. Montelongo Desportivo falou com Tiago Ribeiro, um dos responsáveis deste grande trabalho que nos inteirou de todo o processo, das necessidades da secção e ainda do que esperam no futuro. A verdade é que o desporto em Fafe está mais rico com a formação do GCD Regadas. Há mais crianças felizes, graças a pessoas de alma grande, humildes, altruístas e abnegadas.        
    

Quando surgiu a ideia de criar escalões de formação no GCD Regadas?

A ideia da criação da formação veio da parte do presidente Zezé. O presidente agendou uma reunião comigo, com o Rafael Ferreira e com o Armando e lançou-nos o desafio de implementar o formação no clube, onde nós aceitamos de imediato esse desafio visto que o GCD Regadas neste momento tem boas condições para começar a estar ao nível de outros clubes do nosso concelho a nível de formação. 


A adesão foi logo massiva ou começou a ser contagiante?

Logo no primeiro ano e ainda na fase de pandemia por acaso correu bem em termos de adesão, tivemos cerca de 30 crianças, o único problema é que eram de várias idades onde não conseguíamos formar nenhum escalão com crianças suficientes para irmos para competição, então decidimos juntar 2 escalões e só fazer jogos lúdicos no nosso recinto desportivo convidando outras equipas. 


Quem são os responsáveis e quantas pessoas estão envolvidas na formação, desde treinadores a diretores ou outros agentes?

Os coordenadores da formação são o Tiago Ribeiro, Rafael Ferreira e o Armando Teixeira, depois temos a Rita (Boneca Rita) que é a pessoa responsável pelas atividades extra futebol. 

Os treinadores da formação são  Paulo Gonçalves, Soraia Pereira e Marta Marinho treinadores dos petizes;

Filipe Rodrigues e Armando Teixeira, treinadores dos Traquinas, 

Daniel Correia e Diogo Cunha, treinadores dos Benjamins 

André Alves, Rui Pinto e Fábio Coelho, treinadores dos Iniciados.

Neste momento na formação somos 13 pessoas, mas queremos recrutar mais pessoas para ajudar, queremos tentar crescer ainda mais e para isso precisamos de mais pessoas para haver esse crescimento.


Neste momento quantos atletas têm a treinar e em que escalões? 

Neste momento temos 45 atletas divididos por 4 escalões, Petizes, Traquinas, Benjamins e Iniciados.


Quantas meninas aderiram? 

No primeiro ano tivemos 8 meninas, 6 delas ainda continuam connosco.


De que freguesias são os vossos miúdos?

A maior parte dos nossos atletas são da freguesia de Regadas, mas também temos atletas das freguesias vizinhas, como por exemplo de Arnozela, Seidões, Ardegão e Silvares.


Já têm escalões a competir? 

Sim temos, aliás todos os escalões que temos estão a competir nos campeonatos organizados pela AMAF.


Os pais pagam mensalidade para os meninos treinarem?

Sim os pais pagam mensalidade, um valor muito baixo, temos a noção que os tempos são difíceis para todos e por isso não queremos sub carregar os pais com valores altos,  basicamente as mensalidades são para despesas que vamos tendo com a formação.


As instalações do Clube são suficientes e adequadas para que se possa desenvolver um trabalho profícuo?

Em termos de instalações, necessitamos de mais balneários, para podermos dar mais conforto aos nossos atletas. 

O clube já começou a fazer esses futuros balneários e esperamos em breve já conseguirmos dar mais condições aos atletas.

Em relação ao resto, acho que temos uns dos melhores sintéticos do concelho por isso é só deixar as crianças usufruir.


Nos dias de inverno, nomeadamente nos chuvosos, os miúdos continuam a treinar?

No nosso primeiro ano os dias de inverno era um grande problema, porque sabíamos que é muito complicado termos crianças de 5 anos a treinar á chuva e então por vezes os treinos em dias chuvosos eram cancelados. Este ano tivemos que arranjar uma solução. Essa solução passou por alugar um pavilhão nesses meses de outono e inverno e voltamos para as nossas instalações agora na primavera e verão onde já é mais quente e onde os meninos preferem correr ao ar livre e no tapete verde do que dentro de 4 paredes.


Que "feedback" têm recebido do vosso trabalho, quer dos pais, quer dos próprios atletas?

Aquilo que me vai chegando aos ouvidos é que tanto pais como os meninos estão contentes e satisfeitos, o feedback tem sido positivo e isso é o que nos dá força para cada vez sermos mais perfeitos e organizados.

Sabemos que temos as nossas falhas mas tentamos aprender com elas, porque nós fomos um grupo de 3 pessoas mais o presidente que trabalhamos as ideias para implementar na formação, não tivemos ajuda de ninguém com experiência neste ramo de coordenação. Por isso sabemos que com a nossa inexperiência vamos sempre falhar em alguma coisa, mas somos humildes para tentar corrigir qualquer falha que haja.


Além da prática desportiva disponibilizam outro tipo de atividades para os vossos meninos, nomeadamente nos períodos de férias escolares?

No período de férias escolares não temos qualquer tipo de atividades.

Como já referi em cima temos a Rita (Boneca Rita) que é uma das responsáveis por nos ajudar a planear atividades extra futebol, tudo o que for datas festivas nós tentamos sempre que possível fazer alguma atividade com os atletas.


Que tipo de apoios recebem para manter a formação ativa? 

Depois de um ano experimental, o maior apoio veio essencialmente dos pais e das 12 pessoas que se dedicam exclusivamente à formação.  


Sentem orgulho e que fazem toda a diferença com esta atividade na zona sul do Concelho de Fafe e que este trabalho aproveita às freguesias vizinhas? 

Nós coordenadores e treinadores sentimos muito orgulho de tudo o que se tem feito na formação, por vezes temos momentos estressantes,  muitas horas perdidas, mas quando olhamos para eles e vimos a felicidade deles por estarem equipados com as cores do clube, ou aquele abraço que nos dão cheio de ternura, isso tudo compensa as horas perdidas.

Nós além de tentarmos que eles cresçam como atletas, também queremos é que eles se sintam felizes connosco.

Sabemos que todos o que estão na nossa formação, uns mais que outros, sonham em ser jogadores de futebol mas sabemos que nem todos o vão conseguir, mas nós coordenadores e treinadores tentamos fazer com que cada menino lute por esse sonho e que cresçam felizes e que futuramente  sejam cidadãos exemplares, nunca esquecendo que a escola está a cima de tudo.


Há tendência para atrair mais atletas?

Em relação em esta atividade aproveitar as freguesias vizinhas acho que ainda pode aproveitar mais, já temos algum atletas de outras freguesias mas penso que ainda vamos ter mais. Desde o início da época praticamente todos os meses inscrevemos atletas, nós temos as portas abertas para todos os meninos e meninas sejam elas  de freguesias vizinhas, de outras freguesias mais distantes, ou da freguesia de Regadas. Queremos dar oportunidade a todos sem exceção.


Que sonho alimentam para o futuro?

Futuramente gostávamos de ver a equipa sénior a ser alimentada de jogadores da formação, tentamos incutir neles o bairrismo, união e o querer, características que sempre identificaram a equipa do GCD Regadas, sabemos que é um caminho longo mas tentamos trabalhar para que isso venha acontecer.

Sem comentários: