.

.
.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Gala do Futebol Popular consagra vencedores de 2013/2014

Texto e fotos: Ricardo Castro 

"Tivemos seis campeonatos diferentes, 42 equipas 
e 584 jogos, sem contar com os da Federação"

A Associação de Futebol Popular de Fafe (AFPF) encerrou mais uma época desportiva com o habitual jantar de gala, que culminou com a consagração de todos os campeões e participantes nas várias provas organizadas pela coletividade em 2013/2014. Na Quinta das Vinhas, em Arões São Romão, o momento da noite foi protagonizado por Iazalde Lacá Martins. O Presidente da AFPF deixou clara a hipótese de abandonar a liderança, alegando falta de motivação para continuar no cargo. “Eu não estou minimamente motivado para continuar nos próximos anos”, disse.

Entre várias figuras ilustres, como o Presidente de Mesa da Assembleia-Geral da AFPF, António Soares Peixoto, o Vice-Presidente da Federação de Futebol Popular do Norte (FFPN), Agostinho Campos, o Presidente da Associação de Futebol Popular de Paços de Ferreira (AFPPF), Álvaro Neto e o Vereador do Desporto e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Dr. Pompeu Martins, foram mais de 200 as pessoas presentes na Gala.

Iazalde Lacá Martins foi perentório, afirmando não ter “qualquer interesse em apresentar uma lista” na próxima Assembleia Geral. Num ano marcado pelo campeonato conjunto de futebol popular sénior entre Fafe e Paços de Ferreira, o dirigente considerou ter sido uma “experiência agradável”, destacando a evolução no desporto popular concelhio. “Tivemos seis campeonatos diferentes, 42 equipas e 584 jogos, sem contar com os da Federação. É muito trabalho e acho que a AFPF está no bom caminho”, salientou. 

Depois de várias críticas ao longo do ano, Iazalde deixou um aviso a todos os atletas e emblemas participantes nas competições populares. “Nós trabalhamos para todos e há que assumir as vitórias e as derrotas”. No seu discurso, o edil pediu ainda a consideração de todos pelo serviço levado a cabo. “Eu trabalho mais de 1000 horas em prol da Associação e o que nós pedimos é respeito”. O ainda presidente felicitou todos os campeões e equipas participantes nas provas, anunciando a criação do campeonato de futsal sub-9 para a próxima temporada.

Por seu turno e num discurso muito emotivo, o Presidente da AFPPF, Álvaro Neto, agradeceu aos fafenses a “grande honra de participar num campeonato único e espetacular entre Paços e Fafe”. Neto defendeu ainda que o Presidente da AFPF não merecia “algumas coisas de que foi vítima no campeonato, porque mostrou grande sacrifício, solidariedade e competência”.

Também Pompeu Martins felicitou a AFPF por mais um ano desportivo, reforçando ser “seguramente a terceira Associação que mais apoio recebe da Câmara Municipal de Fafe”. O Vereador do Desporto destacou também as várias gerações que têm passado pelo futebol popular. “Temos tido os pequeninos, futsal feminino, veteranos, seniores e há uma vitalidade que convém preservar e reforçar”, referiu.

Depois do jantar que abriu a Gala, bem como dos respetivos discursos, Iazalde Martins procedeu à entrega dos muitos prémios. Entre taças, medalhas e faixas, a Associação começou por distinguir os vários órgãos de comunicação social fafense e também o apresentador da Gala, Armando César. Além dos demais órgãos sociais da AFPF, também foram lembrados os árbitros, que ao longo do ano dirigiram os muitos jogos das várias competições, assim como a Câmara Municipal de Fafe, pelo “apoio prestado” ao desporto popular no concelho.

Posteriormente foram reconhecidos todos os vencedores, melhores marcadores e participantes nas competições populares em 2013/2014. No escalão sub-13, o GCD Paços dominou em toda a linha, sagrando-se campeão em Futsal e arrecadando o campeonato, Taça e Supertaça em futebol de sete. No escalão sub-17, o Armil recebeu os prémios pela conquista do campeonato e da Taça. Já a formação do Jugueiros foi agraciada pelo êxito na Supertaça. 

Num dos vários momentos altos da noite, a equipa de futsal feminino do Armil recebeu os troféus de vencedor do campeonato, Taça, Supertaça da AFPF, bem como o da Taça dos Campeões da FFPN. A isto, seguiu-se um curto mas emocionado discurso da capitã de equipa, Ana Leite, agradecendo a “toda a equipa” pelo “ano fantástico” ao serviço do emblema fafense. 

No futebol popular, em veteranos, a equipa da AFP Guimarães recebeu a distinção pela conquista da Taça e o FC Marinhão pelo campeonato. Finalmente, nos seniores, o São Clemente chegou-se para receber a Taça e, por fim, a formação do GD Fareja recebeu a Supertaça e o título de campeão da época 2014/2015, 

Entre a entrega de prémios, sobressaiu a arte fafense, com a atuação da cantora Ju e o trio fafense do Teatro Vitrine do Grupo Nun’Álvares, que animou fortemente os presentes, além de um grupo de samba e um dueto feminino de dança do ventre.
.

Sem comentários: