.

.
.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Futebol Popular - Quem acompanha o FC Marinhão na final da Taça?

Texto e foto: João Carlos Lopes 

Falta de ajuste no regulamento leva a situação insólita 

Depois de terem ganho ao Serafão por 4-0 os jogadores do GCD Fareja ficaram convictos que iriam disputar mais uma final da Taça pois, apesar de estarem empatados com a AD S. Clemente, em pontos e golos marcados e sofridos, julgavam que o empate se faria através do critério disciplinar e, se assim fosse, esse era-lhes favorável. 

O que sucedeu foi que face ao facto de haver poucas equipas em prova a AFP Fafe entendeu fazer dois grupos em que o primeiro de cada grupo se apuraria para a final. No entanto, não procedeu à alteração do regulamento que estava previsto para que a Taça se disputa-se apenas por eliminatórias, com se pode ver pelo artigo 12.º do Regulamento das Provas Desportivas da Associação de Futebol Popular de Fafe, que não menciona o critério da disciplina pois se fosse a eliminar também não fazia sentido. 

ART.º 12.º -  "A Taça
1. A Taça será disputada em eliminatórias de uma só mão em campo a designar por sorteio no início de cada época desportiva, passando à fase seguinte os Clubes que vencerem os respectivos jogos. 2. A Direcção da AFPF pode definir, no início de cada época desportiva, que as eliminatórias sejam disputadas em duas mãos, passando à fase seguinte os Clubes que obtiveram maior número de pontos. Em caso de igualdade pontual, os golos obtidos na qualidade de visitante valem a dobrar. 3. Se, em qualquer dos casos anteriores, no final da partida se registar igualdade no marcador, passar-se-á imediatamente à cobrança de 5 grandes penalidades por equipa, vencendo a equipa que marcar o maior número de golos. Se, ainda assim, persistir igualdade, converter-se-ão grandes penalidades alternadamente entre as equipas, sendo vencedora a que, em qualquer par, marcar mais do que a adversária. 4. Para acerto do número de equipa presentes nas eliminatórias finais, a AFPF poderá optar pela realização de uma pré-eliminatória ou pela isenção de uma ou mais equipas através de sorteio. 5. A Final da Taça será realizada em campo a designar pela AFPF".  

Agora, segundo um mail enviado a todas as equipas pela AFPF, no último Domingo, e face a não estar prevista a situação de igualdade em todos os itens é proposto um jogo de desempate entre as duas equipas, Fareja e S. Clemente para decidir quem acompanha o FC Marinhão na final da Taça, o qual será realizado em campo neutro. Ou esta solução ou então um sorteio que ditará quem irá à final.  

O conteúdo do mail é o seguinte: "De acordo com o Regulamento das Provas Desportivas, a prova é, em princípio, realizada por eliminatórias. Optou-se, devido ao reduzido número de equipas, por efectuar a provas no sistema de Grupos, ou seja, prova por pontos. Assim, as regras e critérios para o apuramento são os estabelecidos no nosso Regulamento, quanto à prova por pontos, não sendo um caso omisso. Ainda que se tratasse de um caso omisso, o regulamento aplicável seria o da FFPN, cujos critérios são em tudo iguais aos estabelecidos no nosso regulamento.


De acordo com os critérios estabelecidos não é possível apurar o vencedor do grupo A em virtude de dois clubes estarem em iguais condições quanto a todos os critérios (Fareja e S. Clemente).

Saliente-se também que não é possível apurar o vencedor pelo critério disciplina, uma vez que para tal teríamos que esperar precisamente pelo fim das provas, pelo fim da final da taça, para determinar quem tem melhor registo disciplinar. O único critério possível é, portanto, o sorteio.

Todavia, entende a Direcção da AFPF que o sorteio é demasiado penoso para qualquer das equipas. Assim, designa-se o próximo dia 25 de Março de 2014, pelas 21h30, para a realização do sorteio. Até esse dia e hora podem os clubes manifestar a sua concordância com novo jogo para apuramento do finalista, a realizar, obviamente, em campo neutro. O Presidente da Direcção/Iazalde Lacá Martins".
.

1 comentário:

Unknown disse...

A mim isso da me para rir e mais acabo por ter pena desse tal presidente e acho que ele deve tar muito mal informado do que se passa com os clubes,ou seja, para mim ele pensa: as equipas estão aqui para passar tempo, poucos treinos devem ter ou mesmo treinar com poucos jogadores, os treinadores, enfim, são banais, as direções não estão para se chatear, enfim esse deve ser mesmo o pensamento dele . Mas esta muito enganado , alem do futebol popular ter optimos jogadores , tem magnificas direções e equipas técnicas, no qual me incluo numa, com muito gosto, que trabalham sim . Este é o caso do GD Fareja e com estas coisas tenho só mesmo para terminar dizer uma coisa : O GD Fareja merece e deve estar num patamar acima do popular porque já estamos a anos luz daquilo que este tal presidente pensa . UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS SIMPATIZANTES DO FAREJA E EM ESPECIAL AO MEUS JOGADORES QUE TEEM SIDO GRANDES HOMENS