.

.
.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

2.º Encontro Futebol Feminino Homenagem a Belinha "Eterna capitã"

Texto e fotos: João Carlos Lopes

A "Eterna capitã" jamais será esquecida


Três anos depois do primeiro convívio, realizado no dia 2 de Julho de 2011, as antigas companheiras de Belinha, a "Eterna Capitã, que desapareceu deste mundo no ano de 2009, aos 44 anos voltam a reunir para a homenagear. 

O evento vai ocorrer no dia 28 de Junho no Parque de Jogos do Operário de Antime, com um jogo de homenagem a acontecer pelas 16:30 horas. Antes do jogo há romagem ao cemitério de Fafe e depois do mesmo um Jantar Convívio na Taberna do Rilhadas.    

Belinha foi uma grande jogadora de futebol que contagiava todas as raparigas do seu tempo e as gerações que se seguiram. Foi uma pessoa que marcou pela positiva, pela sua simplicidade e maneira de ser e estar. Por isso mesmo a "Eterna Capitã" jamais será esquecida. 

Recordamos aqui a crónica que fizemos no Montelongo Desportivo aquando do primeiro encontro, realizado no Campo do CD Vinhós em Julho de 2011: 




"Elas estiveram contigo Belinha


Olá Belinha! O Campo Dona Edite Guimarães, em Vinhós, encheu-se de alegria e vivacidade, no último Sábado, dia 2 de Julho, para te homenagear, fazendo-o com sentimento e muito orgulho.
.
Depois de te irem visitar ao cemitério voltaram àquele sítio onde outrora vocês faziam grandes jogos, tendo inclusive militado na 1.ª Divisão Nacional, como bem te recordas.
.
Antes de começar o jogo a algazarra era tanta que não foi fácil reuni-las para tirar a foto de conjunto. Mas com um pouco de paciência lá se conseguiu chegar a bom porto. Seguiu-se um minuto de silêncio em tua honra, escrupulosamente respeitado dentro e fora das quatro linhas. A tua família não faltou.  
Difícil mesmo foi identificar as tuas colegas. Cada uma delas eras tu. Sim tu! Ela fizeram questão de jogar com uma camisola estampada com o n.º 5, esse mesmo que tu utilizavas e sabes o que dizia a camisola? Dizia Belinha “Eterna Capitã” nas costas mas, para tirarem a fotografia fizeram questão de virar as camisolas ao contrário para que aquilo que dizia nas costas ficasse bem visível aos olhos de todos, como se quisessem reflectir o seu sentimento.
.
Olha vou-te contar uma coisa, elas fizeram daquele jogo uma verdadeira festa e olha que algumas ainda estão para as curvas no que ao futebol diz respeito. Há quem trate muito bem a bola. De fazer inveja a alguns homens. Por falar em homens, aqueles que faziam parte do Vinhós, na altura em que jogavas, também fizeram questão de estarem presentes e alguns até se aventuraram a dar uns toques na bola como o antigo mister.
.
Sabes Belinha elas honraram e dignificaram o teu nome com esta iniciativa e conseguiram reunir mesmo muita gente que conheces. Ah! Quase me esquecia! A Manela Trigo quando marcou um golo esteve quase, quase, a tirar a camisola, mas depois arrependeu-se e o gesto ficou a meio. Passadona esta Trigo não é? Não me perguntes quem marcou os outros golos porque foi sempre a n.º 5 a marcar.
.
Belinha, estejas onde estiveres esta malta que jogou contigo à bola e que privou contigo enquanto andaste no desporto não te esquece. Isso ficou bem patente neste convívio. Mas tu sabes isso. Olha dá cumprimentos meus à Anita e até sempre. João Carlos Lopes"

Sem comentários: