.

.
.

domingo, 30 de março de 2014

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 26 - Passos Manuel, 27

Texto: AAB/Fotos: João Carlos Lopes 

Manutenção seriamente hipotecada 

- Descida já é praticamente uma realidade 

Este jogo para o AC Fafe tornava-se nuclear quanto ao seu futuro imediato, pois um resultado negativo a acontecer podia ser o adeus quase definitivo à 1ª divisão.

Numa semana algo atribulada para os fafenses, com a saída do técnico Nuno Santos, que por acordo e decisão pessoal deixou o comando técnico dos fafenses, sendo substituído interinamente pelo técnico da equipa júnior António Martins.

Assim, por um lado coloca-se um ponto final a um ciclo liderado pelo vimaranense Nuno Santos, não se pode esquecer que fica ligado à melhor classificação do AC Fafe na 1ª divisão, com o 8º lugar alcançado na época anterior. Com esta alteração do comando técnico está lançado o início de uma nova fase, independentemente do que o futuro desportivo do clube mostre no final da época, assim, poderá quem for o eleito para assumir o comando técnico dos fafenses, em tempo útil, preparar a equipa para o que resta desta temporada desportiva e iniciar com toda a naturalidade a próxima época.

Este foi um jogo extremamente complicado para o AC Fafe, com consequências quase definitivas para o seu futuro, pois no que se refere à manutenção ficou praticamente definido o seu destino na próxima época, ou seja a possibilidade muito forte da não continuação entre os maiores do nosso andebol.

A sorte não acompanhou os fafenses neste jogo, pois quando conseguiu recuperar de uma primeira parte desastrosa, faltou-lhe “uma unha” para passar para a frente no marcador e vencer um jogo que podia ter acontecido com alguma naturalidade.

Este foi um jogo muito disputado e com um pouco de tudo, tal como, grandes alterações no marcador, muitos nervos à mistura entre jogadores, decisões difíceis da arbitragem que não ajudaram em nada a criar tranquilidade nos fafenses, enfim, um sem numero de acontecimentos que podiam ter permitido um resultado diverso do que veio a acontecer.

Se aos 10 minutos de jogo o Fafe perdia por 1-6 e o seu técnico interino António Martins solicitava um Time Out, desse pouco resultou em favor dos fafenses já que o resultado foi evoluindo e aos 20 minutos o marcador assinalava 6-12 para os lisboetas do Passos Manuel. Até ao intervalo, aos 25 minutos o marcador passava por 9-15 e finalizava aos 30 minutos, com 10-17 a favor dos estudantes. Foi uma 1ª parte muito difícil para os visitados que nunca conseguiram encontrar o rumo certo em relação a um adversário mais tranquilo e objetivo.

O AC Fafe iniciou a 2ª parte com outra postura e assim quando o técnico do Passos Manuel solicita um Time Out com o resultado em 14-17, estava a pairar nos presentes uma recuperação possível para as hostes fafenses, daí que aos 45 minutos a diferença mínima foi conseguida pelo AC Fafe 19-20, cinco minutos mais tarde o marcador assinalava uma diferença de dois golos favorável ao Passos Manuel 21-23, no entanto, o jogo estava muito indefinido quanto ao seu desfecho final. O marcador passa por 23-24 e 26-27, nesta altura faltavam 30 segundos para o fim, posse de bola para o Fafe, um Time Out a seu favor, a jogada desenrola-se com um único objetivo, o golo que lhe permitisse pelo menos o empate, mas a concretização não foi conseguida e gorou-se a possibilidade de um outro resultado que não fosse a derrota tangencial, no final vitória dos estudantes lisboetas do passos Manuel por 26-27.

O jogo foi arbitrado pela experiente dupla aveirense constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva que não estiveram ao seu melhor nível, com prejuízo para os fafenses, nomeadamente no critério disciplinar.

Com este resultado, ao AC Fafe e sua equipa, resta até final do campeonato tentar vencer o máximo de jogos, julgamos ser quase impossível a sua manutenção na 1.ª divisão, no entanto, o Clube e a Cidade merecem ser dignificados mesmo em momentos menos bons em termos de resultados desportivos.
.

Sem comentários: