.

.
.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

AF Braga | Clubes de Fafe só retomam a formação quando sentirem que é seguro


TEXTO E FOTOS: JOÃO CARLOS LOPES

Formação suspensa nos quatro Clubes até ver

"Temos um sentido de responsabilidade apurado"


A sede dos Operários serviu de palco para a conferência de imprensa conjunta dos clubes fafenses com formação de futebol e futsal federado, a saber Arões Sport Clube, Associação Desportiva de Fafe, Grupo Nun’Álvares e Operário Futebol Clube de Antime. Todos eles se mostram preocupados com a saúde dos atletas e todos eles garantiram também que a suas formações são auto-sustentáveis mas que o surto pandémico vai provocar sérias dificuldades financeiras nos respectivos Clubes. Todos são unânimes que os comunicados da AF Braga e da DGS são muito vagos e quase inócuos. 

Acima de tudo ressaltou a união entre os clubes com formação federada em Fafe que afinam todos pelo mesmo diapasão ao comunicarem que têm um sentido de responsabilidade apurado.

Marcaram presença nesta conferência de imprensa conjunta o médico Dr. Paulo Vasconcelos, Jorge Marinheiro em representação do OFC Antime, Professor Rogério Rodrigues em representação da AD Fafe, Sérgio Ribeiro em representação do Arões SC e Luís Barros em representação do GCR Nun'Álvares.

Ninguém sabe quando vai ser retomada a actividade na formação pelo que estes clubes a mantêm suspensa sem data de retoma até que sintam que há condições para o fazer até lá aconselham a que sejam respeitadas todas as normas. Nesse sentido, o Dr. Paulo Vasconcelos frisou que depois deste período em que houve muita movimentação interna e externa de pessoas há ainda muito para apurar mas que numa situação destas não há qualquer garantia.         


Comunicado COVID 19 

(Fafe, Antime, Arões, Nun'Álvares)


A todos os atletas e encarregados de educação da sociedade fafense e outros.

Tendo em conta a publicação da orientação n.º 036/2020 da Direção Geral de Saúde, na qual visa a implementação de medidas específicas para a retoma da atividade desportiva, em contexto de treino e competição, por forma a evitar o risco de transmissão do Covid-19 (SARS-CoV-2), focamos e destacamos 3 pontos essenciais:

• Contexto de treino ajustado para garantir o distanciamento físico permanente de pelo menos três (3) metros entre praticantes para todos os escalões etários. (ponto 17, alínea A)

• Todos os treinos têm de ser de cariz individual, sem partilha de equipamentos. (orientação 30/2020) 

• Não devem ser realizados treinos simultâneos com partilha de espaço por equipas diferentes. (ponto 8, alínea B)

A estas medidas, queremos acrescentar a total indefinição quanto à retoma competitiva dos campeonatos por parte da FPF (Federação Portuguesa de Futebol) e AFB (Associação de Futebol de Braga) no que concerne aos escalões de formação, bem como as novas medidas que serão implementadas após o dia 15 de setembro (pelo Governo da República Portuguesa) com a passagem ao estado de contingência geral no país e suas consequências obrigatórias.

É de fulcral importância tomar em atenção o cumprimento destes pontos, o que se torna quase impossível de cumprir por qualquer clube a nível local e nacional. A isto acrescentamos que a essencia do futebol / futsal reside num contexto de treino / jogo colectivo, o qual não se compadece em manter treinos individualizados dos atletas por tempo indeterminado.

Sendo assim, os clubes aqui reunidos Arões Sport Clube, Associação Desportiva de Fafe, Grupo Nun’ Alvares e Operário Futebol Clube de Antime, todos com escalões de formação filiados na A. F. Braga, entendem que a saúde e o bem-estar de todos os que connosco vivem, está e estará sempre em primeiro lugar. Nunca deveremos, nem tentaremos tirar partido competitivo da atual situação pandémica. Neste momento o nosso foco competitivo será sempre dominar e vencer este vírus que assola o nosso planeta, tentando preservar a saúde pública da nossa comunidade, dos atletas e de todos os cidadãos em geral. 

Assim, e no seguimento das últimas indicações e comunicados da DGS, somos a informar que:

Se encontram suspensos o reinício dos treinos nos escalões de formação das modalidades de futebol e futsal, até nova comunicação da DGS que permita o regresso aos treinos na sua plenitude, ou outra alteração da conjuntura atual.

Sendo certo que esta decisão é a menos desejada, apelamos à compreensão de todos pois a nossa única preocupação é garantir toda a segurança às centenas de crianças que praticam estas modalidades. E isto só é possível, assumindo uma atitude de civismo e responsabilidade no atual contexto nacional, pois só assim poderemos pensar numa retoma num curto espaço de tempo. Quaisquer outras atitudes, hipotecarão todas as hipóteses de uma futura retoma. 

Podemos pois usar e parafrasear o slogan do IPDJ e do Ministério da Educação lançado esta semana:

“PARA VIVERES TUDO A QUE TENS DIREITO, AGORA TENS DE TER CALMA. DÁ UM TEMPO!”

Finalmente, a toda a comunidade fafense, às entidades oficiais e ao país queremos aqui indicar:

Em Fafe, “Somos todos agentes de saúde pública!”

Muito obrigado! 

Antime - Fafe, 02 de setembro de 2020.

Os Clubes signatários

Sem comentários: