.

.
.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

EM DESTAQUE: Cláudio Faria ou o Super Rafa?

Texto e foto: João Carlos Lopes

Um verdadeiro herói

Cláudio Faria, também conhecido por Rafa, é o carismático guarda-redes do GCD Regadas, clube que representa há nove épocas consecutivas desde os tempos do futebol popular. Com Rafa na baliza o Regadas tem conhecido enormes êxitos. O fervor ao clube e ao grupo de trabalho é tanto que o jogador, que ocupa uma posição de risco em campo, tem mesmo jogado com uma máscara a proteger-lhe a cara. 

É mais um dos jovens licenciados da equipa que prefere a amizade que lhe trás o campo pelado das Cerdeirinhas às mordomias dos pisos sintéticos. Tem 28 anos, é licenciado em fisioterapia e sempre jogou futebol. Fez a sua formação na AD Fafe, desde o escalão de infantil até ao primeiro ano de júnior, pois no segundo teve de desistir por causa da faculdade. Enquanto estudante universitário jogou dois anos futsal e, ao mesmo tempo, jogava na ADC S. Clemente ao fim-de-semana no Futebol Popular.

Desde que ingressou no Regadas, há nove anos atrás, não mais deixou o clube, onde arrisca a defender com uma máscara na cara depois de uma pré-época difícil onde só podia correr e fazer exercícios com bola sozinho, não podendo arriscar ter algum contacto na cara. Por isso mesmo não fez nenhum jogo de preparação. Tem treinado com a mascara desde os 15 dias precedentes ao primeiro jogo oficial. A lesão ganhou-a no dia 18 de Julho no torneio de futebol de sete de Arões, onde ao disputar um lance levou uma joelhada que lhe valeu uma fractura onde sofreu um traumatismo na cara do qual resultou fractura do osso malar esquerdo e da arcada zigomática esquerda, sendo operado uma semana depois.

Nesta altura Rafa ainda não está recuperado a cem por cento porque a fractura não está consolidada, mas a vontade de jogar fala mais alto e a equipa agradece. Uma coisa é certa, é preciso ter mesmo muita vontade de ajudar os colegas e a equipa para jogar no futebol distrital em que há muito contacto e muita virilidade nos lances, com uma máscara, depois de uma lesão grave, onde actua apenas por amor à camisola e sem qualquer contrapartida financeira. Este é um caso raro de dedicação. Se transportarmos a máscara para o campo da ficção esta confere a Rafa um estatuto de herói. Sem dúvida, que face a tudo o que se retrata não deixa de o ser. Aliás só mesmo um Super Rafa, consegue ocupar a baliza nestas condições. O GCD Regadas agradece ao seu capitão por tudo o que tem feito pelo Clube e o público admira-lhe a coragem e determinação.
.

Sem comentários: