.

.
.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Volta a Portugal começa em Fafe a 30 de Julho

Redacção/FPC 

Prólogo, em sistema de contrarrelógio individual, em Fafe

A 76.ª edição da Volta a Portugal, que vai realizar-se de 30 de julho a 10 de agosto e que foi hoje apresentada em Lisboa, é, nas palavras do diretor da organização, Joaquim Gomes, "muito vocacionada para trepadores". 


A opinião de Gomes baseia-se no facto de quatro das nove etapas em linha terminarem em subidas pontuáveis para o prémio de montanha. Além dos "lugares cativos" da Torre e da Senhora da Graça, verifica-se o regresso da Senhora da Assunção, Santo Tirso, e a estreia da serra do Larouco, Montalegre. 

A prova, com um total de 1613,4 quilómetros, incia-se com um prólogo, em sistema de contrarrelógio individual, em Fafe. A primeira etapa em linha somará 183,5 quilómetros, unindo Lousada à Maia, numa viagem propícia a sprinters. A terceira tirada, 171,8 quilómetros, liga Gondomar ao centro de Braga, com a fase final endurecida pelas passagens do Bom Jesus e no Sameiro. 

Segue-se um tríptico de chegadas em alto. A quarta etapa leva a caravana de Viana do Castelo até aos mais de 1500 metros de altitude da serra do Larouco, numa primeira medição dos valores em compita. No dia seguinte, o pelotão vai cumprir 192,5 quilómetros, desde Boticas até à Senhora da Graça. Segue-se a etapa de 161,3 quilómetros, unindo Alvarenga à Senhora da Assunção, subida que não costuma marcar grandes diferenças, mas que, encadeada com as dificuldades das jornadas anteriores, poderá ser diferente neste ano. 

A sexta etapa marca o previsível regresso do protagonismo aos velocistas, depois de percorridos 155 quilómetros entre Oliveira do Bairro e Viseu.

A cidade de Viriato foi escolhida para o dia de descanso e bem preciso será retemperar forças, pois o regresso à estrada far-se-á com a etapa rainha, 172,5 quilómetros entre Belmonte e o alto da Torre. 

A oitava etapa é a mais longa da competição, 194 quilómetros a percorrer desde o Sabugal até Castelo Branco. Tratando-se da tirada que antecede as grandes decisões, é uma boa aposta para os homens que pretendem triunfar através de uma fuga. 

A prova da verdade está marcada para a nona e penúltima etapa, um contrarrelógio individual de 28,9 quilómetros, com início em Oleiros e final na Sertã. A última viagem é de consagração e fortemente simbólica. Vai terminar em Lisboa, capital do país, mas inicia-se, 167,1 quilómetros antes, na aldeia da Burinhosa, concelho de Alcobaça. A ligação entre uma pequena povoação e uma metrópole de dimensão europeia, demonstra a capacida da Volta a Portugal para servir de veículo de união territorial. 

Está confirmada a participação de 16 equipas, oriundas de nove países. Registe-se o regresso à Volta da Seleção Nacional/Liberty Seguros, que se junta aos seis conjuntos continentais portugueses, Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular, e às forasteiras Caja Rural-Seguros RGA e Burgos BH (Espanha), Skydive Dubai (Dubai), 4-72 Colombia (Colômbia), Team Ecuador (Equador), Team Stuttgard (Alemanha), Team Ukyo (Japão), BDC Marcpol (Polónia) e Lokosphinx (Rússia). 

ETAPAS
30 de julho - Prólogo: Fafe - Fafe, 6,8 km (C/R) 
31 de julho - 1.ª Etapa: Lousada - Maia, 183,5 km 
1 de agosto - 2.ª Etapa: Gondomar - Braga, 171,8 km 
2 de agosto - 3.ª Etapa: Viana do Castelo - Serra do Larouco (Montalegre), 180 km 
3 de agosto - 4.ª Etapa: Boticas - Senhora da Graça. 192,5 km 
4 de agosto - 5.ª Etapa: Alvarenga - Senhora da Assunção, 161,3 km 
5 de agosto - 6.ª Etapa: Oliveira do Bairro - Viseu, 155 km 
6 de agosto - Dia de Descanso 
7 de agosto - 7.ª Etapa: Belmonte - Torre, 172,5 km 
8 de agosto - 8.ª Etapa: Sabugal - Castelo Branco, 194 km 
9 de agosto - 9.ª Etapa: Oleiros - Sertã, 28,9 km (C/R) 
10 de agosto - 10.ª Etapa: Burinhosa - Lisboa, 167,1 km 
Total: 1613,4 km
.

Sem comentários: