.

.
.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Natação: Infantis e Juvenis da ADF em grande no Torneio Regional de Fundo

.
Texto e foto: ADF Natação
.
Nove pódios para os fafenses
.
A Associação Desportiva de Fafe participou, nos dias 1 e 2 de Dezembro, no Torneio Regional de Fundo para Infantis e Juvenis, no Porto, fazendo-se representar por 12 nadadores, orientados pelos treinadores Filipe Carvalho e Rui Ribeiro. Os jovens nadadores fafenses mostraram o seu valor, ao cumprir grande parte dos objetivos traçados para esta competição, que passavam pela obtenção de mínimos para o Campeonato Zonal, no caso dos Infantis, e pela melhoria das suas marcas pessoais.
.
O destaque vai, então, para as 3 nadadoras que obtiveram os mínimos, Natália Cunha, Beatriz Oliveira e Francisca Carvalho, garantindo, desde já, o apuramento para o Campeonato Zonal de Infantis, que se realizará em Março de 2013. Natália Cunha nadou os 100m e 200m Costas, os 400m Livres e os 200m Estilos, e alcançou o pódio em 2 ocasiões. Beatriz Oliveira participou nos 100m e 200m Mariposa e não deu hipóteses às suas adversárias, com 2 primeiros lugares, e nadou ainda os 100m Costas e os 200m Bruços, provas em que ficou nos 10 primeiros. Francisca Carvalho conseguiu atingir o pódio em todas as suas provas, sendo 2ª nos 100m e 200m Costas e nos 400m Livres, e 3ª nos 200m Estilos.
.
Simão Ferreira obteve 5 novos recordes pessoais nas provas em que participou. Luís Fonseca foi o único Juvenil a participar na modalidade principal do torneio de fundo (soma de pontos dos 400m Estilos e 1500m Livres) e melhorou também os seus tempos. Vítor Cunha (com 3 posições entre os 10 melhores), Gonçalo Costa e Joel Magalhães melhoraram a totalidade dos seus tempos de inscrição. Paulo Miranda esforçou-se para participar nesta competição, condicionado por uma lesão que o tem acompanhado nas últimas semanas, e conseguiu obter um recorde pessoal, classificando-se nos 10 melhores nadadores em todas as provas que participou. David Bessa melhorou 2 tempos de inscrição e igualou outro, enquanto Beatriz Lopes apresentou uma boa evolução com destaque para os dois recordes pessoais e a grande melhoria na sua prova de 200m Estilos. Francisco Steinmaier melhorou os seus tempos em duas provas, ficando a promessa de uma evolução mais consistente em consequência de uma maior aposta nos treinos que aí vêm.
.
As estafetas da ADF, constituídas por Simão Ferreira, Joel Magalhães, Francisco Steinmaier e David Bessa obtiveram dois 7ºs lugares na classificação geral. Em resumo, os nadadores da AD Fafe obtiveram 32 recordes pessoais em 41 participações e conseguiram 9 classificações nos 3 primeiros lugares.
.
Nas próximas semanas irão decorrer as competições principais para Cadetes, Juniores e Seniores da primeira fase da época, e a AD Fafe participará ainda nos Campeonatos Nacionais de Clubes, competição absoluta por equipas.
.
Nota da direção da Natação da AD fafe
A direção e a equipa técnica da Secção de Natação da Associação Desportiva de Fafe vêm, por este meio, anunciar publicamente o seu desagrado e com a desqualificação inaceitável da nadadora Natália Cunha nos 100m Costas femininos no Torneio Regional de Fundo, onde a nadadora teria conquistado o primeiro lugar e o apuramento, também nesta prova, para o Campeonato Zonal de Infantis. Este objetivo, traçado em conjunto pela nadadora e pela equipa técnica, foi-lhe recusado por um erro grave de arbitragem. Segundo as regras da Federation Internationale de Natation (FINA), a nadadora tem, obrigatoriamente, de colocar ambas as mãos nas pegas do bloco de partida, no momento da partida, o que, segundo o cronometrista, não foi cumprido. Relativamente a esta questão, uma reclamação oficial foi já efetuada e, da nossa parte, acreditamos que tudo se irá resolver da melhor forma possível, com noção das partes envolvidas que estamos a trabalhar na formação de nadadores em idades precoces. A Secção de Natação da Associação Desportiva de Fafe agradece ainda o esforço, a dedicação e o espírito de sacrifício de todos os nadadores, treinadores, pais e restantes intervenientes na preparação dos nossos desportistas para a obtenção dos objetivos traçados e salienta que os erros, embora aceitáveis e, em certos casos, compreensíveis, não deverão nunca limitar a progressão e desmotivar estes jovens em momentos tão importantes como este. Força ADF!!!
.

Sem comentários: