.

.
.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Atletismo | SR Cepanense foi ao Douro correr e conviver

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES 

O dia em que a meia maratona deu direito a pontos 

A SR Cepanense participou, mais uma vez, na Meia Maratona do Douro Vinhateiro, levando para as duas modalidades de oferta, Corrida e Caminhada, 29 atletas, 16 dos quais cumpriram os 21 km da corrida principal. Contudo, o principal motivo desta bela visita ao Rio Douro, no Peso da Régua foi, com o sempre, aproveitar o tempo de viagem e pós participação no evento para os inesquecíveis momentos de convívio.

Depois de uma viagem tranquila e apesar do tempo ameaçar aguaceiros, estes não se vieram a concretizar durante a prova. Também o tempo se manteve estável durante o almoço, permitindo tirar algumas fotos da praxe, e apreciar a bela e monumental vista para o Douro e encostas vinhateiras que o restaurante Varandas da Régua proporciona. Os atletas da Tuna beneficiaram ainda da simpatia dos empregados daquela unidade hoteleira, com especial destaque para o experiente Jaime Bento. 

De referir que esta viagem teve um pequeno acidente de percurso, pois um pequeno descuido ao tirar a mala para vestir o equipamento para a corrida foi o suficiente para um dos atletas ganhar três pontos na cabeça, mas até isso foi levado para a brincadeira com o lesionado, a quem só foram atribuídos os pontos depois de ter feito a meia maratona a colaborar como sempre o faz no bom ambiente que estes momentos de corrida e convívio proporcionam. 

80 Anos OFC Antime | Colóquio "O Contexto do Futebol Feminino Nacional" é esta 6.ª Feira


REDAÇÃO 

Um painel de palestrantes todo feminino 

Na próxima sexta o OFC Antime fecha o ciclo de colóquios celebrativos dos seus 80 anos de existência com o tópico "O Contexto do Futebol Feminino Nacional" com três oradoras que estão no epicentro desta revolução que é o futebol feminino.

Com a moderação do jornalista Armando César, destas vez as palestrantes são a selecionadora Nacional Susana Bravo, a jogadora do FC Famalicão Carolina Rocha e CEO  da Topballer Sports Management Estrela Paulo. Mais um painel de oradoras a não perder sendo também uma oportunidade para fechar com os Operários e com chave de ouro o conjunto de palestras que a todos enriquecem.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Rescaldo (3) | O rapaz da bandeira e a jovem claque
















TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Nunca é só futebol, será sempre muito mais

Uma equipa de futebol precisa de apoio e se for de jovens jogadores em busca dos seus sonhos precisa ainda de mais gente a puxar por si. 

No último sábado, no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, entre uma grande multidão, destaca-se a jovem claque de apoio aos juniores da AD Fafe, ordeiros e incansáveis, muito vibrantes até.

Esta claque era composta por outros jovens da formação da AD Fafe, num gesto nobre e muito bonito por parte desta juventude que não regateou apoio, mesmo quando nos cinco minutos iniciais da segunda parte a eliminatória ficou praticamente decidida a favor do adversário. 

Fazendo parte do conjunto, mais acima, como sempre deviam estar todas as grandes bandeiras para não tapar a visão aos demais adeptos, em plano privilegiado, estava o jovem da bandeira a bambolear a mesma ao vento para um lado e para outro, num belo e comovente cenário de puro futebol. Quer cenário maravilhoso.

Todos os jogos deviam ser assim, independentemente do resultado, porque o desporto é mesmo isto, é amor, paixão, entrega e ajuda ao próximo. O adversário também deu o exemplo e no final cumprimentou e confortou os jogadores vencidos. Nunca é só futebol, será sempre muito mais que isso. Estas imagens puras ficam-nos retidas na memória.

Petanca | Dois pódios para o CP Estorãos em Rebordosa


TEXTO E FOTOS: JOSÉ VIEIRA MACHADO

Equipa da casa venceu para o campeonato 

Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo venceram a prova principal do 2° Torneio Regional da APZN - Clube Caçadores de Rebordosa, enquanto que a de consolação (secundária) foi ganha por Álvaro Rocha, Luís Fonseca e Valdemar Pinto, ambas as formações do clube anfitrião.


A competição, arbitrada por Abílio Moreira, realizou-se este sábado e teve a participação de 75 atletas dos 8 clubes da Associação de Petanca da Zona Norte, que se fizeram representar com 25 equipas, 3 das quais mistas.

De manhã, nos mesmos dia e local foi disputada a 2ª eliminatória de Tiro de Precisão para atletas da Gafanha da Nazaré, Lordelo, Rebordosa e Vila Nova de Gaia.

A 17 de junho, o Clube de Petanca das Taipas irá receber mais uma jornada dupla: Final Regional de Tiro de Precisão e 3° Torneio Regional - APZN.

CLASSIFICAÇÕES

Campeonato

1º - Bruno Moreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo (Clube Caçadores de Rebordosa).

2º - Francisco Ferreira, Bernardino Rodrigues e João Freitas (Clube de Petanca das Taipas)
3º - Diogo Fontes, Adão Tomás e Vítor Tomás (Clube Caçadores de Rebordosa).

4º - Augusto Matos, Guilherme Matos e Joaquim Moreira (Clube Amigos da Petanca).

Consolação

1º - Álvaro Rocha, Luís Fonseca e Valdemar Pinto (Clube Caçadores de Rebordosa).

2º - Isabel Pereira, Belmiro Alves e Joaquim Costa (Clube Petanca de Estorãos).

3º - José Silva, Albino Nogueira e José Nogueira (Clube Petanca de Estorãos).

4º - Francisco Campos, Amadeu Rocha e Manuel Ferreira (Clube Caçadores de Rebordosa).

GCD Regadas termina época a querer ganhar em Pedralva

TEXTO: JCL | FOTO:DR

Terminou com um jogador de campo na baliza após expulsão caricata  

O GCD Regadas foi a Pedralva com o mesmo espírito dos restantes jogos que realizou neste play-out e o resultado indica bem as dificuldades impostas a um opositor que ainda mantinha a esperança de ficar na divisão de Honra e que face ao desenrolar do resultado entre o Este e o Pica, este a poucos minutos de o conseguir.

O Regadas perdeu por 4-3, mas esteve a vencer por 1-2. Marcou primeiro a equipa da casa mas Luís com dois golos, aos 43 e 45 minutos deu a volta à contenda.

Na segunda parte parte a equipa orientada por Tiago Silva chegou mesmo ao 1-3 aos 67', através de Buga. O Pedralva reduziu para 2-3 aos 75' e depois marcou mais dois golos no tempo de compensação, com Rui Rebelo, jogador de campo na baliza, pois o guarda redes suplente do Regadas tinha entrado aos 82' e foi expulso aos 89', com dois cartões amarelos em sete minutos.

CLASSIFICAÇÃO

1.º ACD Pica, 25 Pontos

2.º GD Pedralva, 24

3.º Este FC, 22

4.º GCD Regadas, 12

Dérbi fafense entre Fafe B e Antime deu empate

TEXTO: FOTO: DR

Quatro golos na despedida da Honra

No último jogo da temporada, a AD Fafe B recebeu o OFC Antime no campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos tendo a contenda terminado com um empate a duas bolas. 

Os operários estiveram a vencer por 2-0, mas os fafenses reduziram através de Juliano ainda na primeira parte. 

No segundo o marcador só funcionou para um lado, com Zé Carlos a fazer o empate para os fafenses. 

CLASSIFICAÇÃO

1.º - S. Cosme, 26 pontos 

2.º GD Louro, 19

3.º AD Fafe B, 18 

4.º OFC Antime, 15


Futsal | 2.ª Div. Nac. | FS | Nun'Álvares falha o assalto ao 4.º lugar

TEXTO: JCL | FOTO: DR 

Decidido em 7 minutos 

Ao perder em casa com o Modicus por 1-2 o GCR Nun'Álvares perdeu também a possibilidade de ultrapassar o seu adversário na tabela, quando faltam, agora, apenas duas jornadas para concluir esta 2.ª fase de apuramento do campeão.  

O GNA começou o jogo praticamente a ganhar com Igor Souza a marcar no 1'. O Modicus empatou aos 4', por Nathan Varandas e chegou ao resultado final ao sete minutos da primeira parte através de João Nunes, que fez o 1-2 final. 

Os condestáveis ocupam o 5.º lugar com 21 pontos, a quatro do Módicus que é 4.º e com mais dois que o Paços Ferreira, 6.º.

Na penúltima jornada desloca-se ao recinto do Belenenses que juntamente com o Torriense está de regresso à Liga Placard e na última recebe o Burinhosa, último classificado desta fase. 


segunda-feira, 29 de maio de 2023

A menina da bandolete 😁😁😁

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES

Aquele bocado de pano é tão lindo

Era uma vez uma bandolete verde e branca que ia na cabeça de uma senhora na Corrida do Douro Vinhateiro, mas essa senhora gostava tanto dela que disse logo que não a oferecia.

Perguntada se sabia de mais alguém que tenha tido o privilégio de ter tal acessório, que transmitia tranquilidade e que ficava tão bem na careca de quem a pedia, logo apontou a colega que também está renitente em  desfazer-se de tão desejado farrapo para a cabeça.

Nunca uma bandolete foi tão desejada e tão querida, talvez por haver tão poucos exemplares ao alcance de quem a quer. Haverá um "Bento" de feição que lhe tire aquela bandolete e a faça voar na direção do senhor carequinha que também foi à Caminhada do Douro? 

bandolete tem muito verde, cor da esperança e esta é a última a morrer. Quem sabe se a fábrica das bandoletes não irá abrir uma exceção e fazer uma bandolete extra. 

Resta dizer que a Manuela Bento brilhou na "caminhada corrida" da Meia maratona do Douro vinhateiro. Só não fez pódio porque não havia, mas tem uma bandolete muito bonita.😁

Rescaldo (2) | Joaquim Leite já serve a formação da AD Fafe há três décadas

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Tem um amor incondicional ao Clube

São tantos anos a servir a formação da AD Fafe que ele próprio já não tem a certeza se serão 28, 29 ou 30. Seja como for, qualquer um destes números merece o respeito e a admiração de todos os fafenses. Joaquim leite é um nome transversal a muitas gerações que passaram pelo Clube, alguns deles que agora já levam os seus filhos aos treinos. 

Um homem com uma fé inabalável, o carismático Senhor Joaquim esteve praticamente todos estes anos como diretor dos juniores da AD Fafe, apesar de ajudar também noutras missões do Clube. É o primeiro a acreditar e vive as alegrias e tristezas com uma dimensão soberba, tanto é o seu amor à camisola amarelinha e preta.

Apesar dos seus76 anos, ainda por lá continua, com a mesma vontade e a dedicação de sempre,  impecavelmente vestido no seu fato de ministro, sendo uma figura incontornável da Associação Desportiva de Fafe, porque, acima de tudo, se mantém fiel ao Clube esteja lá quem estiver. 

Naquele que era o jogo da subida lá estava ele, com o papel com o nome dos jogadores na mão, sempre pronto a responder à pergunta: Senhor Joaquim tem a ficha do jogo da AD Fafe? vai ao bolso do casaco e lá está ela, nunca falha e tem sempre boas palavras e um sorriso agradável.  

Grande homem este Senhor Joaquim. Já era bem hora daqueles que dão medalhas e fazem reconhecimentos, olharem para ele e para a sua dedicação altruísta, ainda que ele não faça o que faz a pensar em nada disso, mas que merece, lá isso merece.                       

Marisa Fernandes (ECT) entrou no Top 10 da Meia Maratona Douro Vinhateiro

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES  | FOTO: DR

Entre bons resultados este é o momento da época

Numa prova que é considerada a corrida mais bonita do mundo, outra menina bonita, mas de Fafe, Marisa Fernandes, com as cores do El Comandante Team, logrou entrar no Top 10 das mulheres, obtendo o brilhante 6.º lugar da geral, do terminado na  2.ª posição do escalão F35, com um tempo fantástico de 1:32:18.      

Apesar dos grandes resultados que tem alcançado esta temporada este é o “ momento desportivo  da época para Marisa Fernandes, pois não é nada fácil fazer o que ela fez numa competição tão carismática como esta, sabendo-se que se encontrou com a modalidade há muito poucos anos.

Marisa está cada vez mais confiante e sedenta de fazer mais e melhor e tudo se vai sucedendo com muito trabalho e dedicação, aparecendo depois os resultados como fruto e com naturalidade.

David Batista é o novo presidente do Desportivo Ases de S. Jorge

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

"Sou presidente por missão e não por vaidade"

David Batista que foi um dos fundadores do Desportivo Ases de S, Jorge é o novo presidente da instituição, tendo sido eleito em Assembleia Geral realizada na última sexta feira, encabeçando uma lista única. 

Trata-se de um elemento que está ligado ao Clube desde a sua fundação, tendo sido, aliás,  um dos fundadores em 20 de Novembro de 1974, em pleno ano da revolução dos cravos. Contudo nunca foi presidente da coletividade, apesar de ter desempenhado diversos cargos em várias Direções.

Ao Montelongo Desportivo, o novo presidente do Desportivo Ases de S. Jorge revelou que "não se candidatou por vaidade, mas por missão, pois se não o fizesse o Clube voltaria a invernar".

Apear de ter uma extensa lista de membros na sua direção confessou que arranjar pessoal para  fazer parte da mesma é muito difícil.

Por fim declara "não prometemos fazer mais ou menos que a Direção cessante. Vamos trabalhar da melhor maneira possível e já ganhamos muito em não deixar o Clube parar novamente".


ÓRGÃOS SOCIAIS DO DESPORTIVO ASES DE S. JORGE

ASSEMBLEIA GERAL 

Presidente: Adelino Marinho

1.º Secretário: Alexandre Nogueira

2.º Secretário: António Pedro Leite


DIREÇÃO

Presidente: David Cunha Batista

Vice-presidente: Hélder Campelos

Vice-presidente: Óscar Barros

1.º Secretário: Álvaro Pereira

2.º Secretário:  Helena Teixeira

1.º Tesoureiro: Ricardo Costa 

2.º Tesoureiro: Tânia Cunha 

Vogais efetivos: Manuel Francisco, Nuno Sampaio, Ângela Sousa, José Leite, Paula Pinto, José Costa, João Mota, Ildefonso Carvalho e Cláudio Machado. 

Vogais suplentes: Ivone Carvalho, Alexandre Fernandes, Ana Sampaio, Sara Lopes, Filipe Marques, Vicente Castro, Albino Von Doellinger "Júnior".


CONSELHO FISCAL 

Presidente: Eduardo Rocha 

1.º Vogal: José Marinho, 

2.º Vogal: Óscar Jorge Barros

Vogais suplentes: José Fernandes, José Castro e Rui Mendes.   

Futsal | Série A - Itália | Pesaro de João Miguel garantiu a manutenção

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Segundo foi mais fácil 

O Pesaro ItalService do pivô fafense João Miguel venceu o segundo jogo do Play-Out da Série A de Futsal de Itália, por 4-1, frente Monastir Kosmoto e garantiu a permanência no escalão maior da modalidade onde era tricampeão italiano.     

Desta vez João Miguel não marcou nem assistiu mas deu um contributo importante para a obtenção do resultado, mail folgado do quer o do primeiro jogo em que o Pesaro tinha vencido na casa do adversário por 4-3.  O pesaro marcou aos 11, 27, 31 e 36 minutos, enquanto o Monastir marcou já sobre o minuto 40.

Com este jogo e com a permanência do do Pesaro termina a temporada para a equipa de João Miguel. 

 Recorde-se que o Pesaro  ganhou esta temporada uma "Supercoppa" e chegou à final da "Coppa Itália". 

domingo, 28 de maio de 2023

Rescaldo (1) | Mister Vasco Abreu devolveu os juniores da AD Fafe à luta por títulos

| TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES

Com esta equipa técnica o escalão deixou de marcar passo 

Vasco Abreu, ou Vasco Fuscinante para os amigos, é o jovem técnico, de 33 anos, que devolveu os juniores da AD Fade à luta por títulos. É verdade que perdeu o jogo da subida à 2.ª Divisão Nacional contra um abastado Moreirense FC que recruta jogadores a nível nacional e internacional, mas não deixa de o ser também que está na luta por outro título que o Moreirense não está, a Taça AF Braga. Será justo dizer que o mister não esteve sozinho neste grande empreendimento e contou com o estimável e valoroso contributo dos seus adjuntos Zé Miguel e João Leiras, bem como do treinador de guarda-redes Sérgio Castro        

Vasco tem formação académica e superior na área do desporto, com licenciatura no Instituto Politécnico de Bragança e Mestrado em Ensino Educação física na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), começando o seu périplo como treinador de futebol em 2012, estando a apenas dois anos à frente dos Juniores da AD Fafe e já com resultados de relevo, pois já há muito que este escalão andava apenas a marcar passo. Rodeou-se das pessoas certas para dar a volta ao contexto e juntos mostram obra feita.  

Curiosamente Vasco, que vai no oitavo ano a servir a formação da AD Fafe, fazia parte da última equipa de Juniores que subiu ao Campeonato Nacional, na temporada de 2008/09 pela mão do Búlgaro e antigo ponta de lança do Fafe Tenco Tenev.   

Há muito mérito desta equipa técnica em ter colocado a equipa a lutar por conquistas, porque prepararam e fizeram os jogadores acreditar, bem como a população fafense, tendo mobilizado mesmo muita gente para o jogo decisivo. Um jogo mau toda a gente tem e no sábado, apesar do forte valor do adversário, que se socorreu de jogadores que são chamados à equipa A, que subiu à 1.ª Liga, tal como se viu na primeira parte, podia ter caído para o seu lado (três minutos antes de sofrer enviou uma bola à trave). Também não teve a sorte do jogo e depois a equipa pagou caro pelos erros cometidos no início do segundo tempo. Mas nada belisca o bom trabalho efetuado até agora. 

Agora há novo título para conquistar, a Taça AF Braga, um troféu cuja final se atinge por eliminatórias e em que os juniores da AD Fafe estão por mérito próprio. O adversário é o CD Lousado (Famalicão) e o jogo será no Campo da Fraga, em Santo Estevão de Briteiros, Guimarães. Os fafenses não vão perder esta oportunidade de acabar uma temporada com um título para o Clube, porque o merecem e porque estão muito capacitados para o conquistar e sentem um orgulho enorme no símbolo que transportam ao peito e possuem a mística que o seu mister e restante equipa técnica lhes incutiu.   

ACD Pica vence no terreno do Este FC e mantém-se na Divisão de Honra

TEXTO E FOTO: JCL 

Boa Pica e a leste nada de novo 

A ACD Pica venceu no terreno do Este FC por 2-1 e mantém-se na Divisão de Honra da AF Braga, onde fará dérbi com o Arões SC, que esta temporada desceu a este escalão, de depois de alguns anos no Pró-Nacional. 

Depois de perder em casa por 0-1 com o GD Pedralva na penúltima jornada a formação orientada por Sérgio Silva, que é o grande obreiro desta manutenção, via-se obrigada a vencer no terreno de outro sério candidato à permanência, não se fez rogado ao conseguir o resultado que não deixava margem para dúvidas. Mass teve de saber sofrer para conseguir explodir de alegria. 

Não foi um jogo fácil. Depois do nulo ao intervalo, o Este marcou no início da segunda parte. João Bento, saltou do Banco da Pica para fazer o empate muito perto dos noventa minutos. Foi já em tempo de compensação que Ricardo Lousada assistiu Henrique para reviravolta no jogo e nas decisões pela permanência.

A Pica partiu para esta fase de manutenção em terceiro lugar com 12 pontos, menos três que o Pedralva e menos quatro que o Este, mas conseguiu terminar em primeiro. Isto depois de uma fase regular sofrida, com mudança de treinador à sexta jornada, mas sempre em ascendente desde a chegada do treinador Sérgio Silva.

sábado, 27 de maio de 2023

Juniores da AD Fafe falham a subida aos nacionais em casa

TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

Conégos robustos aproveitam bem as ofertas 

Num jogo que criou muita expectativa e que teve uma grande correspondência de público na bancada com uma das melhores assistências de sempre num jogo da formação fafense, a AD Fafe falhou a conquista do título distrital de juniores e a subida ao Nacional da 2.ª Divisão ao perder em casa com o Moreirense FC por expressivos 4-0.

Na primeira parte a equipa fafense ainda conseguiu dividir o jogo, tendo conquistado cinco cantos e enviado uma bola à trave, aos 39 minutos por Macedo, contudo o Moreirense acabou por chegar à vantagem aos 41', através de Rebelo, que aproveitou numa desatenção da defesa fafense para levar a vantagem de 0-1 para o intervalo.

O Fafe começou a segunda parte da mesma forma que tinha terminado a primeira e em cinco minutos entregou o ouro ao bandido e assinou a sua própria sentença. Aos 48 minutos o guardião fafense teve uma saída inusitada e o seu colega de equipa, julgando-o  na baliza, fez-lhe um atraso que acabou por isolar aquele que foi o homem do jogo, Ebrima Ndau, com este a selar o 0-2. Volvidos mais três minutos a formação de moreira de Cónegos voltou a aproveitar erros defensivos, com Ebrima Ndau a fazer um chapéu e a registar o 0-3. 

Se a missão já era difícil a perder por uma bola ao intervalo ficou praticamente impossível com a desvantagem de três golos, perante um Moreirense mais fortes dos duelos e muito assertivo a sua defesa. O quarto golo chegou já aos 89', através do suplente André Dias que só teve que aproveitar o passe de bandeja do seu companheiro.   

Ebrima Ndau, é um jogador possante que terminou a época com 12 golos em 10 jogos e deu muito que fazer aos fafense, impondo respeito na defesa e ainda com missão solidária nas bolas paradas contra a sua equipa em que por diversas vezes tirou bom proveito da sua estatura. Foi ele o principal responsável pelo desaire fafense, no entanto o Fafe perde por ter acusado demasiado a responsabilidade de ter de vencer este jogo, não conseguindo encará-lo da melhor forma e acabando por facilitar a vida ao adversário, que, contudo teve o seu mérito ao conquistar praticamente todas as segundas bolas e ao transformar em golos as oportunidades que lhe foram surgindo.  

Os fafenses ainda têm um título para venver esta temporada uma vez que no próximo Sábado defrontam o CD Lousado, no Campo da Fraga, em Santo estevão de Briteiros, Guimarães, na final da Taça AF de Braga. 

Jogo no Campo n.º 2 do Parque Municipal de Desportos, em Fafe. 

Árbitro: Renato Gonçalves, auxiliado por João Macedo e Pedro Vieira.

AD FAFE: Zé; Fábio Tiago, Xavi, Monteiro, Macdeo, Salvador, Vítor, Diogo, Rui e Bernardo. Suplentes: João, Alex, Rafael, Tiago Bombeiro, Pedro Pinto, Francisco e Renato. Treinador, Vasco Fuscinante. 

MOREIRENSE FC: Gabrierl, Marcelo, André, Pedro Cerqueira, Rebelo, Cardoso, Freitas, Mendes, Pedro Silva, Ebrima Ndau e Miguel Gonçalves. Suplentes: João faria, Gonçalo, Diogo, Matheus, Flávio, Matar Manga e André Dias. Treinadores: Nuno Dias e Tomás Dias. 

GOLOS: Rebelo, 41', Ebrima Ndau, 48 e 51 e André Dias, 89'.            

Futebol Fem. | Famalicão de Telma Pereira conquista a Taça de Portugal

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Primeiro troféu nacional para o Famalicão e para a jogadora fafense 

O FC Famalicão da fafense Telma Pereira conquistou pela primeira vez a Taça de Portugal Feminina de Futebol 2022/2023, depois de ter vencido o SC Braga por 2-0 em jogo disputado na tarde deste sábado, no Estádio do Jamor.

Os golos das famalicense foram apontados por Sissi e Letícia Almeida ainda na primeira parte e apesar das bracarenses tudo tentarem    

Um ano após ter sido finalista vencido, o FC Famalicão ganhou mesmo a prova, levando a melhor sobre as bracarenses.

Telma Pereira entrou aos no primeiro de 11 minutos de compensação e ainda ajudou a sua equipa a segurar o resultado. Ela que tinha marcado na meia final contra o Benfica. 

Entre Gil Vicente e Famalicão para onde se transferiu no mercado de inverno, a fafense, de 22 anos, marcou seis golos esta temporada.  


Jogo realizado no Estádio do Jamor, na Cruz quebrada, Oeiras.

Árbitra: Sandra Bastos

Árbitras assistentes: Cátia Tavares e Sandrine Santos | 4.ª árbitra: Inês Andrada 

VAR: Catarina Campos / AVAR: Bruno Esteves

FC Famalicão: Aline Lima, Babi, Raquel Infante, Inês Maia (Carolina Rocha, 81m), Regina Pereira cap., Maria Miller, Laís Araújo, Marie-Yasmine Alidou (Antri Violari, 90+2), Letícia Almeida (Telma Pereira, 90+1), Sissi, Mylena Freitas (Vânia Duarte, 63m)

Suplentes: Dani Neuhaus, Adriana Rocha, Gabriela Vinhas, Madison Gear, Mariana Couto

Treinador: Marco Ramos

Golos: 1-0, Sissi (10m); 2-0, Letícia Almeida (27m)

Disciplina: cartão amarelo a Inês Maia (74m)

SC Braga: Patrícia Morais, Leah Lewis, Marie-Aurelle Awona (Anouk Dekker, 46m), Paige Almendariz (Laura Luís, 82m), Nicole Nunes (Carolina Mendes, 68m), Dolores Silva cap., Jolina Amani (Peace Efih, 82m), Tânia Rodrigues (Beatriz Rodrigues, 64m), Ana Rute, Beatriz Fonseca, Caroline Kehrer

Suplentes não utilizadas: Isabel Peixeiro, Mariana Azevedo, Catarina Pereira, Laura Casanovas

Treinador: Gonçalo Nunes

Disciplina: cartão amarelo a Marie-Aurelle Awona (19m), Leah Lewis (27m)

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Div. Honra AF Braga | Só a Pica pode ficar

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Se não ganhar poderá ficar a leste da manutenção         

O próximo Domingo é dia de decisão para a única de Fafe que ainda pode permanecer na Divisão de Honra da AF Braga. A ACD Pica vai ver obrigada a ganhar no terreno do Este FC para não sofrer calafrios, sendo verdade que o empate em caso do Pedralva vencer em casa o Regadas não servirá aos fafenses. 

Para esta última jornada do Grupo 5, três das quatro equipas ainda podem alcançar a manutenção, sendo verdade que a Pica parte em vantagem, mas joga no terreno do outro candidato, Este FC, que tem exatamente os mesmos 22 pontos. O outro candidato é o GD Pedralva, com menos um ponto mas à espreita de um empate entre os concorrentes diretos. O Este tem a favor o fator casa e à Pica não resta outra solução se não ganhar, pois caso em caso de empate poderá ficar a leste e ver o adversário que o surpreendeu na jornada anterior a fazer a festa.         

Há ainda a possibilidade de o Regadas ir vencer ou empatar ao Pedralva, o que permitiria à Pica empatar contra o Este, mas não sendo impossível, depois do esforço que os de Pedralva fizeram na Pica ao vencerem por 1-0, vão querer fazer agora a sua parte e vencer este jogo, ficando à espera do desfecho entre os outros dois candidatos.     

Na Grupo 6, depois do S. Cosme ter garantido a permanência, os já despromovidos AD Fafe e OFC Antime vão-se defrontar no último dérbi do ano, no Campo n.º 2 do Municipal de Desportos, também Domingo pelas 16 horas, para definir quem fica no penúltimo e último lugar, tendo o Antime que vencer por mais de dois golos se quiser entregar a lanterna ao Fafe. Será um jogo por outra honra, até porque o Antime perdeu todos os cinco jogos realizados e poderá querer evitar, pelo menos, a sexta derrota em seis jogos.  

O Regadas, tal como Antime e Fafe já está despromovido, mas ainda pode ajudar a Pica e continuar a lutar como tem feito até aqui para se despedir da Honra com orgulho.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Vais faltar ao jogo do título? | Juniores da AD Fafe contam com o teu apoio!

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

O n.º 2 tem que estar a rebentar pelas costuras

É já este sábado, pelas 16 horas, que o Campo n,º 2 do *Parque Municipal de Desportos recebe o jogo mais importante do ano de toda a formação da AD Fafe, a 2.ª mão do Play Off de Subida aos campeonatos nacionais, o que a acontecer e todos acreditam que sim, será um regresso muito desejado. 

No primeiro jogo, em Moreira de Cónegos, os fafenses empataram a uma bola e trouxeram a decisão para o seu terreno, por isso que o campo tem que rebentar pelas costuras para que não falte apoio e para que no fina, todos juntos, possam festejar mais um título e uma subida para a AD Fafe.    

A AD Fafe faz um apelo claro quando diz: "traz os amigos, os familiares, a namorada, o namorado, o cão, o gato, traz quem quiseres. O importante é contarmos com o apoio de toda a 𝗳𝗮𝗺𝗶́𝗹𝗶𝗮 𝗷𝘂𝘀𝘁𝗶𝗰𝗲𝗶𝗿𝗮 para uma grande tarde de futebol. Os 𝗝𝘂𝗻𝗶𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗔𝗗 𝗳𝗮𝗳𝗲 estão à vossa espera!

Evolução | Arões SC já é entidade formadora certificada com 3 estrelas

TEXTO E MONTAGEM | JCL 

"Representa o trabalho de todos na formação"

Um clube que tem formação como o Arões SC e que dá a possibilidade a muitos jovens da prática desportiva não podia ficar de fora da certificação como clube formador. Passou pela análise de todos os critérios e finalmente recebeu a boa notícia que será mais uma página na já rica história da equipa auriverde, sediada a em Arões S. Romão.     

É desta forma que a Direção do Clube anuncia este passo importante "foi com enorme orgulho, alegria e sentido de dever cumprido que hoje recebemos o Relatório Final da Federação Portuguesa de Futebol que classifica, pela primeira vez na história do Arões Sport Clube como Entidade Formadora 3 Estrelas. Foi dado um grande passo para atingir este objetivo e representa o trabalho de todos na formação e acima de tudo pelos valores que são transmitidos aos atletas. Muito obrigado a todos os que tornaram possível este feito histórico". 

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Futsal | Série A - Itália | João Miguel marca e Pesaro está a um ponto da permanência

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR 

Época difícil pode acabar em festa 

O pivô fafense João Miguel está juntamente com a sua equipa, o Italservice Pesaro, envolvido na luta pela permanência na Série A de futsal de Itália, tendo ganho o jogo da primeira mão  do Play-Out por 4-3 no recinto do Monastir Kosmoto, com o contributo do jogador fafense.

O Pesaro entrou forte no jogo e beneficiou de um autogolo aos 5', no minuto seguinte João Miguel colocou o resultado em 2-0, mas aos 8' a sua equipa viu o experiente Fortini ser expulso com o segundo cartão amarelo. O Monastir aproveitou para reduzir aos 10', chegando o intervalo com 2-1 favorável à equipa do Pesaro. 

Na segunda parte o Monastir empatou no terceiro minuto, o Pesaro fez o 3-2 e a equipa da casa voltou a empatar no minuto seguinte, aos 26'. Foi já no minuto 38 que Schiochet bisou para o Pesaro e fixou o resultado final em 4-3. 

O Pesaro joga a segunda mão em casa e só necessita de um empate para garantir a manutenção, numa época em que teve lesionados de longa duração e onde ainda conseguiu reagir na parte final da fase regular garantindo presença neste Paly-Out. João Miguel também esteve lesionado, mas no próximo sábado, se tudo correr bem pode terminar a época a festejar. Será um festejo diferente, mas emocionalmente tão forte como um título.  

Recorde-se que o Pesaro  ganhou esta temporada uma "Supercoppa" e chegou à final da "Coppa Itália". 

Aro 27 untou a corrente em mais um prazeroso convívio

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Mais um hino à amizade e à boa disposição

Porque o desporto serve para isso mesmo, juntar as pessoas e não dividi-las, a Direção da equipa de Cicloturismo do Aro 27 (Associação de Radio Operadores de Fafe dos 27 Mhz), levou a efeito mais um prazeroso convívio entre os seus membros para recordar momentos vividos, construir novas memórias para o futuro e falar de eventos futuros, tudo isto em sã camaradagem e muito boa disposição, num jantar efetuado na casa de campo do companheiro cicloturista Alfredo Teixeira, dono da pastelaria Por do Sol, em S. Gens e um excelente anfitrião.

As primeiras entrada ainda fora da bela sala que acolheu toda a gente foram no exterior da casa, com boas gargalhadas à medida que ia chegando cada elemento que se dispôs a participar neste momento de festa e celebração da amizade através do desporto. Enquanto isso, o cortador de presunto, profissional, Paulo Henriques, ia transformando em fatias o presunto ganho pelo Aro 27 no 2.º BTT dos Moinhos, em Seidões, devido a ter levado o maior número de atletas inscritos.      

As segundas entradas já foram dentro da casa, confecionadas pelo companheiro Alfredo e sua esposa, a professora Carla Gonçalves, estando tudo divinal bem como o leitão assado, criado e confecionado pelo jovem Rúben Gonçalves, também companheiro das bicicletas, que colocou na mesa um petisco divinal a fazer inveja ao melhor leitão da Bairrada. De referir que este jovem é licenciado em Ciências Biomédicas, mas prefere dedica-se à pecuária que é onde se sente feliz e realizado, podendo ser contactado na Quinta da Serradela em S. Gens, marca registada, ou através do Talho Agostinho, também na mesma localidade e pertença do seu pai. No jantar ainda foi servido um saboroso caldo verde. 

Tudo bem regado com bom vinho rosé e outras bebidas para quem não era apreciador dessa qualidade de vinho, chegarem depois as sobremesas de grande qualidade confecionadas na Pastelaria Pôr do Sol. Cada um geriu a noite e as emoções a seu belo prazer, havendo ainda tempo para algumas partidas de bilhar e jogo de sueca até que os últimos resistentes abandonaram o local de barriga e alma cheia. 

Ainda durante a tarde o convívio foi na estrada e no monte, com alguns cicloturistas a fazerem uma volta de estrada na distância de 85 km e outros a efetuarem uma volta de BTT, percorrendo 37 km, tudo isto para abrir o apetite.               

domingo, 21 de maio de 2023

Futsal - 2.ª Div. Nac. | GCR Nun'Álvares perde em Torres Vedras por 3-2

TEXTO: JCL | FOTO (ARQUIVO): DR

Sorte madrasta quase ao cair do pano

O GCR Nun'Álvares deslocou-se a Torres Verdras para defrontar o já promovido SCU Torreense, em jogo da 15.ª jornada da fase de subida do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e foi por pouco que não pontuou pois a equipa da casa marcou o golo da diferença já aos 39 minutos de jogo. 

O Torreense abriu o ativo aos 2' por Tunha, que foi a figura do jogo, respondeu o GNA, aos 6' por Igor Souza, com Tunha a voltar a marcar aos 19' e a levar a partida para o descanso favorável à sua equipa por 2-1. 

Na segunda parte Igor Souza bisou na partida ao fazer o 2-2, aos 25' e colocou indecisão no resultado até bem perto do final, altura em que Tunha voltou a aparecer para fazer o hat-trick e estabelecer o resultado final. 

Na próxima jornada o GNA (5.º), orientado por Hugo Oliveira, vai receber o Modicus de Sandim (4.º) tendo possibilidade de, se vencer ultrapassar o adversário na tabela. 

Liga Placar Fem. | PlayOff | J2 | Nun'Álvares goleia Sporting (6-1) e garante a final

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Final será à melhor de cinco contra o Benfica

Depois da vitória sofrida por 4-3 no Pavilhão João rocha o GCR Nun'Álvares recebeu o Sporting CP na segunda partida do jogo 2 do Play-Off da Liga Placar Feminina e não facilitou ao devolver as sportinguistas à capital com um expressivo 6-1. 

Ao intervalo a equipa agora orientada por Bruno Silva já vencia por 4-1, gerando o resultado a seu belo prazer na segunda parte. Para as Condestáveis marcaram Cátia Morgado (2) e Taninha (2), Carla Vanessa e Pisko.

Segue-se agora a final contra o grande adversário dos últimos anos, SL Benfica que tem levado quase sempre a melhor sobre as nunalvaristas que ainda assim lhe roubaram uma Taça e uma Supertaça. Falta agora no historial do GNA um campeonato e é com essa ambição que a equipa parte para a final que será â melhor de cinco, tendo a equipa encarnada vantagem de jogar a última partida em casa caso haja necessidade de desempatar a eliminatória.     

Juniores da AD Fafe empatam no Moreirense e trazem decisão para casa

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES | FOTO: DR

No próximo sábado não pode faltar apoio

Os Juniores da AD Fafe foram ao Campo n.º 2 de Moreira de Cónegos jogar de corpo e alma contra o Moreirense FC e a equipa de Vasco Fuscinante obteve um resultado dentro das suas expectativas, ao empatar a uma bola e trazer a decisão do título Distrital e da subida aos Nacionais para casa, em jogo a disputar no próximo sábado, pelas 16 horas, no Campo n.º 2 do Municipal de Desportos.

Perante um Moreirense fortemente apostado em subir aos nacionais,  depois de há uns anos a esta parte ter visto as suas equipas de formação descer aos regionais administrativamente para pagar os erros cometidos pela equipa sénior, os fafenses não se encolheram perante a vontade do adversário e mostraram que a sua vontade era igual ou superior, pelo menos garra, ambição, determinação e resiliência não lhes faltou.

Em Moreira de Cónegos os fafenses estiveram a perder por 1-0 ao intervalo, mas na segunda parte um golo de Rui Pedro empatou a partida e devolveu a esperança e confiança à equipa do Mister Vasco de poder festejar as duas conquistas ainda possíveis em casa. 

No próximo sábado a população fafense não pode ficar em casa, porque estes jovens merecem todo o apoio possível para que todos juntos possam festejar mais uma conquista e escrever nova página de glória na história da AD Fafe. 

"Para o jogo em casa, esperamos um jogo difícil. É um jogo em que o resultado está em aberto, quer para o Moreirense quer nós estamos a uma vitória dos campeonatos nacionais, como do título" disse o treinador Vasco Fuscinante . 

"Da nossa parte daremos tudo para conseguirmos o objetivo, vamos deixar o nosso corpo e alma dentro do campo. Vamos honrar o nosso clube, os nossos sócios/adeptos, os nossos familiares e amigos que sempre nos acompanham. Acreditamos que no fim iremos fazer a festa juntos", concluiu ainda o jovem treinador.

sábado, 20 de maio de 2023

Div. Honra AF Braga | OFC Antime, 0 - GD Louro, 1 (0 em 15)

TEXTO E FOTO: JCL

Demasiado mau para ser verdade  

O OFC Antime recebeu o GD Louro, com quem perdeu por 1-0 e mantém os mesmos 14 pontos com que começou esta fase de manutenção, ou seja, perdeu todos os cinco jogos até agora disputados. Isto depois de partir com os mesmos pontos do atual líder S. Cosme. 

Foi uma época verdadeiramente atípica para os operários que viram alguns dos jogadores que tinham contratado para fazer a diferença lesionados de longa duração. Ainda assim havia no grupo mão de obra suficiente para fazer uma fase de manutenção melhor bem melhor da que foi realizada. Zero pontos em 15 possíveis com três partidas realizadas em casa é mau de mais para ser verdade. 

Joga a última partida contra o Fafe B no recinto do adversário naquela que será a última oportunidade de dar um ar da sua graça e de alguns jogadores vestirem a camisola do OFC Antime.          

CLASSIFICAÇÃO

1.º - S. Cosme, 23 pontos 

2.º GD Louro, 19

3.º AD Fafe B, 17 

4.º OFC Antime, 14

Div. Honra AF Braga | GCD Regadas, 1 - Este FC, 1 (Solidários)

TEXTO E FOTO: JCL 

Quem assim faz merece um aplauso 

O GCD Regadas poder ter sido a primeira equipa de Fafe a descer de escalão, não sendo no entanto a única até ao momento, mas não pode ser acusada de contribuir para que, pelo menos uma equipa de Fafe se mantenha na divisão de Honra. Desta vez empatou a uma bola com o ainda candidato à manutenção Este FC. 

A equipa orientada por Tiago Silva tem dado preciosas ajudas à ACD Pica, primeiro ao vencer o Pedralva e agora ao empatar com o Este. No entanto, desta vez a Pica não capitalizou a ajuda ao perder em casa com o candidato Pedralva. 

Contra o Este, o Regadas esteve a vencer por 1-0 até ao intervalo, com um golo assinado por Coelho, após cruzamento. A equipa  de S, Pedro de Este, Braga, empatou na segunda parte, numa transição, após perda de bola da equipa da casa a meio campo. 

Seja como for, a equipa do CD Regadas jogou sempre para honrar e dignificar a camisola do emblema da cruz de Cristo e desce com tanta dignidade ou mais que outras equipas que tinham argumentos mais fortes e não se livraram de cair no mesmo fosso. 

CLASSIFICAÇÃO 

1.ª Pica, 22 pontos

2.º Este, 22

3.º Pedralva, 21 

4.º Regadas, 12

Div. Honra AF Braga | ACD Pica, 0 - GD Pedralva, 1 (Manutenção hipotecada)

TEXTO  E FOTO (ARQUIVO): JCL 

Continua a depender apenas de si

A ACD Pica recebeu o GD Pedralva na penúltima jornada do fase de manutenção da Divisão de Honra da AF Braga e num jogo que podia eliminar um adversário direto na luta pela manutenção, cedeu ao perder por 1-0, deixando agora tudo para a última jornada onde estas duas equipa e o Este, próximo adversário dos fafenses, ainda têm hipóteses de se qualificar.      

A equipa de Sérgio Silva começou o jogo praticamente a perder, pois aos dois minutos viu o adversário adiantar-se no marcador e ainda que tivesse muito tempo pela frente para retificar o resultado, a verdade é que ou por competência defensiva do adversário, ou por ineficácia na hora da decisão, ou por mero azar, o resultado manteve-se até ao apito final e deixou a manutenção hipotecada.    

A pica continua a depender apenas de si para se manter na divisão de honra, mas agora terá que ser mais competente no terreno do Este do que foi em casa frente ao Pedralva. 

CLASSIFICAÇÃO 

1.ª Pica, 22 pontos

2.º Este, 22

3.º Pedralva, 21 

4.º Regadas, 12

Div. Honra AF Braga | Desportivo S. Cosme, 1 - AD Fafe B, 0 (Inglório)


TEXTO: JCL | FOTO:  DR

Resta cumprir calendário

A AD Fafe B foi ao terreno do líder do Grupo 6, Desportivo S. Cosme perder por um zero, acabando por confirmar a despromoção à primeira divisão distrital. Resta-lhe agora o derradeiro jogo, para cumprir calendário, na receção ao também já despromovido OCC Antime a quem venceu na primeira v9olta desta fase por 2-0.   

O técnico Tiago Nogueira, em declarações às redes sociais do Clube referiu, "O objetivo [da manutenção] não foi conseguido, muitas vezes durante a época os resultados não foram condizentes com aquilo que fomos capazes de fazer em jogo, mas o orgulho tem de estar presente por aquilo que os jogadores foram fazendo durante a época, foram acreditando e lutando".

CLASSIFICAÇÃO

1.º - S. Cosme, 17 pontos 

2.º GD Louro, 19

3.º AD Fafe B, 17 

4.º OFC Antime, 14 

𝙈𝙖𝙧𝙘𝙤u mas não valeu!

TEXTO E FOTO: JOÃO CARLOS LOPES 

Como é possível anular o golo de uma vida? 

O Desportivo Ases de S. Jorge recebeu o GD Pardelhas, num jogo de sentido único em que o resultado de 3-0 peca por escasso para os ases que, apesar de terem muitos jogadores lesionados ou a cumprir castigo, fizeram uma partida bem orquestrada sob a batuta de José Miguel Dantas, que assinou um jogo soberbo, mas a partida ganhou outra dimensão já em tempo de compensação.

O treinador do Desportivo Ases de S. Jorge meteu o guarda redes suplente Marco como ponta de lança, em substituição de Micoli. O jovem demorou algum tempo a adaptar-se à nova realidade de ter que correr em pelo menos meio campo para jogar, o que é totalmente diferente de estar entre os postes. É certo que as primeiras tentativas de contacto com a bola provocaram algumas gargalhadas no público e nos colegas que estavam de fora, o que, no entanto, não os impediam de incentivar o companheiro de equipa. 

Aos poucos, Marco foi tomando noção da nova realidade e vai daí arranca um livre. Depois foi sonhando dentro do próprio jogo. Até que, o árbitro parece ter-se esquecido do tempo e isso acabou por ser benéfico para o espetáculo. Aos 97 minutos, após novo livre lateral a bola foi metida ao segundo poste onde o central Henrique Barros, que bisou na partida com dois golos de cabeça, meteu a bola no coração da área onde apareceu Marco a empurrar para a baliza, colocando todo o mundo em delírio, porque no fundo era o que toda a gente desejava. Mas, não há bela sem senão, e o senhor árbitro - um senhor com cerca de setenta anos, que aos 78 minutos parou o jogo para os atletas beberem quando estava a correr uma aragem fria -, por indicação do auxiliar anulou este golo épico ao Marco. Como é possível anular o golo de uma vida ao jovem Cavaleiro de S. Jorge? 

É verdade que o golo de Marco, por ter sido invalidado, não constará na ficha de jogo, mas jamais será apagado da memória dos presentes, não só pela alegria contagiante que provocou nos jogadores e nos colegas, mas porque o puro futebol é vivido de momentos como este.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Juniores da AD Fafe jogam em Moreira de Cónegos para o título e regresso aos nacionais

TEXTO: JCL | FOTO: DR

Um bom primeiro jogo pode ser meio caminho andado 

Os juniores da AD Fafe jogam este sábado o primeiro jogo do play-off de campeão, que dá acesso ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, este sábado, no campo n.º 2 do complexo do Moreirense FC, em Moreira de Cónegos. Os fafenses estão confiantes em obter um bom resultado para depois decidir o acesso e o título a seu favor no segundo jogo, em casa. Mas do outro lado está um Moreirense com as mesmas ambições, pelo que a digferença vais estar em quem tiver mais vontade e acreditar mais.

Em declarações às redes sociais do Clube o técnico Vasco Fuscinante referiu, "Esperamos do Moreirense FC um adversário bastante difícil (...), uma equipa equilibrada e com processos bem trabalhados, apresentam uma boa organização defensiva e caudal ofensivo atrativo. Estamos a trabalhar para que possamos trazer um resultado favorável para o último jogo, em nossa casa".