.

.
.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dérbi entre Travassós e Arões é jogo de tripla


.
Texto e fotos: João Carlos Lopes 
.
Quem vai rir primeiro?
.
O GD Travassós vai receber este Domingo, pelas 15 horas, no Campo dos Carvalhinhos, o Arões SC em jogo a contar para a 16.ª jornada, a primeira da segunda volta do campeonato que vai dobrar com estas duas equipas fafenses a quererem quebrar a tendência para o empate que já registaram nos três jogos em que se defrontaram neste escalão.
.
Em 2011/2012, os dois empates foram a uma bola e, na presente temporada, logo no jogo inaugural do campeonato, registou-se novo empate mas sem golos.
.
Na 1.ª volta foi assim 
Durante a primeira volta o Arões conseguiu traçar um percurso ascendente mas a quebrar nas duas últimas jornadas em que consentiu duas derrotas, uma em casa e outra fora. Já o Travassós está a fazer um campeonato aquém das expectativas, sendo verdade que toda a comunidade desportiva colocou a fasquia demasiado alta a este clube, devido à qualidade e experiência dos jogadores que contratou.
.
O campeonato atingiu o cume e agora vai entrar na fase descendente. Quem ganhou ainda pode perder e quem perdeu ainda está a tempo de ganhar. Melhor dizendo, falta precisamente uma de duas metades em que as hipóteses são iguais para todos.
.
A estatística diz que o Arões venceu por oito vezes, empatou cinco e só perdeu duas. Já o Travassos venceu apenas por quatro vezes, empatou seis e perdeu cinco. O Arões é 5.º a um ponto do primeiro e o Travassós, 11.º a 12 pontos do líder.   
.
Já no que respeita a golos marcados e sofridos, o Arões marcou 23 e sofreu 11, tendo um dos melhores ataques e das melhores defesas. E o Travassós marcou 15 e sofreu 19. Tudo isto será relevante para o desfecho do jogo? O historial entre as duas equipas e até de outros dérbis concelhios diz que não. 
Ambas as equipas perderam jogadores nucleares e estão mais fragilizadas até por terem outros jogadores importantes lesionados. Por outro lado, apesar do Travassós jogar em casa o Arões tem uma grande massa adepta e o caminho é curto e bom de fazer. Há dois treinadores de Fafe à frente das duas equipas, Paulo Soares (GDT) e Miguel Paredes (ASC) que vão querer vencer e manter intactos os objectivos. Se este jogo contasse para o totobola certamente que a maioria dos fafenses o aproveitava para fazer uma tripla. Que será um grande e entusiasmante dérbi já ninguém duvida.  
.
O único senão deste jogo é de ser no Domingo em que joga a AD Fafe em casa com a AD Limianos, o que faz com que as pessoas se dividam, sendo verdade que há pessoas que vão ter que optar e que gostavam de ver os dois jogos. De uma coisa pode haver a certeza. O Fafe que é da 2.ª Divisão B, vai ter mais jogadores da terra em campo que os dois protagonistas do dérbi juntos. 

Não esquecer que no Sábado há outro bom jogo para assistir entre a ACD Pica e o GD Prado, a realizar no parque de jogos da Pica, pelas 15 horas, também a contar para a Divisão de Honra da AF Braga. 
.

Sem comentários: