.

.
.

domingo, 14 de abril de 2019

AD Fafe homenageou o seu atleta Rúben o menino rasteirado mas não derrubado pela vida

TEXTO: JOÃO CARLOS LOPES / FOTOS: IVO BORGES

Menino de 9 anos tem enfrentado complicações inimagináveis  

O jogo entre a AD Fafe e o CC Taipas foi também de homenagem ao pequeno Rúben Silva, atleta do clube  que teve uma hemorragia no cérebro total das mais graves que existem. A primeira informação que deram aos pais foi de que poderia não ser possível ser operado e isso seria o fim. Mas felizmente ele foi operado e correu muito bem mas as complicações sucederam-se.

O pequeno Rúben teria depois da cirurgia que passar por novas situações muito complicadas, aliás teve todas as complicações possíveis e mais graves que lhe poderiam acontecer: pneumonia, rins, tudo parou, foram três picos de "cepsis" que é uma infecção generalizada para os órgãos. Como disse a doutora que o assistiu aos seus pais mundialmente só 10 por cento das pessoas sobrevivem.

Apesar de já ter sido muito, isso  não foi tudo para o pequeno Rúben que mais tarde teve que fazer amputação aos pés e às mãos e continuavam as más notícias, pois o Rúben estava entubado e necessitava de começar a respirar por ele mas não conseguia. Os médicos ponderaram ter de fazer a traqueotomia, mas ficava a dúvida se talvez voltasse a conseguir falar e se poderia ser para sempre.

Felizmente o Rúben superou tudo e até os médicos não acreditam na resposta que ele deu. Os médicos dizem que ele era um leão, o menino Jesus deles. Volvida uma semana o Rúben já falava e conheceu toda a gente, foi um milagre. 

Infelizmente tiveram de amputar ao Rúben alguns dedos dos pés e das mãos, mas a força dele ultrapassa tudo. Mais tarde quando estava melhor voltou para  casa com os pais e ao quarto dia teve uma convulsão. Chamaram o INEM e tinha os diabetes a 500, tendo ficado diabético para a vida toda. 

Mas ele respondeu e disse eu já passei por tudo não é os diabetes que me vai derrubar. Além de tudo ele dá força aos pais e ao irmão e restantes familiares. A cada dia que passa dá uma lição de vida.

A história do Rúben é uma inspiração para todos nós que por vezes nos queixamos da vida mas passar o que ele tem passado com a idade dele e continuar a ter força e lutar como um verdadeiro Leão não é para qualquer um mas sim para pessoas muito fortes e capazes de ainda darem força aos outros apesar das suas adversidades.  

Sem comentários: