.

.
.

domingo, 15 de junho de 2014

Futsal Fem. – Taça Nacional: GCR Ossela, 3 – Nun’Álvares, 1

Texto e foto: João Carlos Lopes 


GNA termina uma excelente época 

- Subiu a pior das quatro equipas do grupo

As equipa de Futsal sénior feminina do Grupo Nun’Álvares foi a Oliveira de Azeméis ver a equipa do GCR Ossela fazer a festa da subida de divisão e consequente presença na fase final da prova, tendo perdido por 3-1. 

A equipa de João Nuno Sousa apresentou-se bastante desfalcadas para este jogo, com castigos e lesões a limitarem em muito as opções do técnico que tinha prometido não atirar a toalha ao chão depois da derrota caseira com o Canidelo, que acabou por ser decisiva para o desfecho do grande trajecto que as alvarinhas fizeram na competição nesta temporada. 

No Pavilhão de Ossela, o Nun’Álvares entrou melhor com Cindy a fazer o primeiro golo do jogo aos três minutos. Bastaram apenas dois minutos para a equipa da casa igualar, resultado com que foi atingido o intervalo. 

Na segunda parte o Ossela passou para a frente aos 26 minutos e o GNA passou a andar atrás do resultado. 

Aos 38 minutos as alvarinhas atingiram a sexta falta, Verinha defendeu o remate directo mas depois foi impotente para deter a recarga. Com dois golos de vantagem e a jogar em casa contra uma equipa desfalcada e já a acusar algum desgaste físico de uma época que já vai longa, as vareiras acabaram por controlar o resultado e festejar a subida ao Campeonato Nacional.

As fafenses não ficaram com a melhor impressão da dupla de arbitragem pois deixaram passar vários lances de falta sem as mesmas serem assinaladas, tendo marcado outros que não existiam como sucedeu na sexta falta assinalada ao GNA. 

O Ossela acabou por fazer muito anti-jogo o que pode ser interpretado de duas maneiras. Uma vez que o cronometro pára, ou o fizeram para quebrar o ritmo de jogo das alvarinhas ou para prolongar a partida e esperar que o jogo em Vila do Conde terminasse. O Canidelo que tinha vindo a Fafe fazer a desfeita foi impotente para vencer o Porto D’Ave no seu recinto tendo registado um empate a duas bolas. Mais uma razão para se confirmar que não há dois jogos iguais, pois caso vencesse selaria a subida. 

Acaba por subir a pior das quatro equipas deste grupo, mas ao mesmo tempo, a que melhor soube jogar com o contexto dos jogos, tirando o aproveitamento necessário para somar mais pontos que as adversárias. Digamos que é uma subida de ocasião. 

Quanto ao GNA vai agora para o merecido descanso depois de uma época de grande nível e aprendizagem. A subida não estava no horizonte mas esteve a um curto passo de acontecer. A carreira na Taça de Portugal foi brilhante e só caíram aos pés do Benfica. Fica a grande evolução das atletas, e o muito público que apareceu em alguns jogos, com o Benfica para a Taça mas não só pois no último jogo em casa com o Canidelo, o Pavilhão do Nun’Álvares apresentou uma excelente moldura humana. 

Nos últimos dois anos o GNA conseguiu dar um enorme salto qualitativo no Futsal feminino e passou de uma participação modesta no campeonato distrital para uma luta pela subida de divisão. A equipa possui jogadoras muito jovens e ainda com muita margem de progressão. Houve jogadoras juniores que já jogaram nas seniores e há muitas outras que quando derem o salto vão trazer sangue novo à equipa. O futuro do futsal feminino parece estar garantido, graças a um trabalho de longa data que começa agora a atingir níveis de excelência. As alvarinhas não foram grandes, foram enormes, pedir-lhes mais era pedir o céu. Parabéns pela excelente prestação durante a época.
.

Sem comentários: