.

.
.

sábado, 30 de outubro de 2021

Luta contra o cancro | Meninas do Antime e Tabuadelo deram o melhor exemplo


TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES 
VEJA MAIS FOTOS AQUI

Um jogo com um resultado surpreendente  

Mais que um jogo de futebol, o importante era passar a mensagem e essa transitou de várias maneiras, antes, durante e depois de um jogo de futebol feminino, com crianças desde os 5 anos aos 15 anos, numa partida com muitos golos, mas em que o resultado desportivo era o menos importante, porque o que estava em causa era a sensibilização para a luta contra o cancro da mama, luta essa sempre acentuada neste mês que é denominado de Outubro Rosa.   

Um encontro entre duas instituições que resolveram dar a oportunidade às mulheres de jogarem futebol e que o fizeram praticamente de raiz, as Águias Negras de Tabuadelo que já vão numa fase muito adiantada no seu projeto, com uma equipa de seniores já a competir a nível nacional e o OFC Antime que voltou a dar o exemplo no Concelho de Fafe ao criar uma equipa de futebol feminino a começar por baixo, estando ainda a dar os primeiros passos, mas já com alguma sustentação, sendo os responsáveis por esta partida, realizada nas suas excelentes instalações desportivas.  

Foi uma manhã de desporto, de convívio, de alegria, solidariedade, de emoções e de muita ternura dos técnicos e todo o staff das duas equipas para com as meninas que vestem as suas cores. Houve troca de galhardetes, oferta de laços rosa, que simbolizam a luta contra o cancro da mama, e outros predicados que ajudaram a tornar esta manhã memorável.  

O momento alto deste encontro entre estas duas coletividades surgiu quando a guarda-redes do Tabuadelo, Ana Carolina, deixou entrar aquilo a que na gíria futebolística se chama um "frango" e logo de imediato recebeu por parte da jogadora do Antime, Guida, uma abraço de conforto, que arrancou aplausos aos presentes. Porque não o tinha no momento e nem ia preparada para tal, tendo sido surpreendida mas ficando muito sensibilizada, a árbitra Marisa Pereira, que apesar de retirada, se associou a esta causa, no final do encontro presenteou a jogadora dos Operários com um cartão branco, que simboliza um ato de fair play praticado por agente desportivo. 

O convívio futebolístico terminou com as duas equipas a recolherem os aplausos do público, que era constituído essencialmente por familiares de atletas, ouvindo-se os "gritos de guerra" das duas instituições. 

Uma última nota para a organização do evento, a cargo do OFC Antime, que esteve irrepreensível, não faltando o presidente Jorge Marinheiro que teve a honra de colocar a braçadeira no braço da capitã Bruna. Honra seja feita a quem assim trabalha em prol da comunidade e com muito mérito.     

Ouvimos a opinião dos treinadores destas duas equipas que por sinal até são ambos de Fafe. Paulo Teixeira, um dos treinadores da equipa dos Operários e grande empreendedor deste projeto do futebol feminino no Clube  referiu, "foi uma manhã muito produtiva em todos os aspetos: conseguimos passar a mensagem da luta contra o cancro que era o principal objetivo deste convívio entre as duas equipas, ao mesmo tempo proporcionamos a pratica desportiva às atletas e elas próprias fomentaram os valores do desporto ao mostrarem respeito e solidariedade mútuo. O futebol só faz sentido se for vivido assim e estas meninas começam cedo a dar bons exemplos."   

Por seu lado, Guida Hintze, a treinadora do Tabuadelo mencionou que, "Esta jornada desportiva correu muito bem e a  mensagem principal da campanha foi transmitida, mesmo as mais pequenas começam a ter noção do que é esta terrível doença. O crescimento do futebol feminino tem sido enorme e o jogo de hoje espelha exatamente isso. O fair-play e o respeito foram  notáveis e as meninas divertiram-se a fazer o que mais gostam".

Sem comentários: