.

.
.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Karting: Pedro Santana ficou a 30 centésimos do pódio em Braga

Redacção 


Garantido o 5.º lugar no RedLine Cup 2014 


A 5.ª ronda do RedLine Cup 2014 disputou-se na tarde do passado sábado, 11 de Outubro, no Kartódromo Internacional de Braga. O fafense Pedro Santana marcou presença naquela que foi a penúltima ronda do campeonato e garantiu matematicamente um lugar nos 5 primeiros classificados do campeonato. 

O início da tarde de corridas é sempre marcado pela habitual qualificação de apenas 5 minutos. Nesta qualificação, que define a grelha de partida para a primeira das duas corridas da tarde, Santana mostrou o seu ritmo e conseguiu o segundo melhor tempo. “Foi uma qualificação difícil. Era uma versão do circuito nova e isso complica um pouco as coisas. Felizmente estava a sentir-me rápido e apesar de ter feito um pião numa das 5 voltas consegui uma volta sem erros que me deu um lugar na primeira linha da grelha ao lado do Pedro Carvalho.” 

Estava então tudo preparado para a 1ª corrida da tarde. O ainda inexperiente piloto arrancou forte e na primeira curva passou para a frente da corrida por troca com o autor da pole-position, Pedro Carvalho. Os dois pilotos distanciaram-se do resto do pelotão nas primeiras voltas juntamente com Diogo Azevedo e protagonizaram uma luta muito interessante durante toda a corrida. No final Santana não resistia aos ataques e caia para a 3.ª posição, lugar que ocupou até final da 1.ª corrida. “ Foi uma corrida difícil mas muito interessante. Arranquei bem e fui para a frente da corrida. Tive uma óptima luta tanto com o Pedro como com o Diogo mas infelizmente não consegui ser superior a nenhum dos dois. Acabei num sólido terceiro lugar que deixou boas indicações para a segunda corrida.” 

Para a segunda corrida o piloto apoiado pelos Santana’s Arquitectura arrancava do 12º lugar da grelha e apesar do ritmo que mostrou na primeira corrida não seria fácil garantir um bom resultado. O fafense arrancou bem e no final da primeira volta já ocupava um lugar entre os 5 primeiros. Após algumas voltas alcançou o quarto lugar que ocuparia até ao final da corrida. “Fiz mais um bom arranque e por isso consegui chegar aos 5 primeiros rapidamente. Daí para a frente foi mais complicado e apesar de algumas lutas só foi possível o 4º lugar. O Karting estava muito instável em curva e por isso o meu ritmo não foi tão bom. Mas foi um bom resultado que permitiu garantir pontos preciosos para o campeonato”. 

Santana estava assim satisfeito com os resultados alcançados e apesar de ter falhado o pódio por 30 centésimos garantia matematicamente o 5.º lugar no campeonato. “Falho o pódio por apenas 30 centésimos. Não é fácil já que é a segunda vez que fico empatado em pontos e acabo por perder no factor de desempate. O regulamento é claro por isso nada a dizer. O Leandro é muito rápido e por isso é que é o líder do campeonato. Parabéns aos vencedores. Mas nem tudo é mau porque fica desde já garantido um lugar nos 5 primeiros do campeonato e por isso a presença na Taça Inter Troféus do próximo ano. Só posso estar muito satisfeito com isso.”

O jovem piloto consegue assim um lugar nos 5 primeiros no seu ano de estreia na RedLine Cup. A próxima corrida de Pedro Santana é no Kartódromo de Rilhadas, Fafe, no dia 15 de Novembro para aquela que é a ultima ronda do campeonato.
.

Sem comentários: