.

.
.

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Plogging | A modalidade amiga do ambiente proposta pela Junta de Freguesia de Fafe

REDAÇÃO | FOTO: DR

"Um exercício que mistura desporto com recolha de lixo"

A Junta de Freguesia de Fafe, a Bigdrop e a Green Moments, estão a promover o Plogging, identificado com a imagem. Tão simples e tão importante! Plogging, um desporto que cruza duas importantes missões: cuidar de Si e do Planeta. Quando for correr, caminhar, andar de bicicleta, leve um saco para recolha de resíduos que vá encontrando pelos trilhos e caminhos. 

O QUE É E ONDE NASCEU O PLOGGING? 

É da Suécia, um dos países mais sustentáveis do mundo, a modalidade de corrida sustentável. Organizado pela primeira vez em 2016, o plogging combina o jogging, termo em inglês para “corrida leve”, com o plocka up, “recolher” em sueco. O resultado é um exercício que mistura desporto com recolha de lixo.

O fundador da modalidade foi Erik Ahlstrom, que ao mudar-se para a capital Estocolmo criou o site Plogga para organizar a atividade com voluntários. A ideia é recolher lixo plástico sem interromper a corrida, promovendo um desafio a mais para o corpo cada vez que o corredor se abaixa para pegar algo ou carrega mais peso (a ideia é que o saco vá ficando cada vez mais cheio). A estimativa é que praticar plogging por 30 minutos ajuda a queimar 300 calorias

Mais do que prática fitness, a corrida ajuda na limpeza das áreas urbanas e na consciencialização ambiental. Para praticar não é preciso muito: umas sapatilhas, luvas e uma saco são o suficiente.

Nos Estados Unidos, um grupo de plogging tem cerca de 100 membros. Na Índia, a organização Go Plog já recolheu 16 toneladas de lixo com o plogging e promove eventos mensais. No Brasil, há vários grupos que praticam o plogging.

Sem comentários: