.

.
.

domingo, 26 de outubro de 2014

Camp. Nac. Seniores: AD Limianos, 0 - AD Fafe, 2

Texto e foto: João Carlos Lopes

Capitão Xavi de indeciso a decisivo

- Fafe isolou-se no primeiro lugar 

O Fafe foi a Ponte de Lima vencer por 2-0, numa partida em que os fafenses controlaram e mostraram superioridade perante um adversário com uma equipa muito aquém daquilo que tem vindo a mostrar nos últimos anos, tendo inclusive na época passada passado á segunda fase da competição.

Um golo de cabeça de Xavi aos 9’, na sequência de um pontapé de canto permitiu ao Fafe controlar de forma tranquila a partida, dando até a iniciativa do jogo ao Limianos. o capitão fafense que esteve em risco para este jogo devido a lesão saltou mais alto que os centrais da equipa da casa e cabeceou para o golo. 

O Limianos tentou reagir mas sem que o Fafe o consentisse, com o sector recuado muito atento. 

Foi o fafe a rematar novamente aos 20' por Ferrinho para boa defesa de Litos.

O Limianos cresceu durante alguns minutos mas sem que com isso levasse perigo para a baliza de Marçal. 

Aos 29' numa falta sobre Ferrinho na zona da meia-lua, João Nogueira marcou o livre e a bola bateu na barreira, ainda sobrou para Xavi que de longe fez um grande remate para uma enorme defesa de Litos que teve que se esticar todo para ceder canto.

Tentou o Limianos aos 33', com remate cruzado de Hugo, a que Zé Pedro apesar de se esticar não chegou, tendo a bola saído ao lado da baliza de Marçal.

O Fafe chegou aos segundo golo aos 36', numa jogada de entendimento da equipa fafense, iniciada em Ferrinho, com Nuninho a finalizar fazendo um chapéu a Litos, marcando contra a sua anterior equipa. 

O terceiro golo esteve à vista aos 43', com Ferrinho a meter a bola em Vasco Costa que proporcionou uma grande defesa a Litos, depois Nuninho enviou a bola com estrondo à barra da baliza limiana.

Antes do intervalo, aos 44' - Limianos conquistou um pontapé de canto que Marçal segurou nas alturas.

Na segunda parte o Limianos apareceu sem capacidade de reacção nos minutos iniciais da segunda parte.

Aos 54' foi reclamada uma grande penalidade por parte do Limianos, quando um jogador da casa meteu a bola por um lado e a tentou ir buscar por outro, a que o árbitro não anuiu. 

O Fafe esteve novamente perto do golo aos 55’. Remate de João Nogueira para grande defesa de Litos que defendeu à guarda-redes de andebol, modalidade que por acaso o guardião limiano já praticou. 

Aos 57' uma ténue tentativa do Limianos com remate de cabeça de Zé Pedro a sair ao lado da baliza de Marçal. 

Aos 61' surgiu o primeiro cartão amarelo da partida para Ricardo Fernandes, do Fafe, por falta sobre Zé Pedro. 

Aos 63 minutos saiu Nuninho para entrada de Sócrates no Fafe e mais tarde, aos 76’ saiu João Nogueira para a entrada de Cordeiro. Agostinho Bento utilizou todos os jogadores ex-limianos nesta partida: Vasco Costa, Nuninho e Cordeiro. Mais tarde aos 83’, o Fafe esgotou as substituições com a entrada de Zé Brochado e a saída de Rui Herculano. 

O jogo manteve-se monótono até final, com uma primeira parte fastidiosa para quem estava a assistir. O Fafe venceu sem mácula, com uma excelente exibição na primeira parte em que podia ter marcado mais que os dois golos e um controle total na segunda sem dar hipótese à equipa da casa em criar perigo junto da sua baliza.

Com este resultado o Fafe isolou-se no primeiro lugar da série A do campeonato Nacional de Seniores.  


RELATO CRONOLÓGICO 

[1.ª PARTE]

7' - Primeiros minutos sem oportunidades para os dois lados, com as equipas ainda à procura das melhores soluções para chegarem com perigo às balizas contrárias.

9' - [GOLO 0-1 XAVI]. Na sequência de um canto, Xavi que esteve me risco para este jogo devido a lesão saltou mais alto que os centrais da equipa da casa e cabeceou para o golo.

12' - Hugo rematou com muita força e a bola saiu ao lado da baliza de Marçal, numa boa ocasião para os Limianos.

15' - Limianos a tentar reagir mas sem que o Fafe o consinta, com o sector recuado muito atento.

20' - Remate de Ferrinho para boa defesa de Litos.

23' - Limianos a crescer no jogo tentando acercar-se com mais perigo da baliza fafense, estando um pouco por cima no jogo, com algum domínio consentido e controlado por parte do Fafe.

29' - Falta sobre Ferrinho na zona da meia lua, deu origem a livre directo. João Nogueira marcou o livre este bateu na barreira, ainda sobrou para Xavi que de longe fez um grande remate para uma enorme defesa de Litos que teve que se esticar todo para ceder canto.


33' - Remate cruzado de Hugo, Zé Pedro esticou-se mas não chegou, tendo a bola saído ao lado da baliza de Marçal.

36' - [GOLO 0-2 NUNINHO]. Jogada de entendimento da equipa fafense com Nuninho a finalizar fazendo um chapéu a Litos, marcando contra a sua anterior equipa. 

43' Ferrinho a meter a bola em Vasco Costa que proporcionou uma grande defesa de Litos, depois João Nogueira enviou a bola com estrondo à barra da baliza limiana.

44' - Limianos conquistou um pontapé de canto que Marçal segurou nas alturas.

[2.ª PARTE] 

50' - Limianos sem capacidade de reacção nestes minutos iniciais da segunda parte.

54' - É reclamada grande penalidade por parte do Limianos, quando um jogador do limianos meteu a bola por um lado e a tentou ir buscar por outro, a que o árbitro não anuiu.

55' - Remate de João Nogueira para grande defesa de Litos que defendeu à guarda-redes de andebol, modalidade que por acaso o guardião limiano já praticou.

57' - Remate de cabeça de Zé Pedro a sair ao lado da baliza de Marçal.

61' - Primeiro cartão amarelo da partida foi para Ricardo Fernandes, por falta sobre Zé Pedro.

63' ' Saiu Nuninho no Fafe para a entrada de Sócrates.

64' Cartão amarelo para André da AD Fafe.

65' - Fafe com a partida controlada a conseguir anular qualquer investida limiana.

71' - Jogo entrou numa fase de futebol pouco atractivo, com o Fafe a controlar e o Limianos a ser impotente para fazer


76' - Saiu João Nogueira para a entrada de Cordeiro. Agostinho Bento utiliza assim neste jogo os três ex-atletas do Limianos na época passada. Vasco Costa, Nuninho e Cordeiro.   


77' - Canto de Orlando para remate de Rui Figueiredo por cima da baliza de Marçal. 

82' O jogo a manter-se sem grande interesse e sem ocasiões de perigo em qualquer baliza, com o Fafe a fazer o seu jogo e o Limianos a não encontrar soluções para chegar à baliza fafense.

83' - Saiu Rui Herculano para a entrada de Zé Brochado na AD Fafe.  

Até final e nos mais quatro minutos de compensação não houve alterações no marcador. 


A AD Fafe apresentou o seguinte onze inicial: Marçal, Vasco Cruz, Xavi, Ricardo Fernandes, Rui Herculano (Zé Brochado, 83'), André, João Nogueira (Cordeiro, 76') e Silvestre, Ferrinho, Nuninho (Sócrates, 63') e Vasco Costa. Treinador, Agostinho Bento.
.

Sem comentários: