.

.
.

domingo, 28 de maio de 2023

Rescaldo (1) | Mister Vasco Abreu devolveu os juniores da AD Fafe à luta por títulos

| TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES

Com esta equipa técnica o escalão deixou de marcar passo 

Vasco Abreu, ou Vasco Fuscinante para os amigos, é o jovem técnico, de 33 anos, que devolveu os juniores da AD Fade à luta por títulos. É verdade que perdeu o jogo da subida à 2.ª Divisão Nacional contra um abastado Moreirense FC que recruta jogadores a nível nacional e internacional, mas não deixa de o ser também que está na luta por outro título que o Moreirense não está, a Taça AF Braga. Será justo dizer que o mister não esteve sozinho neste grande empreendimento e contou com o estimável e valoroso contributo dos seus adjuntos Zé Miguel e João Leiras, bem como do treinador de guarda-redes Sérgio Castro        

Vasco tem formação académica e superior na área do desporto, com licenciatura no Instituto Politécnico de Bragança e Mestrado em Ensino Educação física na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), começando o seu périplo como treinador de futebol em 2012, estando a apenas dois anos à frente dos Juniores da AD Fafe e já com resultados de relevo, pois já há muito que este escalão andava apenas a marcar passo. Rodeou-se das pessoas certas para dar a volta ao contexto e juntos mostram obra feita.  

Curiosamente Vasco, que vai no oitavo ano a servir a formação da AD Fafe, fazia parte da última equipa de Juniores que subiu ao Campeonato Nacional, na temporada de 2008/09 pela mão do Búlgaro e antigo ponta de lança do Fafe Tenco Tenev.   

Há muito mérito desta equipa técnica em ter colocado a equipa a lutar por conquistas, porque prepararam e fizeram os jogadores acreditar, bem como a população fafense, tendo mobilizado mesmo muita gente para o jogo decisivo. Um jogo mau toda a gente tem e no sábado, apesar do forte valor do adversário, que se socorreu de jogadores que são chamados à equipa A, que subiu à 1.ª Liga, tal como se viu na primeira parte, podia ter caído para o seu lado (três minutos antes de sofrer enviou uma bola à trave). Também não teve a sorte do jogo e depois a equipa pagou caro pelos erros cometidos no início do segundo tempo. Mas nada belisca o bom trabalho efetuado até agora. 

Agora há novo título para conquistar, a Taça AF Braga, um troféu cuja final se atinge por eliminatórias e em que os juniores da AD Fafe estão por mérito próprio. O adversário é o CD Lousado (Famalicão) e o jogo será no Campo da Fraga, em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Os fafenses não vão perder esta oportunidade de acabar uma temporada com um título para o Clube, porque o merecem e porque estão muito capacitados para o conquistar e sentem um orgulho enorme no símbolo que transportam ao peito e possuem a mística que o seu mister e restante equipa técnica lhes incutiu.   

Sem comentários: