.

.
.

domingo, 16 de março de 2014

Andebol - 1.ª Div. Nac.: AC Fafe, 27 - Madeira SAD, 31

Texto: Ricardo Castro / Foto (arquivo): JCL

Experiência foi determinante

O Andebol Clube de Fafe perdeu em casa com o Madeira SAD por 27-31, no segundo jogo da fase de manutenção do principal escalão do andebol português. Depois da derrota na Maia, os fafenses lutaram para bater um rival mais experiente, mas os quinze minutos finais marcaram a diferença no desafio.

A primeira parte foi muito equilibrada. O primeiro golo surgiu pelos madeirenses, aos dois minutos, mas o AC Fafe conseguiu responder e chegou ao 2-1 aos cinco minutos, com golos de Marco Sousa e Pedro Peneda.

A constante alternância do marcador nunca ultrapassou um golo de diferença. Aos 10 minutos, 5-5 no marcador. A meio da primeira parte, os fafenses venciam por 7-6. Perto dos vinte minutos, com vantagem de 9-8, a equipa de Nuno Santos viu-se com menos dois elementos em campo, por exclusões, mas conseguiu aguentar e após uma exclusão de um madeirense e de uma excelente defesa de Miguel Marinho, o Fafe fez o 10-9 aos 20 minutos.

Contudo, após o empate a dez, um erro na construção atacante do Fafe permitiu um golo fácil ao Madeira SAD, que passou para a frente do marcador. Pedro Peneda estabeleceu nova igualdade (11-11), mas os insulares chegaram a uma inédita vantagem de dois golos no jogo, tendo o mesmo Pedro Peneda feito o 12-13 antes do intervalo.

Na segunda parte, os primeiros minutos mostraram igual equilíbrio. No entanto, os visitantes mostraram mais eficácia e aproveitaram as oportunidades para marcar. Aos 40 minutos, 17-20 era o resultado. O Fafe dava tudo para se aproximar, mas a pontaria de Pedro Peneda encontrava, do outro lado, a resposta do irrepreensível Yoel Morales – ambos foram os melhores marcadores, com oito golos, assim como o insular Gonçalo Vieira. Aos 45 minutos, o marcador assinalava 21-24.

Nos cinco minutos seguintes, os visitados pecaram na finalização, encontrando um inspirado Luís Carvalho pela frente. Com mais dois golos de Gonçalo Vieira e um de André Correia, o Madeira SAD praticamente agarrou a vitória a dez minutos do fim: 21-27. À entrada para os últimos cinco minutos, 22-29.

A equipa de Nuno Santos recuperou ligeiramente até ao apito final e reduziu a desvantagem de sete para quatro golos, mas insuficiente para somar pontos positivos na luta pela manutenção. Resultado final de 27-31 favorável à equipa de Sandra Fernandes, que fez valer mais experiência nos momentos-chave do jogo. 

Os fafenses ocupam um perigoso penúltimo lugar, com 18 pontos – mais quatro que o AA Avanca, mas a quatro do ISMAI. Na próxima jornada, o AC Fafe desloca-se ao reduto do Delta Belenenses.
.

Sem comentários: